Quem é apaixonado pelo setor da saúde e por cuidar das pessoas pode ter muitas dúvidas sobre qual curso seguir, diante de tantas opções de carreira. Um conflito muito comum é decidir-se entre os cursos de Biomedicina e Enfermagem. São duas carreiras que vão atuar lado a lado com a Medicina na jornada de cuidado ao paciente, mas apesar das inúmeras semelhanças entre elas, é necessário saber suas diferenças para caminhar rumo à escolha certa do curso para você.

Portanto, a seguir, você encontrará informações que ajudam a entender como escolher o melhor curso entre Biomedicina e Enfermagem. Continue a leitura!

Como é o curso de Biomedicina?

A Biomedicina é a ciência das moléculas do corpo humano. Os profissionais desta área atuam em laboratórios, centros de saúde, equipes multidisciplinares, sempre envolvidos com a análise de interações entre microrganismos e células do corpo humano. Os resultados dessas pesquisas vão ajudar no diagnóstico mais preciso de doenças, na melhor indicação de tratamento para o combate às doenças, melhores práticas de prevenção de doenças, na elaboração de medicamentos, além da compreensão de vários fenômenos que têm impactos para a saúde humana.

O curso de Biomedicina é um bacharelado de duração de quatro anos e é dividido entre aulas teóricas e práticas, com aulas em laboratórios que trazem um pouco do que vai ser o dia a dia dos profissionais após concluírem a formação. Também é necessário que os alunos cumpram 20% da carga horária do curso com atividades práticas de estágio.

No curso de Biomedicina, os estudantes são motivados a aproximarem-se da pesquisa científica, por meio da apresentação de trabalhos em congressos científicos, das aulas práticas nos laboratórios e na execução de trabalhos acadêmicos para as disciplinas.

As disciplinas do curso de Biomedicina são marcadas pela interdisciplinaridade, já que estão distribuídas entre as Ciências Exatas (importante para o desenvolvimento do olhar científico sobre a profissão), as Ciências Biológicas (que vão trazer as principais contribuições para o estabelecimento da carreira no campo da Saúde) e as Ciências Humanas (que vão trazer as discussões sobre ética e legislação importantes para uma boa prática da profissão).

Entre as disciplinas que estão presentes na grade curricular do curso de Biomedicina, destacam-se:

  • Antropologia e Educação Alimentar e Nutricional
  • Avaliação Nutricional
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Composição de Alimentos
  • Dietética
  • Dietoterapia
  • Educação Nutricional
  • Ética e Formação Profissional
  • Fundamentos de Bioquímica
  • Fundamentos da Epidemiologia e Estatística
  • Fisiologia Humana
  • Psicologia no Atendimento Nutricional
  • 14.Microbiologia, Higiene e Legislação de Alimentos

Qual área da Biomedicina ganha mais?

O salário na carreira de Biomedicina pode variar de acordo com a área de atuação escolhida pelo profissional, seu tempo de experiência e o nível de responsabilidade de um cargo (se é técnico ou se já envolve supervisão ou alguma forma de liderança).

Enquanto não se pode dizer que haja uma área de atuação em Biomedicina que ganha mais em relação às outras, é importante conhecer quais são as áreas mais aquecidas e que podem oferecer as melhores oportunidades de carreira e de salário:

Análises Clínicas: Considerada o principal campo de atuação em Biomedicina, em que os profissionais podem atuar na coleta de material biológico e posterior análise de resultados dos exames.

Microbiologia dos alimentos: Muito requisitada pela indústria alimentar, a Microbiologia dos alimentos é a área de atuação em Biomedicina que estuda a composição dos alimentos e seus impactos para o corpo humano.

Biomedicina Estética: Profissionais dessa área acompanham tratamentos estéticos, atuando em parceria com dermatologistas e cirurgiões plásticos. O ramo da beleza tem se expandido muito, e as tecnologias e os procedimentos estão se tornando cada vez mais complexos, o que demanda por profissionais que possam contribuir para a pesquisa de desenvolvimento de novos produtos.

Genética: É a área dedica a estudar a genética humana, em busca de possíveis doenças. É muito voltada para a pesquisa, mas profissionais podem atuar em laboratórios particulares e a serviço da saúde pública.

Vale a pena fazer Biomedicina?

A Biomedicina está em alta no mercado da saúde no país, uma vez que as pandemias se tornaram assunto de vigilância constante. A procura por profissionais biomédicos é cada vez maior, tanto para a atuação clínica quanto laboratorial, diagnóstico, pesquisa e inovações tecnológicas. O mercado de trabalho já está aquecido e crescerá ao longo dos próximos anos, remunerando cada vez melhor esses profissionais.

Outro motivo que faz valer a pena estudar Biomedicina é porque o biomédico é um profissional que possui competências e habilidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Sua atuação é importante na saúde pública e para a evolução na saúde.

A descoberta de novas doenças e desenvolvimento de vacinas com certeza será constante para os próximos anos. Isso torna esse profissional essencial na atuação da saúde pública e vigilância sanitária, sendo fundamental nos programas governamentais para erradicar doenças e atuar no desenvolvimento de vacinas.

Como é o curso de Enfermagem?

A Enfermagem é a carreira do cuidado. Enquanto médicos atuam na condução do diagnóstico e do tratamento de doenças, os enfermeiros são os profissionais que atuam diretamente no contato dos pacientes, estando ao seu lado em todas as etapas de tratamento. Profissionais de Enfermagem podem atuar em clínicas particulares, hospitais públicos e privados e até mesmo nas residências de pacientes.

O curso de Enfermagem dura em média quatro anos e conta com disciplinas que trafegam pelas Ciências Biologias e pelas Ciências Humanas, uma vez que os profissionais precisam construir um olhar humanizado sobre a carreira.

A seguir, algumas das principais disciplinas do curso de Enfermagem:

  • Anatomia
  • Biologia
  • Bioquímica e Biofísica
  • Direito e Legislação
  • Enfermagem e Controle da Infecção Hospitalar
  • Enfermagem na saúde ambiental, da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e do trabalhador.
  • Farmacologia
  • Fisiologia
  • Parasitologia
  • Patologia

Procura por bolsas de estudo para Enfermagem? Aqui contamos como você pode conseguir uma!

CTA estude enfermagem com bolsa de estudo no amigo edu

Qual área da Enfermagem que ganha mais?

São várias questões que impactam no salário de um profissional: o tempo de experiência, a hierarquia do cargo etc. Mas, é importante conhecer algumas das principais áreas da Enfermagem, que com o mercado mais aquecido, podem oferecer melhores oportunidades de salário.

Dessa forma, profissionais de Enfermagem podem atuar: na Enfermagem-Geral, coordenando equipes em plantão nos hospitais e atuando diretamente no cuidado aos pacientes, além da prática de atividades administrativas; na Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares, com o tratamento intensivo de pacientes em estados críticos de saúde, nas UTIs de hospitais; na Enfermagem do Trabalho, atuando no cuidado a funcionários de empresas e na implementação de programas de prevenção de acidentes de trabalho.

Vale a pena fazer Enfermagem?

A resposta é: sim! Afinal, a Enfermagem segue sendo uma das áreas mais aquecidas do mercado. Com o envelhecimento da população e a atenção do mundo em torno de epidemias e doenças crônicas, a área da saúde segue com demandas de profissionais e enfermeiros estão na linha de frente com o cuidado dos pacientes. Logo, é um campo que sempre vai contar com muitas oportunidades.

Veja também: Conheça as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil!

Biomedicina ou Enfermagem: quem ganha mais?

Conforme já comentamos, o salário de Biomedicina e Enfermagem variam de acordo com o tempo de atuação do profissional, o nível de experiência, a hierarquia da posição de trabalho. São carreiras com um leque de áreas de atuação e que vão trazer uma grande variedade salarial e boas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Qual é o melhor curso, Enfermagem ou Biomedicina?

Depende. Você tem um perfil mais analítico, ama ciência e pesquisa? A Biomedicina é o melhor curso para você. Mas se você gosta de estar em contato com as pessoas, em prestar ajuda e ouvir pacientes, a Enfermagem é o caminho certo para você.

Veja também: Conheça as graduações mais procuradas da área da saúde!

Entre Enfermagem e Biomedicina, a melhor opção é aquela que melhor se encaixa com as suas metas profissionais. Faça a escolha do curso baseado em suas preferências, no perfil de carreira que você busca e no que cada profissão pode oferecer sobre campos de atuação. 

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

2.691 comentários em “Biomedicina ou Enfermagem: como escolher o melhor curso?

  1. Pingback: 2aggravation
  2. Read now. Prescription Drug Information, Interactions & Side.

    [url=https://clomidc.fun/]cost clomid without rx[/url]

    https://propeciaf.store/ where to buy propecia without a prescription
    Comprehensive side effect and adverse reaction information. Drug information.

  3. This is a great tip especially to those fresh to the blogosphere. Brief but very accurate info… Thank you for sharing this one. A must read post!
    스포츠중계Pretty! This was an incredibly wonderful article. Thank you for supplying these details.

  4. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  5. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  6. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  7. Great post. Keep posting such kind of information on your page.
    Im really impressed by it.
    I will certainly digg it and in my opinion recommend to my friends.
    I am confident they will be benefited from this web site.

  8. Bankruptcy is often a legal procedure that can eliminate most unsecured debts, including payday loans vancouver cash advances, although it will surely have serious consequences for that borrower’s credit rating
    and financial future. Debt relief organizations could be able to help borrowers
    reduce or eliminate their pay day loan debt, whilst they may charge
    fees because of their services.

  9. Simply desire to say your article is as surprising.
    The clearness in your post is just cool and i can assume you
    are an expert on this subject. Well with your permission allow me to
    grab your feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please continue the enjoyable work.

  10. Today, I went to the beach with my children. I found a sea shell
    and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She
    put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but
    I had to tell someone!

  11. Greetings I am so thrilled I found your weblog, I really found you by accident,
    while I was looking on Askjeeve for something else, Regardless I
    am here now and would just like to say many thanks for a marvelous post and a all round thrilling
    blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse
    it all at the minute but I have book-marked it and also included your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the superb work.

  12. First of all I would like to say excellent blog! I had
    a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.
    I was interested to know how you center yourself and clear your mind before writing.

    I’ve had a difficult time clearing my thoughts in getting my ideas out.
    I do take pleasure in writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes
    tend to be lost simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or tips?
    Many thanks!

  13. What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely helpful
    and it has helped me out loads. I’m hoping to contribute & aid different customers like its aided me.
    Good job.