A graduação é o início da vida universitária de uma pessoa.

Quem tem o sonho de fazer uma faculdade precisa primeiramente entender o que é graduação, seus tipos, modalidades, opções de cursos, duração, dentre outras informações que trouxemos neste artigo completo!

Vamos lá? Boa leitura!

O que é graduação?

Graduação é a primeira etapa universitária na vida de um estudante. Os cursos de graduação fazem parte do ensino superior, aquele que procede o ensino médio.

Existem três tipos de graduação: tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Apesar de todos conferirem o grau de graduado ao formado, possuem suas diferenças, como preparo para o mercado de trabalho ou para a vida acadêmica, mas também a duração.

Falaremos mais sobre cada um dos tipos ao longo deste artigo.

A graduação é o primeiro diploma universitário que alguém pode obter, estando apto apenas após concluir o ensino médio, ou então o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos).

A grande maioria das profissões requer um título universitário para poderem serem exercidas. Os médicos, engenheiros, dentistas, contadores, veterinários e professores são exemplos disso.

Por esse e outros motivos a graduação é um passo importante na vida de uma pessoa, já que ela permite conseguir um emprego com mais facilidade, ensina as habilidades e conhecimentos necessários para isso e, ainda, pode garantir melhores salários (mais que o dobro do que trabalhadores apenas com o ensino médio).

Quem pode fazer uma graduação?

Atualmente, a única exigência para fazer uma graduação, seja em uma instituição pública ou privada, é ter concluído o ensino médio.

O diploma de nível médio aceito é o do ensino médio regular (o tradicional), Encceja, supletivo, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Telecurso 2000.

Dessa forma, basta então ter feito o ensino médio para ser apto a iniciar um curso de graduação. Diferente da pós-graduação — a próxima etapa da graduação —, em que é necessário ter um diploma de graduação para ingressar.

Uma pergunta muito comum é: “quem está no ensino médio, pode começar uma graduação?”. Ingressar, de fato, no curso não é possível. Mas concorrer a uma vaga enquanto ainda é estudante, sim.

Porém, caso seja aprovado no vestibular ou outro processo seletivo de graduação, só poderá ingressar no curso quem apresentar o diploma de conclusão do ensino médio.

Modalidades da graduação

A graduação tem três tipos de modalidade, isto é, os tipos possíveis de estudo: a distância, semipresencial e presencial.

O que diferencia uma modalidade da outra é a forma em que o estudo ocorre, ou seja, na sala de aula, em um ambiente virtual ou então combinando as duas formas. A seguir, falaremos sobre essas possibilidades.

Graduação a distância

O curso a distância, também chamado de EAD, é uma modalidade de ensino que permite ao estudante estudar de forma online, de onde quiser: em sua casa, trabalho e até mesmo no ônibus.

Basta ter um dispositivo (smartphone, tablet ou notebook) conectado à internet e acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da faculdade para visualizar as aulas (ao vivo ou vídeoaulas), apostilas, exercícios, chat com professores, entre outros materiais e ferramentas disponibilizadas no sistema.

Uma graduação à distância tem a mesma carga horária e grade curricular a ser cumprida e realizada em uma graduação presencial. Portanto, não há diferença no diploma de uma graduação cursada à distância ou presencial.

A grande diferença está na forma de cursar. Outra coisa que diferencia essas modalidades são os valores. A graduação EAD, geralmente, é mais acessível que uma presencial.

Além das menores mensalidades, podemos também citar como vantagens a maior flexibilidade nos estudos, já que podem ser feitos quando e onde o estudante preferir. Mas cuidado: é preciso ter foco, organização e autodisciplina.

Por fim, vale destacar que nem todos os cursos são autorizados pelo MEC (Ministério da Educação) a serem oferecidos de forma online, como no caso de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Direito.

Antes de se inscrever em uma graduação online, procure saber se o curso e instituição do seu interesse são reconhecidos pelo MEC. Assim, você terá a segurança que seu diploma será válido em todo o território nacional.

Graduação semipresencial

O curso semipresencial combina as vantagens do presencial às do EAD. Nessa modalidade pode haver tanto aulas presenciais quanto de forma online, de acordo com o que a faculdade exigir dos estudantes.

Algumas fazem da seguinte forma: aulas práticas presenciais, utilizando a estrutura da faculdade (laboratórios específicos e de informática, por exemplo), e aulas teóricas online. Assim, proporcionando um aprendizado completo.

A graduação semipresencial é ideal para aqueles que precisam de uma maior flexibilização nos estudos, mas não abre mão da interação com os professores e colegas e quer aproveitar o que o espaço físico tem a oferecer.

O diploma de uma graduação realizada semipresencial tem a mesma validade que um diploma presencial ou EAD.

Em relação aos valores, um curso semipresencial, em geral, apresenta valores menores que os presenciais, mas acima que os cursos a distância.

Graduação presencial

O curso presencial é a forma mais tradicional de fazer uma graduação. Todas as atividades e aulas são feitas na faculdade.

A graduação presencial apresenta diversas vantagens, como networking, possibilidade de participar de seminários, palestras, workshops e outros eventos organizados pela faculdade e, poder aproveitar a estrutura oferecida pela faculdade.

Além disso, todos os cursos de graduação existem no formato presencial, aumentando as opções de quem prefere estudar dessa forma.

Porém, em comparação às outras modalidades, essa apresenta valores mais altos.

Qual é a diferença de graduação e faculdade?

Enquanto a graduação é o tipo de formação universitária, a faculdade é a instituição de ensino que oferece a graduação e outros tipos de curso.

É muito comum falar que ao invés de estar fazendo uma graduação, está fazendo faculdade, sendo popularmente falado para se referir que uma pessoa está estudando um curso superior do tipo graduação.

Quanto tempo dura a graduação?

Cada curso de graduação tem o seu próprio tempo de duração, sendo o bacharelado o tipo de graduação mais extenso. Mas, a média de duração é de 4 anos (8 semestres). Já os cursos tecnólogos são mais curtos, com média de 2 anos e meio para serem concluídos.

Alguns cursos, como Medicina, chegam a ser ainda mais longos, com o mínimo de 6 anos de estudos.

Quais são os cursos de graduação?

São três tipos de graduação existentes: bacharelado, licenciatura, tecnólogo. Eles se diferenciam, principalmente, pela duração do curso e o objetivo de formação e preparo do estudante.

Por exemplo, o bacharelado tem uma carga horária maior, com mais semestres a serem cursados e com o foco de preparar o aluno para atuar em diferentes profissões dentro da sua área. Já a graduação de licenciatura pode ter menos tempo de duração, mas aqui o foco é formar professores.

Falaremos mais sobre esses tipos de cursos de graduação a seguir.

Curso de bacharelado

O bacharelado é um tipo de graduação que forma bacharéis, profissionais aptos a atuar em diferentes segmentos da sua área de formação.

Como exemplo temos a graduação de Publicidade e Propaganda, na qual o formado nesse curso pode trabalhar como designer, redator, gerente de mídias, atendimento ao cliente, dentre outras possibilidades.

Um curso bacharel tem seus estudos mais aprofundados e generalistas da área, oferecendo ao estudante um panorama geral sobre sua área, para atuar em diferentes profissões. E, por isso, a duração é maior que outros tipos de graduação.

Curso de licenciatura

Seu sonho é ser professor? Então a licenciatura é a graduação ideal para você, já que a proposta deste tipo de curso é formar professores.

Os licenciados podem dar aulas no ensino fundamental e médio, na área específica que se formaram. Por exemplo, quem se forma em licenciatura em Letras Português-Inglês pode lecionar nessas matérias.

A grade curricular dos cursos de licenciatura é dividida em duas partes: matérias pedagógicas e específicas. No caso das matérias pedagógicas, é igual para todos os cursos (mudando apenas a nomenclatura) e o foco é ensinar ao aluno teorias de aprendizado, técnicas de aula, didática, entre outras informações relacionados ao ensino em si.

Já as matérias específicas são os conteúdos da sua área de estudo escolhida. Por exemplo, estudantes de licenciatura em Matemática possuem disciplinas como Geometria, Cálculo, Álgebra e Estatística.

A duração média da licenciatura é de 4 anos e, além da opção presencial, é possível encontrar cursos EAD e semipresenciais.

Curso de tecnólogo

O tecnólogo é a graduação com menor tempo de duração, já que prepara o estudante para atuar em uma profissão específica, oferecendo uma curta formação para rápida inserção no mercado de trabalho.

As disciplinas são mais práticas do que teóricas, com conteúdos que permitem ao aluno atender às necessidades do mercado.

A graduação tecnológica não deve ser confundida com o curso técnico. Enquanto o tecnólogo é um tipo de graduação de nível superior e exige o diploma do ensino médio, o curso técnico é de nível médio, podendo ser cursado mesmo enquanto estiver no ensino médio.

O tecnólogo dura em média de 2 a 3 anos e pode ser cursado a distância, presencial ou semipresencial.

Como ingressar em um curso de graduação?

Para entrar em uma graduação é preciso participar do vestibular. Mas também é possível utilizar a nota do Enem, conseguir um financiamento estudantil ou uma bolsa de estudos.

A seguir, veja mais detalhes sobre cada uma dessas opções e veja qual é a melhor para você ingressar na faculdade!

Através do vestibular

A forma mais tradicional e conhecida de ingressar em um curso de graduação é pelo vestibular, um processo seletivo que faculdades fazem para preencher suas vagas para um curso superior, através da realização de uma ou mais provas.

Cada instituição de ensino organiza seu próprio vestibular, definindo as regras, quantidade de vagas, formato da prova, taxa de pagamento, data da prova, entre outras coisas definidas no edital.

Vale destacar que tanto as faculdades públicas quanto as privadas podem selecionar seus alunos através do vestibular. E, essa organização, planejamento, aplicação e correção das provas do vestibular pode ser terceirizada.

Como exemplo temos a Fuvest, responsável pela organização do vestibular da USP (Universidade de São Paulo) e a Vunesp, fundação responsável por este processo para a UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Por fim, vamos conhecer os tipos de vestibulares? Eles podem ser presenciais, feitos com todos os candidatos em um único dia no local da prova indicado pela faculdade, mas também agendado, em que o candidato escolhe a data e horário e o vestibular online, cuja prova é realizada por um computador ou celular.

Se você deseja conquistar uma vaga de graduação pelo vestibular, procure saber mais informações daquele que pretende participar. E lembre-se: vestibulares são bastante concorridos, então o preparo e estudos são essenciais.

Utilizando a nota do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abre portas para diversas oportunidades a quem deseja entrar em uma graduação.

No início, o exame foi criado para avaliar o desempenho dos estudantes após concluírem o ensino médio. Hoje, ainda tem esse objetivo, mas o maior, sem dúvidas, é o fato de oferecer a chance de entrar em uma universidade.

Isso porque a nota do Enem pode ser usada no Prouni (Programa Universidade para Todos) para ganhar uma bolsa de estudos de 50% ou 100% em uma universidade particular e no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para concorrer a uma vaga em uma instituição pública.

Além dessas opções, algumas faculdades aceitam o resultado do Enem para substituir o vestibular. Podendo ainda oferecer descontos especiais de acordo com a nota.

Com financiamento estudantil

O financiamento estudantil proporciona a milhares de brasileiros realizarem sua graduação em faculdades particulares, sem passar por perrengues financeiros.

Alguns tipos de financiamento estudantil oferecem a possibilidade de pagar o valor devido após a formação do aluno, enquanto outros o aluno paga parte do valor em pequenas mensalidades, e a outra parte, quando se formar.

O financiamento público mais conhecido é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para participar é preciso ter feito o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. O Fies também exige uma renda máxima do candidato: renda familiar per capita de três salários mínimos e meio.

Outra opção é o financiamento estudantil privado, como o do Pravaler. A empresa oferece menos burocracia de crédito e conta com mais de 500 universidades parceiras em todo o país. O processo todo é feito pela internet e não é preciso ter feito o Enem.

Com uma bolsa de estudos

Quem não gostaria de ter uma bolsa de estudos para graduação? Essa opção é uma verdadeira aliada para os estudantes.

Uma forma de conquistar uma é pelo Prouni, que oferece bolsas de estudos parciais e integrais, de acordo com a renda do participante. O processo ocorre duas vezes por ano, com opções para faculdades em todo o país. Veja aqui os requisitos para ganhar bolsa do Prouni.

Se você não conseguir uma bolsa pelo Prouni, não atende aos requisitos ou prefere explorar outras opções, lembre-se que pode sempre contar com o Amigo Edu.

Somos uma plataforma de bolsas de estudos de até 80% para cursos de graduação presencial, EAD e semipresencial. Conheça as instituições parceiras e encontre a melhor bolsa de estudos para você!

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

1.006 comentários em “Graduação: saiba tudo sobre esse curso superior!

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Pingback: grandpashabet