Provavelmente, em algum momento da sua vida escolar você já gastou um tempo significativo fazendo pesquisas em livros para trabalhos escolares né?! Bom, os livros físicos continuam por aí. Mas, hoje, podemos contar um poderoso mecanismo de busca de materiais acadêmicos como é o caso do Google Acadêmico para pesquisa para dar aquele up nos trabalhos. 

Por aqui sempre contamos como os avanços tecnológicos mudaram a realidade de todas as áreas, principalmente da educação. E de fato as novas tecnologias têm transformado completamente o que conhecemos como mundo e sociedade. 

E com íntima relação com a tecnologia e o meio digital, os jovens e adolescentes de hoje são considerados como nativos digitais habilidosos. Porém, essas habilidades não garantem que saibam compreender e distinguir de maneira eficiente as informações na internet. 

Conforme dados apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), no relatório “Leitores do Século XXI – Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital”. Os jovens possuem dificuldade em compreender ambiguidades em textos online e de localizar materiais confiáveis. 

Então, queremos te apresentar o Google Acadêmico para pesquisa. Um eficiente sistema do Google que disponibiliza ferramentas para ajudar na busca por artigos científicos, teses de mestrado e doutorado, livros, entre outros materiais confiáveis e desenvolvidos por organizações e profissionais acadêmicos. 

E aí, você já conhece? Se não, bora porque vamos te contar tudo para você mandar muito bem com os seus trabalhos na faculdade, confira! 😎

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico também conhecido como Google Scholar é uma ferramenta com a mesma funcionalidade do Google. Porém, ele só apresenta como resultado de busca conteúdos e informações de revistas acadêmicas, organizações profissionais, universidades e de outras entidades acadêmicas.

Ou seja, estamos falando de uma ferramenta riquíssima de informações e materiais que você pode utilizar como embasamento teórico. Ou até mesmo como referência para os seus trabalhos da faculdade e escola. 

Inclusive, é esse tipo de conteúdo e informações que você vai usar para fazer atividades durante sua graduação e até mesmo para desenvolver o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

O Google Acadêmico para pesquisa possui um motor de busca bastante similar do Google, onde apresenta os resultados ordenados de acordo com a relevância do artigo ou publicação. Além de considerar o autor do conteúdo e a publicação. Onde naturalmente as mais renomadas ganham maior destaque nas primeiras páginas.

Ah, mas se todo esse processo de seleção dos conteúdos ainda não foram suficientes para te convencer sobre a qualidade tem mais um detalhe… Todos os conteúdos do Google acadêmico para pesquisa são revisados várias vezes por diferentes especialistas antes de ser ranqueado. 

Fala sério, você não esperava por essa né?!

Como usar o Google Acadêmico para pesquisa?

Para usar o Google Acadêmico para pesquisa não tem muito segredo, já que a plataforma tem uma interface muito familiar ao do Google. Portanto, é só você acessar a página scholar.google.com e digitar sobre o que você está pesquisando, em seguida você já verá as opções para filtrar os resultados. 

Descubra como usar o Google Acadêmico para pesquisa de trabalhos da faculdade

Por fim, você vai ver que os resultados estão todos ordenados por relevância que a pesquisa é ampla. Mas você também pode ajustar isso no lado esquerdo da tela de forma bem simples. Por isso, quase sempre o Google Acadêmico para pesquisa encontra conteúdos confiáveis e relevantes.

Vale lembrar que ao inserir filtros como período, idioma e classificação dos resultados na pesquisa você está aumentando a precisão da ferramenta e da busca. 

Google Acadêmico para pesquisa

Ainda não está convencido (a) que o Google Acadêmico para pesquisa é uma ferramenta essencial para os estudantes que estão cursando uma graduação? Então continue a leitura, porque agora vamos te contar algumas funcionalidades dessa ferramenta, confira!

Por que usar o Google Acadêmico para pesquisa?

Bom, é claro que o Google não vai sair por aí revelando o tamanho oficial da sua base de dados, né?! Mas estimasse que, atualmente, o Google Acadêmico seja a maior ferramenta de busca acadêmica com mais de 389 milhões de registros

Ao usar o Google Acadêmico para pesquisas você vai encontrar conteúdos em diferentes formatos como, por exemplo, arquivos em PDF e DOC, além de diversos sites acadêmicos. E mesmo o Google sendo tão criterioso com relação à qualidade dos conteúdos, você encontrará várias pesquisas de forma muito ampla e relevante.  

Mas as extraordinárias funcionalidades não param por aí. O sistema também traz recursos extras como: Minha biblioteca, buscas favoritas e até mesmo citações, entre outros recursos que você pode conferir a seguir!

Principais funcionalidades do Google Acadêmico para pesquisa

Todos os conteúdos são disponibilizados no Google Acadêmico para pesquisa gratuitamente, trazendo comodidade e acessibilidade às pesquisas acadêmicas. Portanto, nessa ferramenta você tem acesso a uma grande variedade de informações de fontes confiáveis em diferentes línguas, formatos e em diversas áreas do conhecimento sem pagar nada por isso. 

Legal né?! Mas existem outros benefícios que você pode explorar com o Google Acadêmico para pesquisa que listamos a seguir, confira!

1. Minha biblioteca no Google Acadêmico

Na seção “Minha biblioteca” do Google Acadêmico veio para te ajudar a organizar seus estudos. Nela você pode reunir as suas publicações e até salvar alguns resultados de pesquisas que queira ler depois ou só deixar salvo.

É um jeito prático e fácil de você reunir e guardar o material para a sua pesquisa científica ou até mesmo o Trabalho de conclusão de curso (TCC). Além disso, no Google acadêmico para pesquisa é possível importar artigos e trabalhos que você foi citado. Para criar a sua biblioteca, basta seguir o passo-a-passo:

  • Após ter feito sua busca, clique na estrela abaixo do resultado que deseja salvar;
  • Depois, clique no botão Menu, depois em Minha biblioteca;
  • Por fim, o Google Acadêmico exibirá os artigos e livros que você salvou.
Saiba como criar sua própria biblioteca no Google acadêmico

2. Minhas citações no Google Acadêmico

Bom, é bastante comum na área acadêmica que pesquisadores acabem citando o trabalho de outra pessoa. Portanto, para deixar sua vida bem mais fácil no Google acadêmico para pesquisa você pode criar alarmes para receber, acompanhar e monitorar cada vez que o seu trabalho for citado em um artigo.  

Nessa seção vai ficar reunido todos os trabalhos científicos em que algum trabalho de autoria sua foi citada. Mas para que funcione certinho, é fundamental que você preencha corretamente todos os campos exibidos na seção “Minhas citações”, como na imagem ilustrada abaixo.

Tutorial sobre como ativar "minhas citações" no Google Acadêmico para pesquisa

Dessa forma, com todos os dados preenchidos vai ficar muito mais fácil usar o Google Acadêmico para pesquisa tanto para encontrar novos estudos quanto para verificar quem já usou algum dos seus estudos para produzir novos conteúdos.

Mas atenção, esse curso é exclusivo para autores acadêmicos, uma vez que os dados serão verificados. Portanto, é importante que você faça a publicação desse conteúdo por meio de alguma instituição acadêmica. 

3. Métricas Google Acadêmico

Talvez você esteja se perguntando o porquê as métricas do Google Acadêmico para pesquisa vão importar para você né?! Bom, através delas você pode analisar a influência e visibilidades dos artigos acadêmicos publicados recentemente. 

Ou seja, estamos falando de uma maneira mais simples de analisar o grau de confiança daquele conteúdo. Já que o Google acadêmico mostra um ranking com base no número de referências e de citações que as publicações tiveram.

4. Referências bibliográficas prontas

Olha quem avisa amigo é… Então salva, tira print dessa dica porque quando você for fazer o seu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, você vai agradecer muito. 

Uma das funções do Google Acadêmico é justamente, disponibilizar informações sobre como referências os trabalhos em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological Association).

Saiba como utilizar referências bibliográficas prontas do Google acadêmico para pesquisa

Lembrando que, normalmente, os trabalhos que você vai produzir durante a faculdade precisam seguir as normas da ABNT e isso inclui citar referências bibliográficas. Acredite, pode parecer algo simples, mas no meio da loucura de entrega de trabalhos e provas, vai facilitar muito sua vida! 

Como acessar fontes confiáveis e relevantes?

Conforme comentamos com você durante esse texto, o Google Acadêmico é alimentado por pesquisadores, professores e, principalmente, por revistas científicas e periódicos. E só esses motivos já demonstram a autoridade desses conteúdos, tornando o Google Acadêmico para pesquisa muito mais confiável do que o Google. 

O Google é uma ferramenta extraordinária e todos já sabemos disso e um dos motivos que o torna tão bom é o seu critério de qualidade. Mas acredite o Google Acadêmico para pesquisa consegue ser ainda mais seletivo e melhor. 

Para você ter uma noção, todas as pesquisas, livros e artigos publicados no Google Acadêmico passam por vários especialistas diferentes para serem revisados. Além disso, o buscador também permite que você veja a quantidade de vezes que aquele conteúdo já foi referenciado por outros pesquisadores. 

Sendo que quanto mais referências aquele conteúdo tiver, maior será a credibilidade da pesquisa. E caso você opte por utilizar essa pesquisa como referência também aumenta a chance da sua pesquisa ser citada. Uma vez que a credibilidade da sua pesquisa também será maior com base no material de referência. 

Como registrar o seu trabalho no Google Acadêmico?

O primeiro passo para registrar o seu trabalho no Google Acadêmico para pesquisa é criar um perfil no site do Google Acadêmico. E para isso, basta seguir o passo-a-passo:

  1. Clique no botão Menu, e depois em Perfil;
  2. Preencha seu perfil com seus dados acadêmicos;
  3. Cadastre um e-mail ligado a uma instituição (obrigatório);
  4. Confirme suas informações.

Depois disso, é só você cadastrar as suas publicações, para que o Google Acadêmico as indexe. Viu como foi importante conhecer sobre os benefícios do Google Acadêmico para pesquisa. Fala sério, essa dica pode mudar o seu futuro e dos seus trabalhos da faculdade né?!

Mas caso você também precise de ajuda com os seus estudos, nós também estamos prontos para isso. Você pode acessar o nosso plano de estudos para te ajudar a organizar a sua rotina de estudo, tornando mais fácil e completo para sua aprendizagem. Então você já sabe né? Acompanhe o blog do Amigo e as nossas redes sociais e sempre atualizado sobre todas as novidades do mundo universitário!