No ano em que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completa 30 anos, o MEC anunciou uma nova versão da prova. Ela será aplicada anualmente para os alunos de todas as séries a partir do 2º do ensino fundamental. O objetivo é trazer resultados com mais agilidade para conseguir realizar intervenções pedagógicas a curto prazo. A partir do ensino médio, os resultados poderão ser usados para ingressar no ensino superior. As mudanças foram publicadas, no dia 6 de maio,  em portaria no Diário Oficial da União (DOU).        

Anteriormente a avaliação era aplicada a cada dois anos a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. 

As provas serão realizadas em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas a partir do 5º ano. A ideia é que as provas digitais sejam adaptativas, ou seja, o sistema sorteará a próxima questão, baseada na resposta dada no item anterior. Assim, cada avaliação se tornará única.

Enem seriado

O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023. 

O Enem tradicional não deixará de existir, uma vez que o Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior.

Programa de residência em avaliação educacional

Conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica será feito em colaboração com os estados e municípios. Dessa forma, professores das respectivas redes de ensino trabalharão no Inep, por período temporário, em que irão atuar na construção do novo Saeb.  Esses docentes cooperarão com o trabalho em todo o processo de preparação da avaliação, serão capacitados para a elaboração de itens de provas, especificidades da logística de aplicação do exame em larga escala e atuarão, em seguida, como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Com informações do Mec/Inep

10 comentários em “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem nova versão

  1. ufabetstar365 UFABET เป็นเว็บไซต์เจ้าแรกเจ้าเดียวที่รับการแต่งตั้งเป็นเว็บพนันออนไลน์ เว็บจริงที่สมบูรณ์แบบ UFABET เว็บตรงในไทยและเอเซีย

  2. UFA7-11 เว็บแทงบอลออนไลน์ UFABET บริการพนันออนไลน์ 24 ชั่วโมง ทางเข้า ufabet มือถือ เว็บตรงไม่ผ่านเอเยนต์ สมัคร บาคาร่า คาสิโน แทงบอล

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Wow, wonderful weblog format! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you make running a blog look easy. The total look of
    your web site is magnificent, let alone the content material!
    You can see similar here najlepszy sklep

  5. Hey there! Do you know if they make any plugins to assist
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Cheers! You can read similar article here:
    Scrapebox List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *