O curso de Direito é um dos mais desejados por quem se interessa pelo campo das Ciências Humanas. Pessoas formadas neste curso atuam na defesa da lei e dos direitos das pessoas, e contam com um mercado de trabalho muito amplo – o que torna o curso em um dos mais competitivos.

Quer saber como funciona o vestibular de Direito? Continue com a gente!

Como é um vestibular de Direito?

Há muitas formas de ingressar em uma faculdade de Direito: vestibular tradicional, pela nota do Enem, transferência externa entre faculdades (para quem está em um curso e quer fazer outro), ou até mesmo como segunda graduação.

Alunos que gostam muito de ler e escrever, costumam se identificar com o curso de Direito. Quem quer ingressar na área precisa ter vontade de lutar pelos direitos das pessoas, pela cidadania, e ter disposição para desenvolver um apurado senso analítico para a análise de leis e de sua aplicação na Justiça.

Boas opções não faltam para quem deseja se tornar advogado. Cursos em faculdades públicas e particulares contam com grades curriculares completas, entre aulas práticas e teóricas para os futuros profissionais do setor.

Veja também: 10 livros que todo estudante de Direito deve ler: obras essenciais para quem está começando

Em relação a como é realizado, o vestibular de Direito varia de acordo com os métodos de avaliação de cada instituição de ensino superior. Há faculdades, por exemplo, que oferecem a opção de vestibulares online, para aqueles que não podem comparecer presencialmente.

Processos seletivos presenciais também variam conforme critérios adotados pela universidade. Enquanto as particulares organizam seus próprios processos seletivos, as universidades públicas estão passando a aceitar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme contaremos a seguir.

Vestibular de Direito em faculdades públicas s públicas

As faculdades públicas oferecem vestibulares para o curso de Direito que se tornam muito desejados para quem quer seguir no setor. Muitas delas realizam vestibulares tradicionais, em que o aluno precisa se deslocar para a cidade em que o curso é ofertado e realizar a prova. Em muitos casos, os vestibulares contam com mais de uma fase.

Na maioria das universidades, o vestibular de Direito acontece todo primeiro semestre do ano, mas a prova geralmente ocorre no final do segundo semestre.

Para quem quer passar no vestibular de Direito de uma faculdade pública, a principal dica é prestar o Enem e garantir uma boa nota. Atualmente, a nota do Enem é aproveitada como bônus na pontuação no vestibular, ou pode ser a única nota usada pela faculdade para aprovar o candidato por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

No Sisu, o aluno pode realizar o cadastro da sua nota e tentar uma vaga nas faculdades públicas do país, caso ela esteja dentro da nota de corte do Sisu para Direto, a partir de uma média tirada das notas alcançadas pelos candidatos inscritos no mesmo curso.

Além das áreas de conhecimento, o Enem também é composto por uma redação, que não pode ser zerada pelo candidato que, do contrário, não consegue ter sua nota aproveitada para tentar uma vaga no ensino superior.

E que tal avaliar se sua nota do Sisu ajuda a passar em Direito? Basta usar o nosso simulador!

Vestibular de Direito em faculdades privadas

Além das faculdades públicas, muitas faculdades particulares também utilizam a nota do Enem em seus vestibulares e na oferta de bolsas em programas de financiamento estudantil público e particular.

As faculdades privadas também podem contar com seus próprios processos seletivos, que podem ser presenciais ou até mesmo online. Em muitas, inclusive, o vestibular de Direito pode ser agendado pelo candidato para o melhor dia e horário de sua preferência, o que facilita seu planejamento para tentar uma vaga.

O que cai na prova de vestibular de Direito?

Os vestibulares de Direito não acontecem da mesma forma – depende muito dos métodos de seleção de cada instituição de ensino superior. Isso significa que o candidato, nem sempre, vai encontrar as mesmas disciplinas em todos os processos seletivos.

Em muitos casos, a instituição de ensino pode pedir conhecimentos que vão além da grade disciplinar básica do ensino médio, como raciocínio lógico. Em vestibulares que contam com uma segunda fase, também é comum que exijam dos candidatos repertórios mais especializados na área de conhecimento de Direito.

Em muitos casos, são exigidos conhecimentos de disciplinas específicas como Sociologia, Filosofia e até mesmo Matemática.

Como passar vestibular de Direito?

Para passar no vestibular de Direito, não existe um caminho fácil: é necessário muita organização, planejamento e disciplina. No entanto, alguns passos ajudam a jornada a ser mais tranquila e bem-sucedida:

Faça um cronograma de estudos para Direito

Diante de tantas disciplinas para estudar para o vestibular de Direito, é importante o desenvolvimento de um cronograma de estudos. Dessa forma, você consegue priorizar os conteúdos em que mais possui dificuldades e evita se esquecer do que é mais importante para a prova.

Faça provas e simulados de provas antigas

É muito importante ter familiaridade com as provas que deseja prestar. Para isso, nada melhor do que a prática, entrando em contato com vestibulares de Direito dos anos anteriores.

Ao fazer provas e simulados para se preparar para o vestibular, você aprende a administrar o tempo que vai precisar para responder todas as questões, e conhece melhor o estilo de cada prova.

E se eu não passar no vestibular de Direito?

Não se preocupe! Passar no vestibular de Direito não é o único caminho para ingressar no curso. Hoje, várias opções estão disponíveis para facilitar o acesso a essa graduação. 

Caso não conquiste o resultado esperado no vestibular, hoje há diversas facilidades que ajudam a ampliar o acesso ao ensino superior:

Financiamento estudantil para Direito

O financiamento estudantil é uma porta de entrada à faculdade para aqueles que não tem condições de custear todas as despesas necessárias para fazer uma graduação. Atualmente é possível tentar o financiamento público, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ou buscar por alternativas privadas, oferecidas por programas próprios das faculdades ou por programas externos às instituições, como o Pravaler.

Aproveite e não deixe de simular o curso de Direito com o financiamento estudantil privado Pravaler!

Bolsa de estudos para Direito

Nem sempre, a tão sonhada aprovação no vestibular de Direito pode acontecer. Muitas vezes não estamos preparados para passar no vestibular, não tivemos tempo suficiente de preparação, entre inúmeros motivos que podem nos distanciar da tão sonhada vaga. Mas, o vestibular não é o único caminho.

Hoje, instituições de ensino particulares oferecem bolsas de estudos para Direito que podem ser a entrada na faculdade e assim aumentar o acesso ao ensino para todas as pessoas.

Há muitas formas de conseguir essas bolsas: direto com a sua universidade ou conhecer programas de bolsa de estudos que podem te ajudar a conseguir bons descontos em diversas instituições privadas.

É o caso do Amigo Edu, que oferece 80% de desconto na sua faculdade dos sonhos. Basta acessar o site, escolher sua graduação, preencher os dados, pagar o boleto de pré-matrícula e pronto! Não perca tempo e conquiste uma vaga na sua graduação em Direito de preferência!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu

375 comentários em “Vestibular de Direito: o que estudar e como passar

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. Hi there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back often!

  5. 6 August 2021.This is the last day BestLocalData.com will be online and operate. We are shutting down and all our data is for sale for $99.Regards,Patsy

  6. I’m not sure where you’re getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

  7. I like the valuable information you supply to your articles.I’ll bookmark your blog and test again here frequently. I’mmoderately sure I’ll learn plenty of new stuff right right here!Best of luck for the next!My blog post myweddinglight.us

  8. An intriguing discussion is definitely worth comment. I do believe that you need to write more on this subject, it may not be a taboo matter but generally people do not talk about such issues. To the next! Best wishes!!

  9. Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Extremely useful info specifically the last part 🙂 I care for such information much. I was seeking this certain info for a very long time. Thank you and good luck.

  10. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!Very useful information specifically the last part🙂 I care for such information much. I was looking for this particular information for a very long time.Thank you and best of luck.

  11. Thank you for any other fantastic article. Where else could anyone get that kindof info in such a perfect approach of writing? I’ve a presentation subsequent week, and I am at the look forsuch info.

  12. Heya i’m for the first time here. I found this board and I in finding It reallyuseful & it helped me out much. I am hoping to present one thing again and help others such as you aided me.

  13. Hello! I could have sworn Iíve been to your blog before but after browsing through many of the articles I realized itís new to me. Anyhow, Iím definitely delighted I came across it and Iíll be book-marking it and checking back often!

  14. After I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I get four emails with the same comment. Is there a means you can remove me from that service? Thank you!

  15. You could definitely see your enthusiasm in the article you write.The arena hopes for more passionate writers like you who aren’t afraidto mention how they believe. At all times goafter your heart.

  16. You can definitely see your enthusiasm within the workyou write. The sector hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraidto say how they believe. Always follow your heart.

  17. Thanks , I have recently been looking for information about thistopic for ages and yours is the greatest I’ve found out till now.But, what in regards to the conclusion? Are you positive concerning the supply?

  18. Hello there! I could have sworn Iíve been to your blog before but after browsing through many of the posts I realized itís new to me. Nonetheless, Iím definitely happy I came across it and Iíll be bookmarking it and checking back often!

  19. All the best with the fine related information right here on the web, it is a great small to medium sized test your net visitors. What person reported by below coverage? . . . .Fall in love with typically is unhurried, really like is almost certainly option. It not be jealous of, but there’s more talk, is not incredibly. It’s not necessarily irritating, itrrrs not self-seeking, it really isn’t successfully angered, it also blocks completely no list linked errors. Are fond of doesn’t necessarily relish hateful yet , rejoices when using the reason. This kind of be sure you satisfies, you should definitely trusts, be certain to hope, routinely perseveres.

  20. Aw, this was a very nice post. In concept I would like to put in writing like this additionally – taking time and precise effort to make a very good article… however what can I say… I procrastinate alot and certainly not seem to get something done.

  21. Good day! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!

  22. บาคาร่าออนไลน์จำต้องชูให้เป็นที่สุดของเกมไพ่ออนไลน์เลยครับผม เพราะเข้าใจง่ายไม่ซับซ้อนที่

  23. I’m not sure where you’re getting your info, but great topic.I needs to spend some time learning much more or understanding more.Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission.

  24. Nice post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very helpful information particularly the last part I care for such info much. I was seeking this particular info for a very long time. Thank you and best of luck.

  25. I’m not sure where you’re getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this information for my mission.

  26. Türk takipçi ve güvenilir takipçi satın alarak takipçinizi yükseltebilirsiniz. Sizde sosyal medya uygulamalarında daha fazla beğeni, takipçi ve izlenme için takipçi satın alabilirsiniz. Hadi gelin ve instagram takipçi satın alarak takipçi yükseltin.

  27. แต่ก่อนจะพนันบอลหนจำเป็นจะต้องไปโต๊ะบอลแต่ตอนนี้หมดยุคแล้วครับผม เพราะปรารถนาแทงบอลก็ทำเป็นเลยแค่เพียงปลายนิ้วเพียงแค่เข้ามาที่ UFABET การเดิมพันบอลก็จะง่ายสำหรับคุณ เว็บของเรามีให้บริการแทงบอลออนไลน์แบบครบทุกแบบ

  28. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service? Thanks a lot!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *