A Engenharia Civil é um dos ramos mais famosos das Engenharias. Trabalhando com construções de diversas espécies, como pontes, prédios, estradas e etc. O engenheiro civil pode atuar em uma infinidade de áreas depois de adquirir o tão sonhado diploma.

Ele é o profissional responsável por criar projetos, gerir equipes de obras, botar em execução ideias de projetos e supervisionar o andamento das obras pelas quais é responsável. Baseado nessas funções, o engenheiro civil consegue trabalhar em todos os tipos de obras e construções, como casas, prédios, shoppings, estradas, tunéis, pontes, hospitais, entre muitos outros gêneros. 

Está pensando em entrar para a faculdade e não sabe com o que poderá trabalhar no futuro? Ou então já se formou como engenheiro civil, mas também tem essa dúvida sobre qual área seguir para trabalhar? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, fique tranquilo.

Vamos responder aqui nesse artigo qual é o mercado de trabalho para Engenharia Civil. 

Como está o mercado de trabalho para engenheiro civil?

Pensar no mercado de Engenharia Civil é olhar ao redor. Principalmente nos grandes centros, o número de construções em andamento que existem são muitas, mas muitas mesmo. Condomínio com dezenas de prédios altíssimos, novos shopping centers, novas linhas de trem, metrô e novas estradas… Tudo isso tem um engenheiro civil (ou às vezes vários) por trás. 

Devido a essa grande demanda por profissionais formados e bem qualificados, o mercado de engenharia civil está sempre precisando e procurando por novos membros para ocupar as vagas disponíveis no mercado. 

Ter bastante conhecimento técnico (as chamadas hard skills) ao mesmo tempo que tem boas habilidades de relacionamento (as soft skills) faz com que você seja um profissional e entre na mira das empresas na hora de receber oportunidades de trabalho. 

O engenheiro civil é quem cuida da parte de projetar, analisar e gerenciar a execução de ideias para que elas saem do papel e virem construções importantes e úteis para a sociedade.

É difícil arranjar emprego como engenheiro civil?

Por ser uma carreira com grande potencial de crescimento e de bons salários, a Engenharia Civil pode ser uma área bastante concorrida. Contudo, precisamos deixar claro que uma área concorrida não necessariamente é uma área difícil de conseguir uma vaga de emprego. 

Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é a sua qualificação enquanto profissional. Um recém-formado que tenha boas notas da faculdade, um segundo idioma bem desenvolvido, experiências em atividades extracurriculares e certificados de cursos à parte com certeza não terá dificuldades em se colocar dentro de uma vaga de emprego.

O importante é se tornar o profissional que as empresas precisam e querem contratar. O processo de se tornar esse profissional ideal pode ser difícil, mas depois que você consegue, a vaga certa logo já aparece!

Qual a melhor área para trabalhar na Engenharia Civil?

Definir qual é a melhor área dentro de um campo de estudos para se trabalhar é algo bastante relativo. Isso vai depender, em primeiro lugar, das aptidões e afinidades que você, recém-formado, tenha com algum dos vários assuntos que estudou ao longo dos anos dentro da faculdade. 

A partir disso, o estudante pode também considerar um fator em especial. Pensar bastante em quais são as atividades que serão desempenhadas no dia-a-dia. Ter uma noção clara do que será feito no trabalho todos os dias e em como isso agrada ou não a você, é importante para poder definir qual a melhor área da engenharia civil para se trabalhar.

Vamos te mostrar a seguir 6 áreas da engenharia civil que você pode considerar na hora de escolher com qual você quer trabalhar. Leia com atenção e anote se for preciso. 

Estradas, ferrovias e transportes

Trabalhar na área de estradas dentro da engenharia civil pode te abrir um leque bem grande de opções. O engenheiro que trabalhar nesse setor cuidará do planejamento, projeto e construções de estradas, ferrovias, aeroportos, portos e quaisquer outros lugares ou meios que se relacionem a área de transportes em si.

Ele cuida da execução do projeto de construção como um todo, desde a parte de preparação até escolha de materiais e supervisão da equipe responsável. O engenheiro civil é uma figura presente em todo o processo, de maneira que, ao final da construção, ele será o principal responsável pelos resultados obtidos. 

Construção civil

Talvez o ramo mais conhecido dentro da Engenharia Civil, o setor de construção civil nada mais é do que a realização de construções e obras para a utilização por pessoas. Ele é responsável pelo bom andamento das obras e pela qualidade final dos projetos. Diferentes do setor de estradas, a construção civil fica responsável por prédios, casas e quaisquer outro tipo de edificações. 

Geotecnia

Geotecnia é área da Engenharia Civil que olha para a parte de constituição do solo. Esse estudo e atenção é extremamente importante, pois uma construção, independente de qual seja, precisa de bases sólidas para poder acontecer. Logo, o estudo feito pelo setor de Geotecnia viabiliza a construção de edificações, estradas e quais outros projetos desenvolvidos por engenheiros civis.

Cálculo estrutural

O engenheiro civil que trabalha com cálculo estrutural sai um pouco daquele estereótipo, que o profissional de engenharia vai para o campo e fica frente a frente com a equipe durante a execução de uma obra. Assim como em qualquer outro curso de engenharia, a engenharia civil tem bases muito grandes nos estudos de ciências exatas. Por isso, esse tipo de conhecimento é fundamental para que todas as outras áreas possam desempenhar suas funções. Logo, nada mais normal do que ter um setor dentro da engenharia civil específico pra isso, né? 

Saneamento

A área de saneamento é considerada uma das áreas da Engenharia Civil com maior potencial, por cuidar de algo tão importante e básico para a população, que é a manutenção e construção de obras relacionadas à garantia do acesso ao saneamento básico. Caso você não saiba do que se trata, basicamente são os sistemas de água e esgoto das residências das pessoas.

Segurança do trabalho

Sendo uma das áreas mais importantes da engenharia civil, a Segurança do Trabalho vem como um setor para garantir a integridade física e a segurança dos funcionários e demais pessoas presentes nas obras. A presença do engenheiro responsável pela segurança diminui, e muito, os riscos de acidentes no dia-a-dia de trabalho. 

O engenheiro civil dessa área fiscaliza a parte seguracional da obra, a fim de garantir que os profissionais presentes na execução da obra estejam seguros e protegidos. Além de cuidar da segurança de quem está dentro da obra, o engenheiro responsável também cuida da segurança de quem está ao redor, garantindo que atos de poluição ou acidentes ambientais sejam evitados. 

Quanto ganha um engenheiro civil? 

Trabalhar como engenheiro civil garante uma carreira super promissora e com grande status social para o estudante que está se formando na faculdade. Primeiro pelo título de engenheiro, que já tem um grande peso no mercado de trabalho.

Leia também: Conheça os 10 tipos de engenharia que dão mais dinheiro!

Segundo pelo salário, que está bem acima da média do salário no Brasil. Um engenheiro civil ganha R$5,8 mil, em média, no Brasil.

Como iniciar a carreira em Engenharia Civil? 

O primeiro passo para iniciar uma carreira dentro da área de Engenharia Civil é entrar em um curso de graduação. Conseguir uma vaga para estudar esse curso em uma boa faculdade pode não ser uma tarefa tão fácil, pois ser um engenheiro civil é uma carreira desejada por muitos estudantes e até por profissionais já formados. 

Depois de decidir sobre a entrada na carreira, o passo seguinte é pensar se você quer estudar em uma faculdade pública ou em uma faculdade particular. Isso porque cada uma vai ter seu processo de seleção e você deve ser preparar com antecedência, para que consiga atingir ótimas notas e garantir a vaga no curso que quer! 

Independente de qual seja sua escolha (universidade pública ou particular), um conselho que damos para todos é façam o Enem! Através dele, você consegue concorrer a vagas em qualquer universidade pública e também concorrer a vagas na maioria das faculdades privadas. Com a nota do Enem, você também consegue participar dos processos de auxílio ao ingresso no ensino superior, organizados pelo governo federal. 

  • Sisu, que serve para aqueles estudantes que querem entrar nas faculdades federais e estaduais, sem precisar se preocupar com o pagamento de mensalidades. 
  • Prouni, que concede bolsas de estudos parciais ou integrais para que os estudantes consigam fazer a faculdade pagando menos ou pagando nada para conseguir colocar as mão no diploma. 
  • Fies, que é o programa do governo voltado para o financiamento estudantil da galera que não tem dinheiro para pagar a faculdade agora, mas não abre mão de estudar e se formar na faculdade.

Muitas faculdades também possuem processos de seleção próprios, que são os vestibulares. Com eles, você tem outra possibilidade de se inscrever e conseguir a aprovação dos sonhos, entrando para o curso de engenharia civil e, consequentemente, virando um profissional da área. Fique de olho nos sites das faculdades que você tem interesse, para não perder as datas das inscrições e das provas.

Agora, se você quer muito entrar para o curso de Engenharia Civil mas não fez o Enem e nem se inscrever em nenhum vestibular, ainda tem mais uma opção para você. O financiamento estudantil não é feito só a partir do Fies. Existem empresas privadas que atuam como facilitadoras no processo de conseguir os valores para arcar com os custos dos seus estudos.

Um exemplo de empresa assim é a Pravaler. Na Pravaler, você não precisa nem ter feito o Enem para poder conseguir condições excelentes e totalmente exclusivas para pegar um financiamento estudantil para chamar de seu. Então, se a sua intenção é virar um engenheiro civil, o que não falta são opções de caminhos para você conseguir entrar na faculdade e engatar de vez nessa carreira!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

81 comentários em “Engenharia Civil: onde o engenheiro pode trabalhar?

  1. ufabetstar365 UFABET เป็นเว็บไซต์เจ้าแรกเจ้าเดียวที่รับการแต่งตั้งเป็นเว็บพนันออนไลน์ เว็บจริงที่สมบูรณ์แบบ UFABET เว็บตรงในไทยและเอเซีย

  2. UFA7-11 เว็บแทงบอลออนไลน์ UFABET บริการพนันออนไลน์ 24 ชั่วโมง ทางเข้า ufabet มือถือ เว็บตรงไม่ผ่านเอเยนต์ สมัคร บาคาร่า คาสิโน แทงบอล

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

  5. However, the outcome of the GSK126 clinical trial was unsatisfactory, as only one patient with GCB DLBCL partially responded to treatment, while more than half of the patients had progressive disease without any changes of the baseline H3K27me3 in the peripheral blood mononuclear cells buy generic viagra online Transient transfection and luciferase assays

  6. Wow, awesome weblog format! How lengthy have you been blogging
    for? you made running a blog glance easy. The full look of your site is wonderful, as smartly
    as the content material! You can see similar here e-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *