Muitos estudantes têm dúvidas, medos e anseios quando se trata da prova do vestibular, e com Fisioterapia não é diferente. Essa é a hora de provar que os anos de estudo valeram a pena.

Com os vestibulares cada vez mais difíceis e concorridas, é fundamental que o aluno tenha uma boa preparação, com o máximo de antecedência possível. É preciso tirar proveito das ferramentas disponíveis: treinamentos, simulados e claro, sanar todas as dúvidas possíveis.

Com uma excelente remuneração, a área da Fisioterapia cresceu muito nos últimos anos. Como consequência, sua concorrência também. Toda a população se beneficia do trabalho deste profissional, implicando em excelentes oportunidades de trabalho.

Mas afinal, como funciona o vestibular de Fisioterapia? O que o estudante precisa para ingressar em uma faculdade que oferece o curso? Essas e outras perguntas vamos responder neste artigo!

Fique com a gente!

Como é um vestibular de Fisioterapia?

Antes de qualquer coisa, vale salientar: os vestibulares na área da saúde estão cada vez mais em alta. E a graduação em Fisioterapia figura entre os cursos populares mais buscados, além de MedicinaEnfermagem.

As provas de um vestibular de Fisioterapia contam com disciplinas do ensino médio. Algumas instituições de caráter público e particular tem vestibulares específicos e para acessar o edital e ter acesso às informações cobradas é preciso entrar no portal oficial das instituições e se informar.

São diversas opções oferecidas pelo sistema de ensino brasileiro. Tanto faculdades públicas quanto particulares oferecem alta qualidade no curso de Fisioterapia. Cabe ao aluno escolher a opção que mais se adapta a sua realidade.

Atualmente, grande parte das universidades aceita a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso. Com essa nota, inclusive, o estudante pode participar de outros programas, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em universidades particulares.

Já os alunos que desejam avaliar uma vaga no ensino público precisam se inscrever através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Este programa abre vagas após a liberação do resultado do Enem, através da inserção da nota de corte.

Veja também: Cursos da saúde – conheça as graduações mais procuradas da área!

Contudo, existem ainda faculdades que realizam seu próprio vestibular, que pode ser realizado na forma presencial e online. Os pré-requisitos e forma de aplicação da prova dependem inteiramente da instituição de ensino.

Vamos entender melhor adiante.

Vestibular de Fisioterapia em faculdades públicas

As faculdades públicas ocupam os primeiros lugares no ranking dos cursos de Fisioterapia. Por este motivo, os vestibulares costumam ser mais concorridos, o que exige do estudante, uma excelente preparação.

Muitos destes vestibulares, inclusive, contam com mais de uma fase, exigindo ainda mais conhecimento. Algumas delas adotam ainda uma política de cotas, reservando parte das suas vagas para alunos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, ou aqueles oriundos de escola pública. 

Porém, como o Enem é a principal porta de entrada na maioria deste tipo de instituição de ensino, a dica aqui é se preparar para esta prova. São 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação, que não pode, em hipótese alguma, ser zerada.

A partir do resultado do Enem, o estudante pode usá-la como bônus em algum vestibular ou usar programas do governo federal, como o Sisu, onde o aluno cadastra sua nota do Enem, e tem direito a concorrer a uma vaga nas instituições públicas espalhadas pelo país. Dessa forma, caso esteja dentro da nota de corte do curso desejado, o aluno concorrerá aquela vaga.

Prestou o Enem e pretende saber se sua nota está dentro da nota de corte para fisioterapia? Utilize o simulador Sisu

Nele você pode inserir suas notas, escolher sua faculdade e simular sua colocação dentro do curso escolhido.

CTA simulador sisu

Vestibular de Fisioterapia em faculdades privadas

Como dito anteriormente, algumas faculdades privadas ainda utilizam seu próprio vestibular como forma de ingresso, o que permite sua realização de forma presencial e online.

Geralmente, nestes casos, o resultado sai de forma bem rápida, evitando que o estudante demore para saber ou não se precisará prestar um novo vestibular. É importante ficar atento às exigências da instituição!

O que cai na prova de vestibular de Fisioterapia?

Para você ter sucesso nas provas do vestibular de Fisioterapia, é importante entender quais conteúdos serão cobrados. Assim, a partir disso, você pode montar um cronograma de estudos eficiente.

Dessa forma, leia o edital. Confira todos os critérios classificatórios, números de vagas, etapas, entre outros assuntos.

Teoricamente, todo o conteúdo do ensino médio pode cair no vestibular de Fisioterapia. De modo geral, o curso de Fisioterapia liga áreas como Ciências Sociais a conhecimentos de Ciências Biológicas e da saúde.

Cada instituição de ensino possui um método de seleção, o que torna difícil dizer com exatidão, o que cai na prova de vestibular de fisioterapia. Mas, existem algumas disciplinas mais comuns, que necessitam de um foco a mais para quem for prestar o vestibular de Fisioterapia. São elas:

  • Biologia;
  • Microbiologia;
  • Bioquímica;
  • Saúde pública;
  • Anatomia geral.

Além disso, há também uma redação, que exige capacidade de argumentação e senso crítico.

Como passar no vestibular de Fisioterapia?

Separamos aqui duas dicas essenciais para você ter sucesso no vestibular de Fisioterapia.

Faça um cronograma de estudos para Fisioterapia

Um cronograma de estudos é uma dica que se aplica a toda e qualquer prova que você for realizar. Basicamente, ele te ajuda a adotar uma rotina consistente para um bom rendimento e posterior aprovação.

No cronograma de estudos é possível separar os assuntos para cada dia da semana, e dedicar determinadas horas para isso. Não esqueça de tirar seu momento de descanso, de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Inclua todas as matérias contidas no edital. Mescle matérias que você não tem tanta afinidade, com aquelas que você mais gosta. Jamais deixe para estudar o que não gosta no fim. Isto pode te prejudicar.

Outra dica interessante é participar de grupos de pessoas que também estão focados em passar no vestibular de Fisioterapia. Neles, você compartilha experiências, aprende e também ajuda quem está com dificuldade. A internet está cheia de plataformas e fóruns com este fim. 

Faça provas e simulados de provas antigas

Conhecer provas antigas da faculdade que você deseja cursar Fisioterapia, pode ajudar bastante na sua aprovação. Além de uma ótima oportunidade para testar seu conhecimento, é um bom momento para você observar os pontos fracos e aprimorar os mesmos.

Além de apostilas e livros, na internet é possível encontrar uma infinidade de alternativas para você treinar e assimilar o conteúdo.

Uma opção de estudar para o Enem e vestibulares de forma simples e prática, é através do aplicativo exclusivo do Amigo Edu. Conte com a Preparaê

Nele, você encontra dicas, acompanha seu desempenho e realiza diversos simulados e provas para colocar seu conhecimento a prova. Não deixe de conferir!

E se eu não passar no vestibular de Fisioterapia?

Sabemos que não passar no vestibular é bastante frustrante. Você dedicou horas da sua vida para aquilo, e infelizmente não aconteceu. 

Mas fique tranquilo! Vamos te mostrar outras opções. Existem outras facilidades que te ajudam a ampliar o acesso ao ensino superior.

Financiamento estudantil para Fisioterapia

Cada vez mais instituições de ensino no Brasil oferecem programas de financiamento para cursos em todas as áreas, inclusive Fisioterapia. 

O financiamento estudantil funciona como um empréstimo. O estudante se compromete a pagar a mensalidade do seu curso, mediante um contrato com alguma instituição ou entidade privada.

Vale salientar que um financiamento estudantil não segue os critérios comuns a outros tipos de financiamento, e sim, trabalha na viabilização de crédito no valor das mensalidades para cursos superiores.

Um exemplo, é o financiamento estudantil privado oferecido pela Pravaler. Trata-se de uma instituição com experiência no ramo, que já ajudou mais de 250 mil alunos a realizarem o sonho de cursar um ensino superior de qualidade. Além disso, conta com mais de 500 universidades conveniadas.

No Pravaler, você pode financiar seu curso, seja ele presencial ou a distância, podendo ainda utilizar o crédito em conjunto com outros benefícios, como bolsas de estudos e o próprio Prouni.

Para aprovação do financiamento, é preciso que o aluno comprove renda mínima equivalente a duas mensalidades do curso. Além disso, fiador e aluno não podem ter restrições no CPF.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos para Fisioterapia

Outra opção, além de um financiamento estudantil, é uma bolsa de estudo para Fisioterapia. As instituições privadas costumam ter seus próprios programas de descontos, oferecendo bolsas de estudo, inclusive, sem a necessidade de fazer o Enem.

Nem sempre estamos devidamente preparados para enfrentar um vestibular; ou mesmo, por falta de tempo. Uma bolsa de estudos é uma excelente opção, e pode ser a porta de entrada para o curso dos seus sonhos.

Mas afinal, como conseguir uma bolsa de estudos para Fisioterapia?

Existem, na verdade, diversas formas. Uma delas, é acessar o site da faculdade que oferece o curso de Fisioterapia e conhecer os programas que ela oferece. Você se inscreve e aguarda as próximas etapas de seleção. 

A outra opção é contar com plataformas de bolsa de estudo, como o Amigo Edu.

Com a missão de aproximar alunos e instituições de ensino, oferecendo acesso a instituições de ensino superior e profissionalizante, o Amigo Edu tornou-se um importante canal de educação que oferece diversos benefícios a estudantes de todo país.

Todos os serviços oferecidos são destinados a alunos que ingressarem através da plataforma em cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

São descontos que chegam a 80%! Acesso o site, escolha seu curso, preencha seus dados, e conquiste logo sua vaga na graduação de Fisioterapia!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

5.269 comentários em “Vestibular de Fisioterapia: o que estudar e como passar

  1. I was wondering if you ever thought of changing the layout of your website?

    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it
    better. Youve got an awful lot of text for only having one
    or 2 pictures. Maybe you could space it out better?