A graduação em Pedagogia forma profissionais para atuar em diversas esferas educacionais e formativas dentro da sociedade. É um curso que exige dedicação e muito empenho do aluno.

No geral, as atividades deste profissional demandam interação com pessoas, dando destaque para qualidades como empatia e boa comunicação. Diante de tudo isto, podemos afirmar: o vestibular de Pedagogia pode ser um grande desafio para o estudante!

Mas afinal, o que devo estudar e o que faço para passar no vestibular de Pedagogia? É o que traremos neste artigo! Continue a leitura e saiba tudo sobre o vestibular de Pedagogia e onde concentrar seus esforços para ser aprovado no curso.

Como é um vestibular de Pedagogia?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que grande parte dos vestibulares de Pedagogia não possuem provas específicas, como acontece com outras áreas do conhecimento. Basicamente, é uma prova semelhante à prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Lembrando sempre que existem diferentes formas de ingresso no vestibular de Pedagogia: o vestibular tradicional, transferência entre faculdades, uma segunda graduação e o vestibular apenas com a nota do Enem.

A Pedagogia oferece o curso bacharelado e o de licenciatura. O bacharelado tem a duração de quatro anos, com disciplinas teóricas e práticas. O curso de licenciatura em Pedagogia forma profissionais para atuar na educação básica, fundamental e média.

Existem diversas faculdades públicas e privadas que oferecem o curso. Os vestibulares podem ser elaborados pela própria universidade ou aceitar a nota do Enem, como fazem boa parte das universidades públicas.

Vestibular de Pedagogia em faculdades públicas

O vestibular de Pedagogia realizado em uma faculdade pública, não costuma ser fácil. Grande parte atualmente aceita a nota do Enem como forma de ingresso. E existem ainda algumas que elaboram sua própria prova.

Portanto, é essencial se preparar bem para a prova do Enem e garantir uma boa nota. São, basicamente, 180 questões de múltipla escolha, além da redação.

A inscrição para o Enem ocorre no primeiro semestre de cada ano, e a prova, perto do final do segundo semestre. São dois dias dedicados à realização do processo seletivo. O resultado do Enem costuma sair no início do ano seguinte, assim o aluno já consegue ter uma ideia em qual universidade poderá tentar usar a nota.

A nota obtida é usada pela faculdade para aprovar ou não o candidato. Além disso, para garantir a vaga, o estudante não pode zerar a redação.

O governo federal oferece alguns programas para facilitar o ingresso em instituições de ensino superior, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ele avalia os candidatos conforme sua pontuação obtida no Enem. Aqueles com maiores notas, têm sua vaga garantida. Caso o aluno não passe de primeira, ele pode aguardar na lista de espera, e ser chamado posteriormente.

Algumas faculdades públicas exigem ainda a nota de corte do Sisu. No ano de 2021, por exemplo, a média nacional da nota de corte do Sisu para Pedagogia foi de 599.83 pontos. Isso significa que o aluno com 599.82 não pode se candidatar a vaga.

CTA simulador sisu

Vestibular de Pedagogia em faculdades privadas

Como dito anteriormente, grande parte das faculdades privadas elabora separadamente suas provas do vestibular. Assim, as provas neste caso, costumam ter questões de múltipla escolha, com redação. Entre os principais assuntos gerais, que costumam cair para o vestibular de Pedagogia, destacam-se:

  • Português;
  • Ciências humanas;
  • Matemática;
  • Ciências biológicas.

Os processos seletivos costumam ser feitos de forma anual e cada universidade estabelece um mês diferente para realizar as suas provas. Dessa forma, é importante que o aluno se atente a estas datas, para montar um cronograma de estudos eficiente e ser finalmente aprovado.

Você pode ainda agendar o vestibular de pedagogia, no melhor horário e no melhor dia. Isto, de certa forma, ajuda no planejamento para a conquista da vaga.

O que cai na prova de vestibular de Pedagogia?

É difícil dizer com exatidão tudo o que cai em uma prova de vestibular de Pedagogia. Em geral, os conteúdos dependem diretamente do método de seleção de cada instituição de ensino.

Contudo, de forma geral, há como apontar algumas matérias chaves, principalmente aquelas que são comuns na maioria dos processos. Os conceitos de Língua Portuguesa e Literatura, por exemplo, são fundamentais para todas as carreiras, inclusive Pedagogia.

Além disso, Sociologia, Matemática, Química e Filosofia costumam ter espaço certo em provas do vestibular de Pedagogia.

Como passar no vestibular de Pedagogia?

O vestibular é temido por muitos estudantes. Mas saiba: ele não é um bicho de sete cabeças! Com devido preparo e dedicação, é possível passar pelo teste de forma suave, sem nervosismo.

Você precisa conhecer e entender as orientações básicas, os conteúdos que serão cobrados, entre outras questões. Grande parte das instituições de ensino divulgam este documento com antecedência, meses antes do processo seletivo em si. 

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a passar no vestibular de Pedagogia. Veja a seguir!

Faça um cronograma de estudos para Pedagogia

Estamos falando de um cronograma de estudos, daqueles onde você separa o que vai estudar em cada dia da semana. É um passo fundamental para passar no vestibular de Pedagogia. 

Para isso, você deve ter um ambiente adequado para estudo, conhecer bem sua rotina e dividir bem o seu tempo. Primeiro, procure escolher as matérias mais importantes, aquelas que possam ter um peso maior na prova.

Um erro bastante comum é começar por aquelas que mais gostamos, que mais nos interessam, e isto nem sempre é bom. O foco sempre é a otimização do seu tempo, com quantidades fixas de estudo por dia, além de disciplinas sempre bem definidas.

Faça provas e simulados de provas antigas

Absorver o máximo de conteúdo é fundamental em tempos que antecedem provas. Portanto, é importante que o estudante teste seus conhecimentos sempre que puder, realizando provas e simulados antigos. 

Na internet há uma infinidade de materiais disponíveis. Uma delas é o PreparaÊ, uma ferramenta indispensável para sua rotina de estudos. É um aplicativo exclusivo do Amigo Edu que oferece aos alunos um ambiente completo de preparação para o Enem.

São diversos simulados para colocar o conhecimento do estudante em prática, além de curso de redação para acompanhamento do rendimento, permitindo foco em aspectos que necessitam de melhora.

E se eu não passar no vestibular de Pedagogia?

Não passar no vestibular de Pedagogia pode ser bem frustrante. Mas, não se preocuoe! Atualmente, existem diversas oportunidades e facilidades que te ajudam a ampliar as chances de ingresso no curso de Pedagogia.

Vamos saber mais sobre as principais alternativas?

Financiamento estudantil para Pedagogia 

Você já deve ter ouvido falar em financiamento estudantil, não é mesmo? Trata-se de um crédito pessoal, que tem como objetivo simplificar o acesso do aluno ao ensino superior. Ele pode ser oferecido por empresas privadas (bancos e instituições financeiras especializadas) ou pelo governo federal, no caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Em caso de empresas privadas, o aluno devolve o dinheiro emprestado após um período. Para conseguir este financiamento, o estudante passar por algumas etapas, como:

  • Análise de crédito;
  • Definições de prazos para pagamento.

O Pravaler é uma empresa com mais de uma década de experiência em financiamento estudantil privado.  Atualmente, já ajudou mais de 240 mil alunos a realizarem seu sonho de ingressar em um curso superior e possui mais de 500 universidades parceiras. 

Para cursos de Pedagogia, por exemplo, é possível financiar um semestre de cada vez, com o estudante renovando o contrato a cada semestre. Tudo fácil e sem burocracia, com envio de documentação online.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos para Pedagogia 

Uma bolsa de estudos é um benefício financeiro que o aluno recebe para continuar seus estudos. Este benefício pode ser concedido por uma instituição de ensino, uma empresa, ou até pelo governo federal.

As bolsas de estudo se diferenciam de programas de financiamento porque não tem relação de empréstimo. Ou seja, o estudante não precisa arcar com os custos do programa posteriormente. O abatimento de uma bolsa de estudo pode ser parcial (aquela que cobre 50% das mensalidades) ou total (aquela que cobre 100% das mensalidades).

O Prouni (Programa Universidade para Todos), oferecido pelo governo federal, é atualmente o principal programa destinado à concessão de bolsas de estudos para estudantes de todo país. Para que o aluno tenha acesso ao programa, existem uma série de requisitos a serem preenchidos. 

Entre eles, estão:

  • Ter realizado o Enem e ter tirado nota maior ou igual a 450 pontos;
  • Não zerar a redação;
  • Ter estudado em escola pública ou particular com bolsa integral;
  • Renda familiar por pessoa de um salário-mínimo e meio para bolsa integral ou de três salários-mínimos para bolsa parcial.

Uma outra opção é a plataforma do Amigo Edu, que oferece, além de bolsas de estudo para Pedagogia, diversos benefícios aos estudantes, como escolha da universidade,  possibilidade de abrir uma conta digital, entre outras.

Dessa forma, promove o acesso ao estudo, oferecendo ao aluno condições para ingresso e permanência em instituições de nível superior.

CTA estude pedagogia com bolsa de estudo no Amigo Edu

4.562 comentários em “Vestibular de Pedagogia: o que estudar e como passar?

  1. In many cases, yes, erectile dysfunction can be reversed. A bookwork published in the Daily of Earthy Medicament found a remission evaluate of 29 percent after 5 years. It is high-ranking to note that uninterrupted when ED cannot be cured, the -karat treatment can decrease or take for a ride symptoms. Source: otc cialis

  2. Q: How do you know if someone is the love of your life?
    A: sildenafil 20 mg prescription online Current news concerning medication. Know tidings here.
    Your testosterone uniform is at its highest in the morning after you wake up. It is highest promptly after waking up from the fast percipience downward movement (REM) doze stage. The advance in this hormone unescorted may be sufficiency to cause an erection, requite in the non-existence of any material stimulation.

  3. The average on many occasions taken to reach orgasm was 13.5 minutes. However, timings diverse, ranging from five minutes and 24 seconds, to a loose-fitting 42 minutes. The about also revealed the pre-eminent placing to catch to the hulking O, with 90 percent of those surveyed reporting a longer permanent orgasm when on top. Source: tadalafil coupon