É muito comum que instituições de ensino peçam o estágio no final dos seus cursos, sejam eles técnicos, profissionalizantes, graduação, entre outros. O estágio é a fase inicial de qualquer carreira profissional e o crédito final para que o aluno consiga se formar.

Além do aluno ter uma ideia de como será atuar na área que escolheu, ele tem a chance de passar por diversas empresas e áreas diferentes dentro de sua formação, contribuindo para a escolha da qual ele tem mais afinidade. 

O programa de estágio sempre deve oferecer oportunidade efetiva de aprendizado e vivência profissional, inclusive, com possibilidade de efetivação no cargo, após o período de atuação.

Você sabe como funciona o estágio para estudantes? Tem dúvidas de como conseguir um estágio na sua área? Aa respostas para estas e outras perguntas você encontra nesse artigo. Fique com a gente!

O que é estágio?

O estágio é um programa que tem como finalidade preparar estudantes para o mercado de trabalho, para suas possíveis atuações profissionais. Ele visa o aprendizado de competências dentro da área do curso escolhido.

Desde o ano de 2008, no Brasil, existe a Lei do Estágio, que garante diversos benefícios e direitos aos estagiários, como carga horária pré-determinada, descanso, obrigatoriedade de celebração do termo de compromisso do estágio, entre outras coisas.

Contudo, não é qualquer estudante que pode realizar o estágio. A lei menciona que a atividade profissional no país é permitida apenas para pessoas com mais de 16 anos de idade. Antes disso, o estudante se encaixa apenas como jovem aprendiz.

O estágio possui duas formas:

  • Estágio obrigatório: É aquele definido no projeto do curso, cuja carga horária é pré-requisito para aprovação do aluno e posterior obtenção do diploma. Ele pode ou não ser remunerado;
  • Estágio não-obrigatório: Todo o programa é desenvolvido como atividade opcional; porém, da mesma forma que o obrigatório, possui carga horária regular e obrigatória. Aqui, o aluno deve receber alguma forma de remuneração da instituição.

Cada estágio tem a duração máxima de dois anos, com férias no final dos primeiros 12 meses de atividades.

Qual o objetivo do estágio?

De forma geral, o estágio precisa ser compreendido como uma atividade com potencial de transformação da realidade. Mas como assim? Basicamente, ele proporciona ao estudante, entre outros benefícios:

  • Conhecimento prático das situações e funções profissionais;
  • Compreensão de situações em um contexto profissional, o que exige uma postura investigativa;
  • Desenvolvimento de autonomia e criatividade;
  • Construção de laços e vivências, que mais tarde farão diferença.

Assim, para o aluno que se dedicar, além de amadurecimento, há uma agregação de valor e conhecimento sobre a futura carreira, oferecendo um novo olhar para o futuro, com construção de vida e carreira profissional.

Como conseguir um estágio? 

A partir do momento que se entra na faculdade, diversos desafios começam a surgir. E junto com elas, surge justamente a necessidade de conseguir um estágio e dar início a vida profissional.

Muitos alunos têm dificuldade nesta etapa. Vale salientar que iniciar atividades profissionais mesmo antes de formado, faz uma grande diferença na carreira de todo estudante. 

Mas afinal, como conseguir este estágio? Não existe receita de bolo pronta para isso. O que existe na verdade é a necessidade do aluno de criar oportunidades e assim, aumentar suas chances. Para isso, separamos algumas dicas primordiais:

  • Elaboração de um currículo objetivo: Por mais que o aluno não tenha muitas experiências para colocar no currículo, é importante elaborar um documento bem objetivo, destacando suas competências e conhecimentos já adquiridos.
  • Rede de contatos: Nunca deixe de perguntar a seus professores se eles sabem de alguma oportunidade de estágio, ou se eles conhecem algum lugar que precise de estagiários.
  • Fique sempre atento a anúncios de vaga em sua faculdade;
  • Enriqueça sempre seu currículo com outros cursos, como inglês, projetos de pesquisa e extensão.

Estágio no curso técnico

Como sabemos, o curso técnico é uma formação que tem curta duração, e é mais voltado para o mercado de trabalho. Contudo, uma das grandes dificuldades para quem escolhe esse tipo de curso, é justamente o estágio.

Mas, fique tranquilo. A própria lei, assegura o estágio no curso técnico.

Para conseguir, não existe outro caminho. Além das dicas que elaboramos acima, o aluno deve ficar de olho em vagas e principalmente, desenvolver atividades na modalidade  do estágio não-obrigatório ou estágio extracurricular. 

Estágio na graduação

O estágio na graduação, geralmente é feito de duas formas: o estágio obrigatório e o estágio supervisionado. Vamos entender melhor cada um deles. Lembre-se: ambos são uma vivência prática de aprendizado essencial.

Estágio obrigatório

Como dito anteriormente, o estágio obrigatório é uma atividade que deve ser realizada no ambiente de trabalho, para que alunos da graduação consigam seu diploma. Em outras palavras, é como se fosse uma disciplina que faz parte da matriz curricular do curso.

Dessa forma, o aluno precisa cumprir um determinado número de horas, colocando em prática, tudo o que aprendeu durante a graduação. É o momento certo, inclusive, de tirar dúvidas sobre as particularidades da carreira.

Entre as vantagens do estágio obrigatório, destacam-se:

  • Valorização do currículo;
  • Possibilidade de conhecer diferentes segmentos da profissão;
  • Desenvolvimento de soft skills (posturas profissionais para se dar bem na carreira);
  • Realização de networking.

Muitas instituições de ensino atualmente oferecem programas de estágio. Cabe ao aluno ficar de olho nessas oportunidades, e concorrer às vagas. 

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado é, basicamente, uma atividade proposta para oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar conteúdos teóricos na prática. A atividade é feita sob a supervisão de um profissional já formado.

Neste tipo de estágio, o aluno atua dentro de uma empresa, experimentando a rotina do ambiente de trabalho e realizando tarefas relativas à sua área de estudo. Entre as principais vantagens do estágio supervisionado:

  • Melhora do aproveitamento do curso no geral;
  • Alia diretamente teoria e prática;
  • Traz um bom retorno financeiro mensal.

Para conseguir um estágio supervisionado, o aluno deve ficar de olho nas oportunidades oferecidas pela instituição de ensino, ou mesmo, procurar fora dos portões da faculdade. Ter contatos em empresas, por exemplo, é meio caminho andado.

Estágio na pós-graduação

Uma vez formado, o aluno tem agora a oportunidade de realizar estágio também na pós-graduação. O estágio na pós-graduação também é regido pela Lei do Estágio. Existem alguns pontos importantes que precisamos destacar. São eles:

  • Fornecimento de 30 dias de férias remuneradas;
  • Não poderá exceder 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais;
  • Apenas dois anos de duração;
  • Não configura qualquer vínculo empregatício, sendo oficializado pelo termo de compromisso de estágio;
  • Apresenta seguro contra acidentes.

Dependendo do local onde for realizado, podem também ser oferecidos benefícios como vale alimentação ou vale transporte.

Além dos conhecimentos obtidos no estágio na pós-graduação, o aluno pode ser contratado pela empresa, garantindo assim uma oportunidade de trabalho integral assim que finalizar seus estudos. Além disso, se configura também em uma maneira estratégica para o networking, tão essencial para o sucesso profissional atualmente.

De igual modo, para conseguir um estágio na pós-graduação, o graduado deve ficar de olho nas oportunidades. Muitos estagiários da pós-graduação escolhem o campo de atuação neste momento da carreira.

O que um estagiário faz em uma empresa?

Falamos tanto até agora de como funciona, mas não chegamos em um ponto: afinal, o que faz um estagiário em uma empresa e quais são os benefícios do estágio?

É no estágio que o aluno irá desempenhar suas atividades profissionais. Ou seja, ele atuará por um ou dois anos, como se tivesse realmente já formado, desempenhando seu papel na empresa ou instituição.

Cada curso possui suas particularidades de atuação. Mas de forma geral, existem alguns quesitos que a maioria das empresas busca encontrar nos estagiários. São elas:

  • Criatividade e Inovação;
  • Atitude;
  • Flexibilidade;
  • Habilidades comunicativas.

Portanto, o papel deve ser desempenhado seguindo essas diretrizes. Agora que você sabe o que faz um estagiário em uma empresa, invista em melhorar essas características que mencionamos, para ganhar seu espaço no mercado de trabalho!

Tipos de estágio 

Estágio remunerado

O estágio remunerado é destinado para alunos do curso superior ou técnico. Todas as suas regras estão descritas na Lei do Estágio. Neste tipo, é obrigatório que a empresa forneça o que chamamos de bolsa estagiário.

Os valores devem ser definidos antes da assinatura do contrato. De forma geral, ele costuma ser próximo ao salário-mínimo. Outras vantagens como auxílio transporte, plano de saúde e vale-alimentação ficam a critério de cada empresa.

Vale lembrar que o estágio remunerado se configura como uma tarefa extra, a ser desempenhada fora do horário das aulas e por opção do próprio estudante. Algumas instituições contabilizam as horas como atividades extracurriculares.

Ganhar seu próprio dinheiro é gratificante, não é mesmo? Com ele, você pode ter mais liberdade, inclusive para investir em novos cursos e assim, se aperfeiçoar na profissão que você escolheu.

Estágio não remunerado 

O estágio não remunerado é uma modalidade que não possui vínculo empregatício. Ele é voltado para estudantes que estejam concluindo seu ensino médio, educação superior e especial.

Existem diversos benefícios associados ao estágio não remunerado. Por mais que seja legal contar com remuneração, o aprendizado e as chances de agregar informações ao seu histórico de trabalho são muito grandes.

Além disso, é uma excelente opção para conseguir as horas extracurriculares obrigatórias dos cursos de graduação. Afinal, a experiência conta muitos pontos na hora de conseguir emprego.

Antes de aceitar qualquer vaga de estágio não remunerado, avalie sempre a reputação da empresa contratante e tome conhecimento das funções que você irá exercer, além da carga horária delimitada para as atividades.

Lei do Estágio

No dia 25 de setembro de 2008 foi sancionada pelo governo federal a Lei n° 11.788, conhecida como a Lei do Estágio. Ela surgiu da necessidade de regulamentar os direitos e deveres das partes envolvidas, incluindo estudantes, empresas e instituições de ensino. 

Direitos do estagiário 

São direitos do estagiário:

  • Remuneração, depende da modalidade (obrigatório é opcional);
  • Carga horária reduzida (o estágio deve ter o número de horas inferiores a de um trabalhador formal);
  • Férias remuneradas;
  • Intervalos durante o período de trabalho;
  • Seguro de vida;
  • Direito a rescisão (empresa ou estudante podem optar, mesmo antes que o estágio atinja seu prazo);
  • Tempo de contrato bem definido;
  • Auxílio transporte.

Deveres do estagiário

São deveres do estagiário:

  • Obter sempre frequência mínima na instituição de ensino;
  • Ser responsável em todas as atividades desempenhadas durante o estágio;
  • Cumprir o estabelecido no TCE (Termo de Compromisso de Estágio);
  • Justificar eventuais faltas;
  • Apresentar, a cada seis meses, um relatório de atividades executadas na instituição de ensino, assinado pela parte concedente do estágio;
  • Realizar sempre todas as atividades previstas no programa de estágio.

Qual a importância do currículo para conseguir o primeiro estágio?

O currículo, nada mais é, que a imagem do estudante frente ao mercado de trabalho. Muitos alunos têm dificuldade nessa etapa, justamente por não ter experiências profissionais suficientes.

Antes de qualquer coisa, fique sempre tranquilo: as vagas de estágio já são abertas exatamente para alunos. Dessa forma, a empresa sabe que experiências anteriores não são possíveis. Assim, ela não será critério de avaliação no processo seletivo. 

Mencione toda e qualquer experiência que você já teve, incluindo atividades extracurriculares, e capriche na sua carta de apresentação. Nela, deve constar, de forma bastante sucinta e sincera, sua história, gostos, e o porquê de você querer a vaga de estágio.

A empresa precisa sentir que você realmente deseja aquela vaga, e que está disposto a desempenhar suas funções com o máximo de empenho possível.

Veja mais dicas de como elaborar um bom currículo.

Empresas que oferecem vagas de estágio  

Entre as empresas que oferecem vagas de estágio no país, destacam-se o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e os programas de Jovem Aprendiz.

O CIEE é reconhecido atualmente como uma entidade de assistência social, que permite a vários estudantes uma formação integral, através de programas de aprendizagem vagas de estágio.

Com mais de 50 anos de atuação, tem o foco de ajudar empresas que têm a necessidade da contratação de jovens ainda sem experiência e estudantes que têm interesse em entrar para o mercado de trabalho.

O programa Jovem Aprendiz (que também é oferecido pelo CIEE) é regulamentado pela Lei 10.097/2000, formalizado por empresas por meio de um contrato de trabalho, que pode durar até 02 anos.

O participante deve estar matriculado e frequentando regularmente a escola.

Diferença entre estágio, trainee e jovem aprendiz 

Você sabe a diferença entre estágio, trainee e jovem aprendiz? É simples!

  • O estágio é oferecido a estudantes, que vão realizar atividades para aprender um pouco mais sobre funções e rotinas dentro da área escolhida.
  • O trainee engloba vagas oferecidas por grandes corporações, que buscam identificar talentos para cargos de liderança.
  • Já o programa Jovem Aprendiz é voltado para estudantes entre 14 e 24 anos, para viabilizar sua entrada no mercado de trabalho.
cadastre seu currículo e receba propostas de emprego no whatsapp

8 comentários em “Estágio para estudantes: saiba tudo sobre o programa!

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *