Existem diversos tipos de engenharia e cada uma delas cuida de uma área específica. A Engenharia Civil, por exemplo, é a responsável por projetar, executar e supervisionar obras, sejam elas de construção, saneamento ou transporte rodoviário.  O profissional, além da formação no curso de Engenharia Civil, precisa do registro no Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Esse engenheiro é o encarregado pela segurança e estabilidade da construção, através de avaliações que vão desde a análise de solo e vento, até os materiais utilizados.

A demanda do mercado de trabalho para um Engenheiro Civil pode variar conforme a economia do país. Isso porque um país em recessão provavelmente não investirá em novas obras, enquanto um país em crescimento precisa de novas construções e, consequentemente, novos engenheiros.

O curso de Engenharia Civil

Mesmo sendo cheio de cálculos, o que poderia assustar muita gente, o curso de Engenharia Civil é um dos mais disputados do Brasil, um dos motivos talvez seja a média salarial alta da profissão.

O bacharelado que dura em média 5 anos e durante esse tempo, o aluno tem disciplinas como economia, administração, desenho técnico, física, ciência dos materiais, eletricidade, fenômeno dos transportes, entre outras. Ao mesmo tempo, um estágio obrigatório também faz parte da matriz curricular.

O que faz um Engenheiro Civil

Um engenheiro civil pode trabalhar em diversas fases e tipos de uma obra, seja ela pequena ou grande. Por isso vamos te explicar as mais comuns:

  • Construção Civil e Urbana: é a área mais comum da profissão, onde o engenheiro é responsável pelo planejamento, execução e manutenção de edificações. Isso envolve estudo do terreno, ventilação, insolação, entre outros. Além de valer para qualquer tipo de construção, desde reforma de casas a grandes projetos, como aeroportos e shoppings centers.
  • Rodovias e Transportes: as vias – aquelas que andamos diariamente seja de carro, transporte público ou a pé – também são de responsabilidade de um engenheiro. Elas precisam ser planejadas para suportar a demanda das cidades e durar por muito tempo.
  • Saneamento: o saneamento básico é uma demanda que cresce conforme o desenvolvimento das cidades. Por isso, projetar redes de captação e tratamento de água e esgoto também é uma das áreas que o profissional pode atuar.
  • Estruturas e Fundações: é nessa área de atuação que o profissional escolhe os materiais para estruturar as obras. Essas estruturas proporcionam fundamento e segurança, por isso tem uma importância enorme em qualquer construção.  
  • Gerencia de recursos prediais: como o próprio nome já sugere, esse engenheiro é responsável por gerenciar e fazer um bom aproveitamento dos recursos de um projeto e estabelecer seus padrões de qualidade.
  • Recursos hídricos: o engenheiro especializado em hidráulica lida com grandes projetos que normalmente tem relação com a natureza, como barragens, reservatórios e sistemas de irrigação.

Quanto ganha um Engenheiro Civil

O engenheiro civil é um dos profissionais com melhores médias salariais do mercado.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED), a média salarial de um engenheiro no Brasil é de R$ 7.752,86.

Onde estudar Engenharia Civil

No Amigo Edu você pesquisa por bolsas de estudo de Engenharia Civil em faculdades de todo o Brasil. A UNICSUL está com descontos de até 85% no curso.

18 comentários em “Engenharia Civil: curso e carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *