O financiamento estudantil, seja privado ou público, é uma ótima opção para realizar o sonho do tão esperado diploma de graduação!

Se você está no Ensino Médio, seja no primeiro ou último ano, já deve ter ouvido falar sobre financiamento estudantil. O mais conhecido entre eles é o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) uma opção de financiamento pelo governo. No entanto, devido à alta concorrência, algumas pessoas optam pelo financiamento estudantil privado.

Hoje, vamos falar sobre os tipos de financiamento estudantil. Vem ver!

O que é o financiamento estudantil?

Para aqueles que se perguntam como financiar uma faculdade pelo governo, a resposta é simples: Fies.  Mas há também outra opção de como financiar uma faculdade particular: o financiamento estudantil privado. Seja público ou privado, o crédito estudantil tem o mesmo objetivo: ajudar milhões de pessoas a conquistarem o sonho de realizar um curso de Ensino Superior.

No geral, o crédito estudantil vem como uma alternativa para quem não tem condições de pagar o valor integral da mensalidade do curso superior escolhido. O processo é semelhante ao de um empréstimo: em um curso de quatro anos, por exemplo, você não precisará pagá-lo apenas nesse tempo, podendo postergar a mensalidade por um período mais longo.

A instituição privada precisa aceitar o  financiamento estudantil privado ou público. Há diversos tipos de crédito estudantil:

  • O que você pode pagar a faculdade somente após concluí-la;
  • O que você pode pagá-la no dobro do tempo, ou 
  • Aquele em que você inicia o pagamento ainda como estudante.

Qual é a importância do financiamento estudantil?

A importância do financiamento estudantil privado ou público é evidente justamente em seu objetivo: fazer com que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior no Brasil.

Dessa maneira, o financiamento estudantil privado ou público  leva o estudante que não tem condições de pagar o valor integral a realizar o sonho da graduação.

Quais são os tipos de financiamento estudantil?

Financiamento estudantil público

O financiamento público mais conhecido é o o Fies. Na modalidade, há muito mais requisitos do que em um financiamento estudantil privado: como o ingresso é por meio do Enem, o estudante deverá ter realizado a prova, ter atingido, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, é preciso que a renda familiar per capita do candidato não ultrapasse 3 salários-mínimos.

Saber como utilizar a nota do Enem no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é fundamental para quem quer ingressar em faculdades privadas. Isso porque, pelo Fies, você pode financiar a sua graduação na instituição privada de sua escolha – desde que ela aceite esse programa como forma de ingresso. Se a sua instituição de preferência aceita o Fies e você deseja realizar a inscrição, será preciso que você:

  • Tenha participado de uma das edições do Enem desde 2010;
  • Tenha obtido média de, no mínimo, 450 pontos, e não tenha zerado a redação. 

Vale reforçar que quanto maior a nota de um candidato, mais chances ele tem de conseguir uma vaga no Fies. Além disso, as inscrições ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Com esse financiamento, enquanto o aluno estiver matriculado, terá que realizar um pagamento trimestral referente aos juros do financiamento. Assim, com a conclusão do curso, esse pagamento ainda continua por alguns meses em virtude do prazo de carência. Após este prazo, a dívida restante é parcelada e pode ser paga em vários meses ou anos.

Financiamento estudantil privado

Como exemplo de financiamento estudantil privado, falaremos sobre o Pravaler, uma das formas de como financiar a faculdade particular. No geral, as burocracias de crédito privado estudantil são menores e, portanto, torna-se mais fácil o processo de adesão. 

Para entender como funciona o financiamento estudantil privado, é importante saber, primeiramente, que cada empresa tem seus valores e requisitos, sendo algo particular.

O Pravaler é um crédito privado estudantil que existe desde 2001 e, desde então, vem ganhando espaço e destaque no mercado. Atualmente, o Pravaler já ajudou mais de 200 mil alunos a terem acesso à educação no Brasil. 

Por se tratar de um crédito universitário privado, a burocracia é bem menor do que os financiamentos públicos. Já são mais de 500 instituições pelo país que contém parceria com o Pravaler e, para participar, o estudante deve averiguar se a instituição de escolha tem essa parceria. 

O processo é feito todo pela internet: no simulador do Pravaler, você busca a sua instituição e o seu curso, confere as condições e preenche o cadastro. Posteriormente, você deverá enviar os seus documentos solicitados e o do seu garantidor.

Com a matrícula na faculdade que foi escolhida no cadastro, você validará as informações para então ser aprovado no financiamento estudantil. Vale lembrar que a contratação é semestral. Portanto, você deve solicitar a renovação a cada 6 meses do crédito privado estudantil

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Como funciona o pagamento no Pravaler?

No Pravaler, por exemplo, você paga o valor de 6 meses em 12 meses. Ou seja, em um curso superior de 4 anos, você terá 8 anos para pagá-lo. 

É difícil conseguir o financiamento estudantil privado do Pravaler?

Uma das exigências para participar do financiamento Pravaler é a existência de um garantidor, que tem a mesma finalidade de um fiador. Para isso, essa pessoa precisa ter renda de pelo menos um salário-mínimo.

Além disso, ela não pode ser garantidor de outro participante do programa. Além da necessidade de comprovação de renda por parte do garantidor, o aluno precisa comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso escolhido.

Para atingir essa renda, pode-se juntar a renda do aluno e do garantidor, ou apenas a renda do garantidor. No financiamento Pravaler, ambém é imprescindível que o nome do aluno e do garantidor estejam limpos no SPC e SERASA, além de apresentarem o CPF em situação regular.

Para ter direito ao financiamento de faculdade pelo Pravaler, o crédito privado estudantil deve ser feito apenas para um curso, seja ele de graduação ou pós-graduação

Os documentos exigidos são:

  • Cópia do RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda do aluno e do garantidor;
  • Comprovante de residência do aluno e do garantidor.

Assim que o seu cadastro for realizado, o prazo de validade é de 90 dias. Ou seja: é esse período que a sua instituição tem para confirmar os seus dados acadêmicos.

Quais cursos o Pravaler financia?

Levando em consideração que há 500 instituições parceiras do Pravaler, dá para imaginar que muitos são os cursos financiados, né?  Por exemplo, até o momento em que essa matéria foi escrita, o Pravaler financia diversos cursos, dentre eles:

  • Administração e Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentre outros;
  • Direito e Educação Física na FMU, dentre outros;
  • Enfermagem e Engenharia Civil na Universidade Cruzeiro do Sul, dentre outros;
  • Fisioterapia e Medicina na São Judas Tadeu, dentre outros; 
  • Odontologia e Pedagogia na FEEVALE, dentre outros.

Você pode acessar agora mesmo a área de parcerias do Pravaler para ter acesso às instituições que dispõem desse financiamento de faculdade particular.

Como escolher um financiamento estudantil?

O Fies é o financiamento estudantil público mais concorrido. Por isso, mesmo que ele seja aberto duas vezes ao ano, muitas pessoas não conseguem fazer parte desse programa de crédito estudantil.

Dessa maneira, é comum que algumas pessoas fiquem desanimadas por não terem sido contempladas pelo Fies. Porém, há diversas soluções para essa situação. Ao procurar por outro financiamento estudantil, o que você deve fazer, primeiramente, é uma simulação do financiamento.

Além disso, procure entender como é feito o contrato e quais são as opções de contratação, além de quais faculdades/cursos podem ser contempladas. No caso do Pravaler, você pode realizar a simulação online e consultar quais são os parceiros.

No Pravaler, os funcionários estarão sempre a disposição para tirar as suas possíveis dúvidas e ajudar a realizar o seu sonho de fazer um curso de ensino superior.

CTA simule seu financiamento estudantil e descubra quanto irá pagar na mensalidade

1.113 comentários em “Conheça os 2 tipos de financiamento estudantil: privado e público

  1. i need consolidation loan, i need loan urgently. i need a loan but have bad credit rating need loan now, i need loan now, cash advance business loans, cash advance loans, cash advance, cash advance loans social security. Business have acquired money, payment order. need a loan with bad credit fast loan need fast loan advance reviews.

  2. Pingback: 2oneness
  3. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  4. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  5. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  6. Hi! I just would like to give you a big thumbs up for the excellent info you’ve got right here on this post. I will be returning to your blog for more soon. 총판사이트 I’ve book marked it for later!

  7. Thanks for a marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you are a great author.I will always bookmark your blog and will often come back down the road. I want to encourage continue your great job, have a nice weekend!

  8. Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you, However I am going through troubles with your RSS. I donít
    understand why I am unable to join it. Is there anybody else getting identical RSS problems?
    “성인망가” Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

  9. Try to slowly read the articles on this website, don’t just comment, I think the posts on this page are very helpful, because I understand the intent of the author of this article.

  10. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

  11. I carry on listening to the reports speak about getting free online grant applications so I have been looking around for the most excellent site to get one. Could you advise me please, where could i get some?