Na hora de escolher sua futura profissão, além da afinidade com o curso, é importante avaliar também qual o nível de concorrência do vestibular e quais as oportunidades futuras essa profissão pode te oferecer. Por isso é importante entender a diferença entre os cursos mais procurados e as profissões mais procuradas.

Os cursos mais procurados são aqueles que terão um número maior de candidato por vaga, já os profissionais mais procurados são aqueles com cargos em ascendência no mercado. Geralmente os cursos mais procurados são profissões já consolidadas, como áreas da saúde, por exemplo. Mas também existem aquelas profissões novas que estão em crescimento e podem ser uma boa aposta para quem vai começar a estudar agora. 


Aqui vamos te apresentar a lista das duas opções: profissões e cursos mais procurados.  Assim você consegue ter uma ideia melhor do futuro da sua profissão. 

Cursos mais procurados

Para ter essa base de forma nacional, nada melhor do que pegar como referência o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos mais disputados deste ano são: 

  • Medicina: média de 33 candidatos por vaga
  • Psicologia: média de 26 candidatos por vaga
  • Fisioterapia: média de 24 candidatos por vaga
  • Odontologia: média de 22 candidatos por vaga
  • Direito: média de 21 candidatos por vaga
  • Enfermagem: média de 19 candidatos por vaga
  • Medicina Veterinária: média de 18 candidatos por vaga
  • Arquitetura e Urbanismo: média de 17 candidatos por vaga
  • Nutrição: média de 16 candidatos por vaga
  • Administração: média de 11 candidatos por vaga
  • Educação Física: média de 11 candidatos por vaga
  • Engenharia Civil: média de 9 candidatos por vaga
  • Ciências Contábeis: média de 9 candidatos por vaga
  • Pedagogia: média de 7 candidatos por vaga
  • Ciências Biológicas: média de 4 candidatos por vaga

Vale lembrar que essa é a média nacional, ou seja, esse número pode mudar de faculdade para faculdade. É sempre bom conferir qual a relação de candidatos por vagas das universidades que você está interessado em ingressar.

CTA simulador sisu

Profissionais mais procuradas

Já a lista de profissionais mais procurados leva em consideração as profissões do momento. O Linkedin, rede social voltada para o mercado profissional, realizou um estudo que apontou o crescimento anual das vagas e revelou quais estão em alta. Confira: 

Gestor(a) de mídias sociais 

Líder do ranking, a profissão de gestor de mídias sociais teve sua procura aumentada anualmente em uma média de 122% entre 2015 e 2019. As pessoas na função são responsáveis pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais. Elas ampliam estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter. Além de conhecimentos sólidos em marketing digital e mídias sociais, espera-se que esses profissionais dominem ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator. 

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing. 

Três segmentos que mais buscam: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

Engenheiro(a) de cibersegurança

Qualquer dispositivo conectado à internet é vulnerável a ataques cibernéticos e, por isso, a segurança de dados na rede se tornou central para as empresas. Nesse cenário, a função de engenheiro de cibersegurança é cada vez mais importante e alcança, assim, o segundo lugar entre as principais tendências. O profissional cria sistemas de segurança e monitora a infraestrutura de TI da organização para evitar intrusões e implementar processos e controles. 

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes. 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

Representante de vendas

O bom vendedor continua primordial para qualquer empresa, como mostra esta terceira colocação no ranking das profissões em destaque. Mas as mais elevadas posições estão disponíveis àqueles que entendem de vender tecnologia, pois são as empresas dos segmentos de softwares, TI e internet as que mais procuram por estes especialistas. O vendedor de hoje precisa também conhecer estratégias ativas e passivas de marketing e saber mapear as necessidades do cliente mais adequado antes de abordá-lo. 

Cinco conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção. 

Três segmentos que mais buscam: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e internet

Especialista em sucesso do cliente

O relacionamento com o cliente depois da compra é hoje fundamental para qualquer empresa, pois é uma forma de manter o interesse dele pelos produtos ou serviços que oferece. O especialista em sucesso do cliente tem o papel fundamental de proporcionar uma experiência de qualidade ao comprador no pós-venda. Por isso, apresenta em geral um perfil que combina habilidades técnicas e comportamentais, já que precisa entender da tecnologia e gerenciar relacionamentos. Assim como os vendedores, as empresas que mais os procuram são ligadas à tecnologia: TI e serviços, softwares e internet. 

Cinco conhecimentos primordiais: Inbound marketing; Helping Clients Succeed; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente. 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.

Cientista de dados

Há um ditado que diz que os dados são o novo petróleo. A importância deles para as empresas explica por que profissões ligadas a captura, processamento, análise, representação e interpretação de grandes volumes de dados chegam com força entre as emergentes, segundo o levantamento do LinkedIn. O bom cientista de dados tem os conhecimentos necessários para analisar os dados e, a partir deles, construir modelos, fazer experimentos e buscar insights para a melhor tomada de decisão. É uma área para graduados em ciência da computação, engenharia da computação e matemática aplicada, por exemplo. 

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados. 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

Engenheiro(a) de dados

Em termos gerais, trata-se de um engenheiro de software especializado em backend. Ou seja: é o responsável por construir a infraestrutura e os sistemas para organização dos dados de uma empresa. Atua no armazenamento, na distribuição e na recuperação dessas informações com foco na otimização do desempenho delas. Entre as habilidades mais requeridas, está o uso de ferramentas do servidor web livre Apache e da linguagem de programação Python. 

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python. 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) e o machine learning (em português, aprendizado de máquina) são associações rápidas quando se fala hoje de inovação. E a presença do especialista na área nesta sétima posição do ranking é um indicador de que essa relação veio para ficar: a contratação para o cargo cresceu uma média anual de 73% no período avaliado no levantamento. Apesar de atuarem nos mais variados setores, é exigido deles um conjunto específico de habilidades, que incluem – além de machine learning – deep learning e a linguagem de programação Python. 

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA). 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

Programador(a) de JavaScript

A linguagem de programação JavaScript é uma das principais tecnologias da internet, pois permite páginas da web interativas. A maioria dos sites e navegadores têm um mecanismo JavaScript dedicado para executá-los. As empresas que mais procuram programadores com esta especialização são das áreas de Tecnologia da Informação, softwares e internet. 

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB. 

Três segmentos que mais buscam: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

Investidor(a) Day Trader

O Day Trade é uma estratégia de compra e venda de ações em bolsas de valores em um mesmo dia. Por exigir análises e tomada de decisão rápidas, os conhecimentos mais procurados neste perfil de investidor são sobre bolsas de valores, mercado de capitais, Trading (investimentos de curto prazo) e a metodologia Technical Analysis (análise técnica, em português), que objetiva prever o comportamento futuro do mercado baseado em dados históricos. 

Cinco conhecimentos primordiais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading. 

Três segmentos que mais buscam: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.

Motoristas

A procura por motoristas também está aquecida no mercado, mostra o ranking das Profissões Emergentes. Ao observar os três setores da economia que mais devem demandá-los, constata-se que, entre eles, estão as empresas ligadas a internet e a serviços e facilidades ao cliente, como os aplicativos de transporte de passageiros e os de compras e entregas. Mas o segmento de logística não fica para trás: em expansão no Brasil, aparece na segunda posição. O profissional da atualidade precisa, no entanto, ir além de ser um bom motorista. É útil que saiba usar técnicas de negociações e atendimento ao cliente e ferramentas básicas de tecnologia, como o Pacote Office. 

Cinco conhecimentos primordiais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas. 

Três segmentos que mais buscam: Internet; transportes terrestres e ferroviários; e serviços e facilidades ao cliente.”

cadastre seu currículo e receba propostas de emprego no whatsapp

8 comentários em “Conheça as profissões mais procuradas na atualidade

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *