Se você está aqui, com certeza chegou no tão temido momento de fazer o TCC. Este artigo é um guia completo e perfeito para você entender mais sobre o trabalho de conclusão de curso e tudo sobre ele.

Quer um TCC nota 10? Então segue a leitura!

O que é TCC e para que serve?

O TCC, significado para Trabalho de Conclusão de Curso, como o próprio nome indica, é o trabalho final que os estudantes devem entregar no final do curso para se formarem. Tudo o que foi aprendido durante os estudos, é colocado em prática.

Essa última avaliação pode ser um artigo acadêmico, monografia, pesquisa, projeto experimental ou qualquer outro trabalho que avalie o desempenho do aluno para a obtenção de seu diploma.

Quem inventou o TCC?

Não se sabe ao certo quem criou o TCC, e nem como e onde surgiu esse trabalho exigido na maior parte das instituições de ensino superior. Entretanto, analisando registros, o primeiro trabalho identificado com este nome, no Brasil, foi uma monografia da Universidade de Franca, no ano de 1983.

Quem pode fazer TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser feito por alunos de cursos do ensino superior, como graduação e pós-graduação, mas também podem ser feitos por quem esteja cursando o nível técnico. Nem todos os cursos exigem que seja entregue um TCC para a formação.

Quando é feito o TCC?

Geralmente, o TCC é desenvolvido e apresentado no último ano do curso ou então no último semestre. Dependendo do curso e da instituição, esse trabalho começa a ser feito até mesmo antes, sendo chamado de “pré-projeto de TCC”.

É obrigatório fazer TCC?

Do ponto de vista do MEC (Ministério da Educação), o TCC não é obrigatório para que o estudante consiga se formar. Entretanto, alguns cursos e instituições possuem esse trabalho como exigência, fazendo parte da grade curricular.

Caso seja obrigatório, a universidade disponibiliza um ou mais orientadores para auxiliar os alunos no desenvolvimento do TCC, bem como outras ferramentas, informações e materiais necessários (por exemplo, o guia completo de como fazer seu TCC da faculdade).

TCC é só para cursos presenciais?

O curso de ensino superior, independente da modalidade, pode ter como obrigatoriedade o TCC. Sendo assim, cursos presenciais, semipresenciais e à distância (EAD) podem exigir essa avaliação.

No caso do curso presencial, o trabalho pode ser feito em grupo, e a orientação também é realizada presencialmente. No semipresencial, cabe à instituição decidir se o aluno será orientado online ou na faculdade. E no EAD, geralmente a orientação e desenvolvimento é feito online, mas também há a possibilidade de ser presencial.

Tipos de TCC

Ainda para ter um guia completo do TCC, vale destacar que existem diferentes modelos de trabalho que podem ser realizados ao concluir a graduação. Aqui abordaremos os mais comuns e aceitos pelas instituições de ensino. Vale destacar que é importante verificar com o orientador o formato mais indicado de acordo com o projeto proposto e o curso.

Monografia

Entre os três exemplos aqui citados, a monografia é a mais comum de ser usada como TCC.  Ela é um trabalho científico que tem como principal objetivo o estudo aprofundado de um tema relevante para a sociedade, com base teórica no curso feito pelo aluno.

Nesse sentido, ela aborda um único tema, passando por diferentes fases e com base em um referencial teórico que vai de encontro com os assuntos estudados. Ou seja, ela pode ter como base qualquer uma das disciplinas feitas durante a graduação.

Além disso, a monografia é orientada por um professor, de preferência que tenha domínio sobre a área escolhida para desenvolver a pesquisa. Outro ponto relevante sobre esse modelo de TCC é que ele precisa respeitar regras de análise de dados, revisão bibliográfica e formatação.

Por fim, é importante destacar que a monografia é dividida em duas etapas: trabalho escrito e trabalho oral. Ambos precisam ser entregues para uma banca avaliadora, que analisa todo o trabalho e aprova ou não o aluno para conseguir seu diploma.

Artigo acadêmico

O artigo acadêmico ou científico é aceito em algumas instituições como Trabalho de Conclusão de Curso. Ele é menor, quando comparado à monografia, sendo, portanto, mais simples de ser elaborado.

No entanto, o preparo também deve respeitar regras estabelecidas pela instituição, bem como as pesquisas feitas para chegar a um resultado e conclusão de hipóteses. Ou seja, assim como a monografia, o artigo científico também deve defender e aprofundar os estudos a partir de um ponto entre graduação e sociedade.

A maior diferença comparativa do trabalho está na sua forma de apresentação. A parte escrita é mais simples e não há necessidade de apresentação oral para banca avaliadora. Na maioria dos casos, o artigo deve ser publicado em revistas da área.

Projeto prático

Por fim, o último tipo de TCC mais comum é o projeto prático. Ele, como o próprio nome sugere, coloca em prática a hipótese elaborada, apresentando de forma objetiva se há resultados efetivos ou não diante do proposto.

Vale destacar que esse modelo é comum para cursos em que a atuação prática é mais comum, em que é possível aplicar a ideia ao projeto para verificar sua viabilidade, saindo do campo teórico.

Ele não é apresentado para banca avaliadora, mas para o público-alvo do estudo e sua viabilidade. Nesse sentido, esse modelo de TCC é requerido por quem já atua na área de formação, tendo acesso mais fácil para o ambiente prático da profissão.

Qual a importância do TCC? 

O TCC é importante para avaliar o aprendizado durante o tempo de graduação. Ou seja, ele é a síntese do que foi aprendido durante o curso, colocando em prática os conhecimentos teóricos, normas de trabalhos e hipóteses do mercado de trabalho.

Embora não seja obrigatório para todos os cursos e instituições, ele visa avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do tempo de aprendizado. Afinal, o TCC faz com que o estudante faça uma aproximação entre teoria e prática antes de ser inserido no mercado de trabalho.

Além disso, ele contribui para uma autoavaliação do estudante e para a avaliação da própria instituição sobre o aluno. Com o TCC, é possível verificar o desempenho para formular hipóteses, desenvolver métodos de pesquisas práticas e vincular diferentes áreas da aprendizagem para sua prática.

Por fim, a importância do TCC também abarca as afinidades de área para o exercício da profissão, eficácia no aprendizado do estudante, o impacto que o ensino permite ter na sociedade e quais as oportunidades profissionais existem para a atuação da área selecionada.

Como fazer um TCC?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem diferenças na estrutura do trabalho de acordo com a instituição, que pode estabelecer suas normas próprias.

Separamos os principais pontos que podem estar presentes em um trabalho de conclusão de curso e o que é indispensável para finalizar o processo de graduação quando o mesmo é obrigatório.

  • Trabalho individual ou em grupo

Algumas instituições de ensino permitem que o trabalho possa ser realizado em grupo ou duplas. Isso permite a divisão do trabalho e todo o seu processo.

  • Orientador de trabalho

Como já foi mencionado, o TCC precisa ser orientado por um professor do curso de graduação. Ele irá direcionar a bibliografia de base para o ensino e amparar o aluno em suas possíveis dúvidas.

  • Tema de pesquisa

O tema da pesquisa é indispensável para a realização do TCC. Afinal, ele irá direcionar todo o estudo da pesquisa e ajudará a estabelecer a hipótese a ser defendida. Os temas para TCC podem ser pensados junto ao orientador.

  • Hipótese

Como já dito, o TCC precisa de uma teoria como base. Essa hipótese deverá ser averiguada e confirmada, ou não, durante a pesquisa e apresentada como conclusão do trabalho.

Além disso, é preciso respeitar uma estrutura definida em sua parte escrita, que será apresentada adiante.

Estrutura do TCC

É importante ressaltar que não há uma estrutura universal para o TCC. Embora a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), estabeleça pontos e critérios para o trabalho, isso pode variar de acordo com a instituição.

De maneira geral, os elementos que compõe a estrutura do TCC são:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos tcc;
  • Epígrafe;
  • Resumo em língua portuguesa;
  • Listas de figuras;
  • Sumário;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Glossário;
  • Apêndice e anexos (documentos elaborados pelo autor do projeto).

Formatação das normas ABNT para TCC

Além de respeitar a estrutura do TCC, é importante ainda seguir a formatação estabelecida pela ABNT. As instituições podem solicitar outras normas de formatação, mas em caso da ausência delas, é fundamental seguir as estabelecidas nacionalmente.

As principais incluem:

  • Folha: sulfite, tamanho A4 (no caso do trabalho impresso);
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, na cor preta e tamanho 12 para o corpo do texto;
  • Legendas, notas de rodapé, tabelas e citações acima de 3 linhas, são com fonte em tamanho 10;
  • Margens e espaçamentos: parte direita e inferior, com 2 cm, parte esquerda e superior, com 3cm. Para o espaçamento deve-se respeitar 1,5 entre as linhas;
  • Capa e folha de rosto: informações sobre a instituição, título/tema do projeto, autor, local e ano do desenvolvimento do trabalho;
  • Citações: espaçamento simples, respeitando as normas de cada uma das citações de maneira específica.

Apresentação do TCC

TCC pronto? É hora de se preparar para a apresentação. O tempo de apresentação pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas em geral é destinado de 20 a 30 minutos para a fala do aluno.

Ou seja, é importante ressaltar os pontos principais do trabalho, reduzindo seu conteúdo ao que é relevante para o conhecimento geral sobre a pesquisa realizada. Essa apresentação é feita para uma banca examinadora, que avalia o trabalho escrito e a apresentação oral.

O mais importante nesse momento é manter a calma e ter conhecimento do trabalho feito. Afinal, é possível que a banca examinadora faça perguntas sobre o que foi feito para testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Por fim, é fundamental que o trabalho seja revisado antes de ser entregue para a banca, evitando erros de normatização e ortografia que possam prejudicar a nota final e a compreensão do que foi elaborado.

Quem pode participar da banca do TCC

A banca examinadora é composta por mestres e professores universitários. No entanto, eles não precisam ser necessariamente da mesma instituição do aluno, podendo ser convidados pelo orientador.

Vale destacar que todos os participantes precisam ter conhecimento prévio da área em que o trabalho foi desenvolvido, facilitando a compreensão dos termos apresentados e das hipóteses elaboradas.

O que a banca analisa sobre o trabalho?

Além das partes técnicas, os examinadores avaliam a importância da pesquisa realizada, o seu desenvolvimento e viabilidade do que foi proposto.

Também é analisada a relevância do tema diante da sociedade, o problema identificado, as formas de avaliação feitas e as referências usadas para o desenvolvimento de tal pesquisa.

Quando o TCC não é aprovado?

O TCC pode ser reprovado pela banca examinadora por diversas razões, seja por alguma divergência de informação, desenvolvimento incorreto e incoerente ou por outro requisito obrigatório não cumprido.

O TCC também pode ser reprovado por plágio, ou simplesmente por não ter atingido a média de nota definida pela instituição (geralmente, 6 pontos de 10).

Quando é considerado plágio no TCC?

Por fim, é importante ficar atento ao plágio no trabalho. O principal motivo de plágio é usar o conteúdo feito por outra pessoa sem dar o devido crédito a ela, assumindo para si a autoria.

Nesses casos, o trabalho pode ser anulado e o aluno ser responsabilizado por plagiar o conteúdo de terceiros. O plágio é considerado crime, por isso é importante realizar a própria pesquisa e dar créditos aos conteúdos de terceiros.

Siga as normas ABNT ou da sua instituição para referenciar e citar autores e fontes de forma correta.

Sites que ajudam para fazer o TCC

Escrever seu TCC pode ser muito mais fácil com a ajuda de alguns sites, como o Google Docs, que permite o compartilhamento de um documento de texto entre você e seu orientador, com recursos como comentários e sugestões.

Outro site que pode ser um belo aliado nesse momento é algum que formate as referências de acordo com o modelo de TCC (ABNT, Vancouver, entre outros). Por último, mas não menos importante, os sites ou programas verificadores de plágio, que analisam seu documento e te indicam se alguma parte do trabalho pode ter sido copiada, mesmo que sem a intenção.

37 comentários em “Guia completo do TCC: saiba como elaborar

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. naturally ljke youhr website but yoou have tto take a look att the spelling
    on quite a feww of our posts. Manyy oof them are rifte wih spelling issues annd
    I to ffind it very troublesome to tell the reality tthen again I will definitely come agan again.

  5. Howdy! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me
    of my good old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this post to him. Pretty sure he will have a
    good read. Thank you for sharing!

  6. Hello there, I do think your website could possibly
    be having browser compatibility problems. Whenever I
    look at your web site in Safari, it looks fine however, when opening in IE,
    it has some overlapping issues. I simply wanted to provide you
    with a quick heads up! Apart from that, wonderful site!

  7. Hey! This post couldn’t be writtrn any better! Readung thiks poist reminds mme of mmy previous rom mate!

    He always keot talking abouyt this. I will fkrward this artikcle
    to him. Fairly certain he will have a good read.
    Thwnk you forr sharing!

  8. I’m not that much of a online reader to be honest bbut youur sites realkly nice, keep
    it up! I’ll goo ahrad and boookmark yourr website tto come baqck later on. Cheers

  9. Helllo veery clol weeb site!! Maan .. Excellent ..
    Wonderful .. I wwill bookmark your website aand take
    the feds additionally? I’m satisfied too search out numerous helpful inf right her in the putt up,
    wee need develop extrra strategies in this regard, thank you ffor sharing.

    . . . . .

  10. Apoiar ferramentas de apostas e estar equipado com uma plataforma diversificada de transações financeiras, a 20Bet oferece suporte tangível aos jogadores. Este é um lugar onde eles podem apostar com dinheiro real, respaldados por concorrentes de diversas disciplinas esportivas. 20bet

  11. Hi there, just became alert tto yor blog thrrough Google, and fouind that iit
    is really informative. I’m goking tto watch oout for brussels.

    I will bee grateful iff yyou contiknue this iin future.

    Lotss off people will bbe benefited from your writing.
    Cheers!

  12. Nanotoxicity an interplay of oxidative stress, inflammation and cell death priligy medicine To isolate the roles of MΦs and ECs in this model we removed MΦs from the islet microenvironment Figures 1, S1; experimental scheme A and inactivated VEGFR2 signaling in ECs to discern the effects of proliferative or quiescent ECs on β cell proliferation Figures 1, S1; experimental schemes B and C

  13. Howdy would yyou miind stating wnich blog platorm you’re workibg with?
    I’m oing tto start my ownn bloog in tthe neaqr futufe buut I’m having a
    difficult time deciding betweden BlogEngine/Wordpress/B2evolution annd Drupal.
    Thhe reason I assk is becaquse youyr design aand style sems different then moxt blots
    andd I’m loking ffor something unique.
    P.S Sorrfy for being off-topic butt I haad to ask!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *