O Procon-sp emitiu nesta semana uma nota técnica que visa ajustar as relações de consumo entre alunos e faculdades particulares. Isso em decorrência da situação extraordinária de calamidade pública, que afeta a todos.  A ideia é que essas diretrizes passadas pelo Procon-sp ajude a harmonizar e equilibrar os interesses dos participantes dessa relação de consumo.

A nota foi divulgada após uma reunião com 223 representantes de instituições de ensino e o SEMESP, sindicato que representa essas instituições, manifestou apoio.

Dentre as diretrizes fica estabelecido:

1) A instituição de ensino deverá disponibilizar um canal de atendimento ao consumidor para tratar das questões financeiras.

2) as demandas dos consumidores deverão ser atendidas com rapidez e as instituições deverão negociar alternativas para o pagamento das mensalidades.

3) A Instituição de Ensino Superior deverá atender os padrões estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de acordo com as diretrizes do MEC, na realização de aulas por meio de recurso tecnológico à distância, conforme portarias publicadas, durante todo o período de calamidade pública provocada pela pandemia.

4) A IES não pode se recusar a responder o pedido de agendamento da reunião de negociação, devendo informar uma data para a negociação no prazo máximo de 15 dias corridos a contar do pedido de atendimento.

5) A instituição de ensino não poderá exigir documentos como pré-condição para agendar a negociação. A exigência será interpretada como recusa em negociar.

6) A recusa em agendar data para a negociação, a ausência de resposta sobre essa data decorridos 15 dias da solicitação, sem justa causa, caracteriza prática abusiva.

7) Durante a negociação, as IES poderão exigir somente os documentos estritamente necessários que comprovem a falta de condição de pagamento, vedada a exigência de documentação coberta pelo sigilo bancário ou fiscal.

8) São condições necessárias e imprescindíveis para a negociação ou acordo a boa-fé bilateral e a transparência, devendo ser considerada a vulnerabilidade do consumidor.

 9) Na hipótese de não agendamento de reunião de negociação ou de inexistência de acordo sem justificativa por parte da instituição de ensino superior, o Procon/SP poderá instaurar procedimento administrativo para apurar prática abusiva.

10) As instituições de ensino comprometem-se a cadastrar e/ou manter o seu cadastro atualizado na Diretoria de Atendimento e Orientação do ProconSP, o que pode ser feito através do e-mail: cadastro.fornecedor@procon.sp.gov.br.

O não atendimento dessas diretrizes pode implicar na abertura de processo administrativo contra a Instituição de Ensino Superior, para apuração de prática abusiva. Confira aqui a nota técnica completa do Procon-sp sobre as faculdades particulares..

19 comentários em “Procon-SP emite nota técnica para alunos e faculdades particulares

  1. ufabetstar365 UFABET เป็นเว็บไซต์เจ้าแรกเจ้าเดียวที่รับการแต่งตั้งเป็นเว็บพนันออนไลน์ เว็บจริงที่สมบูรณ์แบบ UFABET เว็บตรงในไทยและเอเซีย

  2. UFA7-11 เว็บแทงบอลออนไลน์ UFABET บริการพนันออนไลน์ 24 ชั่วโมง ทางเข้า ufabet มือถือ เว็บตรงไม่ผ่านเอเยนต์ สมัคร บาคาร่า คาสิโน แทงบอล

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. 이를 통해 운영자들은 사용자들의 활동을 추적하고 관리할 수 있으며, 통계 및 분석 데이터를 통해 사용자들의 행동을 이해하고 서비스를 개선할 수 있습니다.

  5. You really make it seem so easy along with your presentation however I to find this topic
    to be really one thing which I believe I’d never understand.
    It kind of feels too complicated and very vast for me.
    I am taking a look forward for your next publish, I will attempt to get the
    hold of it! Najlepsze escape roomy

  6. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this site. I’m hoping to see the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own website now 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *