Enquanto as aulas em todo o Brasil estão suspensas e a maioria da população está ficando em casa por conta da pandemia do coronavírus, a pergunta é: como entreter as crianças? Neste post separamos algumas dicas de como conciliar home office com crianças em casa.

A tarefa não é fácil já que, dependendo da idade, a criança não consegue entender como não ter aula, nesse caso, não significa estar de férias.  O consenso entre os especialistas é: crie uma rotina, de preferência a mais próxima possível da normalidade. Isso vai fazer com que seu filho (a) mantenha o ritmo de aprendizado e evita o estresse infantil. Veja as dicas

1. Planeje a rotina junto com seu filho (a)

Crie um planejamento semanal junto com ele(a), escute o que ele(a) tem a dizer e façam um acordo de atividades e horários. Explique o porquê é importante seguir a rotina, que você também precisa trabalhar e separe momento para estudo, para a família e para o lazer.

2. Aulas

Muitas escolas estão oferecendo aulas online no mesmo turno em que a criança deveria estar no colégio, outras enviam tarefas para os e-mails dos pais. Faça com que a criança cumpra essas atividades no horário estipulado, como se estivesse em aula presencial. Mesmo que a escola do seu filho ainda não esteja oferecendo atividades, é importante manter ele ativo nos estudos durante o período em que estaria na aula. Por isso, você pode procurar materiais na internet que complementem os estudos do nível dele.

3. Atividades físicas

O isolamento social tem afetado muito a prática de atividades físicas para todas as idades.

Além do exercício físico ser bom para a saúde, ele também faz com que as crianças gastem muita energia, que diga-se de passagem, eles tem sobrando. Se você mora em casa e tem um quintal ou um espaço maior para praticar atividades, ótimo. Separe tempo e material para aquelas que eles mais gostam e pronto. Agora, se seu espaço é limitado, procure na internet alguns vídeos que ajudem a exercitar em casa. Existem muitas brincadeiras que mexem bastante o corpo e podem ajudar nessa hora, como alguns joguinhos do videogame Wii, por exemplo.

4. Brincadeira

E como não deveria faltar na infância de qualquer criança, é necessária a hora da brincadeira. Aqui é possível dividir em 2 partes: uma de brincadeira com os pais e outra da criança sozinha. Estimule brincadeiras criativas conforme a idade do seu filho(a). No site Tempo Junto você pode conferir várias dicas para todas as idades e gostos.

5. TV, celular ou tablet

Apesar das telas sempre serem adoradas pelas crianças de todas as idades, não é bom para o desenvolvimento delas ficar muito tempo na frente da TV, celular ou tablet. Por isso a importância de determinar um tempo para a utilização desses itens como forma de entretenimento. De preferência depois que a criança cumprir todas as outras atividades mais importantes.

6. Tarefas de casa

Com todos o dia inteiro em casa, é importante que a criança entenda a importância da divisão dos afazeres domésticos. É importante determinar a tarefa conforme a idade do seu filho(a), por exemplo, para os menores, eles podem começar com coisas simples como colocar sua roupa suja no cesto ou guardar seus brinquedos. Já os maiores já podem ajudar a lavar louça e arrumar o quarto.

Estabeleça intervalos

A rotina é necessária, mas também não precisa ser rígida, afinal de contas, estamos vivendo em um momento atípico para todos nós. Por isso, intervalos também são bem importantes entre uma atividade e outra, seja para se alimentar ou simplesmente não fazer nada. 😊  

Pra finalizar, se você tiver flexibilidade de horários de trabalho, pode aproveitar os momentos em que a criança esteja dormindo ou entretida com alguma brincadeira para produzir melhor. Mas mesmo que o seu horário seja fixo, lembre-se que mesmo no escritório há várias interrupções. Só é preciso aprender a conviver com a diferença, já que no trabalho as interrupções são feitas por colegas com diversos assuntos, em casa é feita pela família. Você também pode aproveitar outras dicas sobre trabalho home office que demos neste post.

Tem mais alguma dica para conciliar home office com crianças em casa.? Conta pra gente aqui nos comentários.