É inegável que o mercado de trabalho para jornalistas está em constante transformação. A ascensão do jornalismo digital e das mídias sociais abriram novas oportunidades de carreira para os profissionais formados em jornalismo.

A comunicação faz parte do nosso dia a dia, e o jornalismo está longe de ser uma das profissões extintas do mundo. Isso porque ela segue sendo fundamental para manter uma sociedade livre e bem informada.

A procura pelo curso de graduação em jornalismo vem apresentando uma alta demanda, e é indispensável que as universidades que oferecem essa formação estejam alinhadas com as exigências do mercado de trabalho, e tenham sempre profissionais qualificados para instruir os estudantes e profissionais da melhor forma.

Diante da vasta gama de possibilidades na área, como escolher a melhor carreira? Neste conteúdo você vai conhecer 7 opções de especialização em jornalismo. Vamos nessa? Boa leitura!

O que fazer depois de se formar em Jornalismo?

O que fazer depois de me formar em jornalismo? Essa é a pergunta mais comum que rodeia todo e qualquer recém-formado em comunicação social. Não ironicamente, a primeira coisa a se fazer é respirar e refletir no que você deseja para o seu futuro.

Algumas pessoas planejam a sua carreira e campo de atuação de acordo com a área que se identifica, gosta ou tem aptidão. Por exemplo, quem é apaixonado por futebol e esportes no geral normalmente investe em jornalismo esportivo, e isso também serve para quem migra para o jornalismo político, investigativo e outros.

Fato é que ao terminar a faculdade, você vai se deparar com diversas opções de carreira. As pós-graduações e especializações em jornalismo estão disponíveis em diversas áreas do conhecimento. As principais podem incluir:

  • Jornalismo impresso: jornais, revistas e tudo que envolve publicações impressas (apesar
  • do avanço das plataformas digitais, existem veículos que trabalham com o impresso).
  • Jornalismo digital: site de notícias, portais, blogs e redes sociais.
  • Telejornalismo: emissoras de televisão, canais de notícias e produção de conteúdo audiovisual.
  • Radiojornalismo: emissoras de rádio e podcasts.
  • Assessoria de imprensa: empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.
  • Produção de conteúdo: trabalha para agências de marketing e mídias sociais como produtor de conteúdo ou analista de redes.
  • Pesquisa e análise de dados: o jornalismo de dados é uma das opções, e envolve coleta, análise e interpretação de dados para criar uma reportagem.

Com uma pós-graduação, você aprimora suas habilidades em uma área específica e se torna um profissional mais competitivo e requisitado.

Além disso, a especialização no currículo profissional amplia o leque de possibilidades do mercado. As empresas valorizam e estão cada vez mais em busca de profissionais com formação especializada. Algumas áreas costumam oferecer salários mais altos, como por exemplo a área de jornalismo investigativo.

Quanto tempo dura a pós-graduação em Jornalismo?

O tempo de duração de uma pós-graduação em jornalismo varia bastante. Existem cursos que podem ser concluídos em seis meses, e outros, como MBA, em 18 meses.

Vale ressaltar que não há um único formato de especialização, e por esse motivo, é sempre bom analisar as opções e o tempo necessário para terminá-las. Atualmente, você pode encontrar boa parte dos cursos de pós-graduação no formato EAD (ensino a distância). Isso ajuda no seu processo de formação, afinal, para quem tem rotina corrida, o ensino digital facilita bastante.

Existe também a possibilidade de ir para a área de ensino e pesquisa com as formações em mestrado e doutorado (stricto sensu). Neste caso, o tempo de duração pode ser um pouco maior, com média de 2 a 4 anos para conclusão.

Quanto custa uma especialização em jornalismo?

Fatores como localização geográfica, carga horária, instituição e formato podem influenciar no valor da mensalidade de uma especialização em jornalismo.

O modelo de ensino EAD costuma apresentar valores mais em conta, com mensalidades que podem variar de R$ 100 a R$ 2.000. Para ter ideia mais precisa do valor da pós-graduação que deseja fazer, o ideal é consultar os sites das instituições de ensino de seu interesse ou entrar em contato pelo telefone.

Não esqueça de sempre verificar se a instituição é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), e se o curso tem boa avaliação no mercado.

Bolsa de estudos para pós-graduação Jornalismo

Existem diversas maneiras de financiar uma pós-graduação em jornalismo, e a bolsa de estudos é uma delas.

Uma das formas de conseguir o benefício que disponibiliza descontos na mensalidade é através da própria instituição de ensino. Alguns costumam ter programas que oferecem bolsas de estudos.

O Governo Federal também surge com uma proposta de facilitar o ingresso e investimento em um curso superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos), que disponibiliza bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes de baixa renda e que participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, há também o Amigo Edu, plataforma de bolsas de estudos para graduação e pós-graduação com descontos que podem chegar a até 80% no valor da mensalidade até a formação.

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

Quais são as melhores especializações em Jornalismo?

A melhor especialização em Jornalismo vai depender dos interesses, objetivos de carreira e habilidades individuais. No entanto, algumas áreas se destacam pela alta demanda no mercado de trabalho, e pelas oportunidades de crescimento profissional.

A seguir você confere as 7 melhores especializações em jornalismo com base nos critérios mencionados.

Jornalismo digital

A especialização em jornalismo digital é uma das principais do mercado atualmente. Isso porque ela envolve todas as questões e avanços das mídias digitais.

Essa formação avançada prepara os profissionais jornalistas a atuarem no ambiente digital. É ideal para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre ferramentas e estratégias necessárias para produção de conteúdo jornalístico em plataformas online.

A especialização em jornalismo digital pode durar de 12 a 20 meses, dependendo da carga horária e instituição de ensino superior.

Jornalismo investigativo

A especialização em jornalismo investigativo capacita profissionais jornalistas a investigar e apurar fatos profundos em temas que são de interesse público. Normalmente, são eles quem relevam informações ocultas da sociedade, expõem injustiças, corrupções e outros problemas sociais.

Técnicas de investigação, pesquisa e análise de dados, como encontrar fontes seguras e outros temas são vistos ao longo da pós-graduação em jornalismo investigativo, que costuma ter de 5 a 12 meses de duração.

Jornalismo de dados

O jornalismo de dados é uma das carreiras do jornalismo que mais cresce no Brasil, pois trata-se de uma área que envolve coleta de fontes diversas e análise de visualização de dados necessários e relevantes para criar reportagens informativas.

Para atuar nesse campo, além da especialização, o jornalista precisa combinar todo o conhecimento adquirido ao longo da pós-graduação com suas habilidades do jornalismo tradicional.

É mais fácil encontrar escolas e instituições de ensino oferecendo um curso complementar de jornalismo de dados com carga horária de até 300 horas. Mas há também a possibilidade de fazer MBA nessa área, e a duração pode variar de acordo com o local de estudo.

Jornalismo esportivo

Normalmente quem segue na carreira de jornalismo esportivo tem paixão pelo esporte de modo geral. É também uma área que carece de profissionais do sexo feminino, e isso envolve algumas questões sociais.

Mas, quem deseja se especializar nesse campo, é necessário ter em mente que o dia a dia desse profissional é bem dinâmico, mas que no geral envolve cobertura de jogos, torneios e competições de diferentes modalidades do esporte.

No curso de pós-graduação, o jornalista desenvolve técnicas que estão alinhadas com as habilidades de reportagem e narrativa adquiridas ainda durante o curso de graduação.

Os cursos de pós em jornalismo esportivo costumam apresentar uma carga horária entre 360 e 450 horas (duração média de 12 a 18 meses).

Jornalismo cultural

A especialização em jornalismo cultural se concentra na cobertura de eventos relacionados ao entretenimento e cultura, incluindo música, cinema, arte e literatura. Esse campo visa informar e envolver o público que acompanha esses temas.

Um jornalista especializado em jornalismo cultural escreve reportagens sobre festivais, exposições, concertos, estreias de filmes e lançamentos de livros. Além disso, seu dia a dia inclui entrevistas com artistas, escritores, músicos e outras figuras culturais.

É possível encontrar esse curso de pós-graduação na modalidade presencial, com duração média de 18 meses.

Jornalismo internacional

A área de jornalismo internacional é uma das mais promissoras do mercado e uma das poucas que oferecem bons salários.

A especialização nesse campo prepara os jornalistas para cobrir eventos e questões em escala global, ou seja, é esse profissional que mantém a população informada sobre todos os assuntos internacionais e das relações entre países e regiões do mundo. Conflitos, desastres naturais, crises humanitárias e outros acontecimentos fazem parte da cobertura jornalística internacional.

A duração de uma pós-graduação em jornalismo internacional varia entre 12 e 18 meses.

Jornalismo político

A especialização em jornalismo político se concentra, sobretudo, na cobertura e análise de eventos, instituições e figuras políticas. O profissional especializado nessa área deve informar o público sobre todas as questões políticas, governamentais e sociais em diferentes níveis de governo.

Uma pós-graduação em jornalismo político tem duração média de dois anos.

E você, vai começar a investir na sua carreira de jornalista quando? Conte com o Amigo Edu para começar a sua graduação ou pós-graduação em comunicação social, com bolsas de estudos de até 80% de desconto. Não perca mais tempo!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu

20 comentários em “As 7 melhores áreas para Especialização em Jornalismo

  1. CV Profesional untuk Mendapatkan Pekerjaan Impian Anda Pakar karir, editor, dan teknologi mutakhir kami akan membantu membawa karir Anda ke level selanjutnya.

  2. certainly like your website but you need to take a look at the spelling on quite a few of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the reality nevertheless I will definitely come back again.

  3. Your article is truly remarkable! The way you’ve explained the topic with such clarity and precision is highly commendable. Readers are sure to benefit immensely from the wealth of knowledge and practical insights you’ve shared. It’s clear that your understanding of the subject is deep and thorough. I’m eagerly looking forward to more of your exceptional work in the future. Thank you for imparting your expertise and illuminating us with such detailed and insightful content.

  4. My brother suggested I might like this website He was totally right This post actually made my day You cannt imagine just how much time I had spent for this information Thanks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *