Para quem é apaixonado por educação, o curso de Pedagogia é perfeito para uma carreira dedicada ao ensino. Em muitos casos, a descoberta pela paixão pela Pedagogia acontece depois que o aluno já é formado em outra graduação.

Quem pode fazer, portanto, uma segunda graduação em Pedagogia? É o que vamos saber a seguir.

Quem pode fazer segunda graduação em Pedagogia?

O curso de Pedagogia é voltado, principalmente, para o ensino nos primeiros anos de formação da educação infantil e de jovens e adultos. O profissional formado estará preparado para a supervisão pedagógica, ocupando cargos como a direção, a coordenação e a orientação educacional de institutos de ensino, sobretudo escolas.

Também pode atuar na produção de materiais e livro didáticos e em projetos de educação inclusiva e de planejamento pedagógico. Além disso, há muitas demandas para o setor de educação a distância.

Essa é uma profissão em alta no mercado de trabalho. Pedagogos também podem atuar no setor corporativo, em projetos especiais para funcionários.

A segunda graduação é uma forma de conquistar um diploma em menos tempo, o que também pode ajudar em uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. E, quando se tratar da segunda graduação em Pedagogia, é ótima para quem deseja avançar na licenciatura.

Mas quem pode fazer uma segunda graduação em Pedagogia? Profissionais já formados em cursos de ensino superior de licenciatura podem correr atrás da nova formação. Podem ser cursos de licenciatura de Letras, Artes, Matemática, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia etc. O que importa é que estejam ligados ao ofício do ensino.

Formados no bacharelado também podem ingressar em Pedagogia, valendo cursos de diversas áreas, mas que tenham afinidade com o curso, como Serviço Social, Ciências Sociais, Antropologia e Psicologia.

Caso o curso de Pedagogia não seja a melhor opção para quem fez bacharelado, também é possível correr atrás da licenciatura relacionada a primeira faculdade: quem fez Engenharia, por exemplo, pode pensar em uma licenciatura de Matemática ou Física, por exemplo.

Então, uma vez com o diploma em mãos, o aluno se matricula no curso de Pedagogia e, após a conclusão da segunda faculdade, já pode atuar como pedagogo.

Como funciona a segunda graduação em Pedagogia? 

A segunda graduação em Pedagogia pode acontecer de um ano a um ano e meio, o que vai depender da instituição de ensino que oferece o curso. É muito comum, especialmente, na rede privada de ensino.

As disciplinas da segunda graduação em Pedagogia são focadas, principalmente, na prática do ensino, conforme apresentamos a seguir:

  • Fundamentos da educação infantil
  • Gestão e coordenação do trabalho pedagógico na educação básica
  • Educação em Direitos Humanos
  • Educação de jovens e adultos: fundamentos e práticas
  • Educação inclusiva
  • Educação infantil: currículo
  • Alfabetização e letramento
  • Avaliação educacional
  • Educação infantil e as diretrizes curriculares nacionais
  • Brinquedos e brincadeiras
  • Gestão do planejamento educacional: organização do trabalho pedagógico
  • Prática de ensino em gestão educacional
  • Ensino de matemática
  • Ensino de arte e música
  • Ensino de ciências
  • Ensino de história e de geografia

O curso conta com estágio curricular em práticas pedagógicas, que deve ser feito de forma presencial mesmo quando o curso é a distância. Ao final, o diploma conta com reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) e pode ser utilizado no mercado de trabalho. Com o diploma, o aluno pode tentar o ensino na rede pública por meio de concursos públicos ou ser contratado por escolas privadas.

Segunda graduação em Pedagogia presencial

Há diversas opções de segunda graduação em Pedagogia, em instituições públicas e particulares. Neste caso, o aluno precisa reunir a documentação necessária para comprovar as disciplinas que fez no primeiro curso e que são em comum com a segunda graduação. Dessa forma, vai conseguir eliminar matéria e fazer a segunda graduação em pedagogia em menos tempo.

Na modalidade presencial, é possível ter uma relação mais próxima com os professores e colegas de turma, o que pode possibilitar uma troca maior de experiências. O presencial também pode possibilitar oportunidades profissionais e de networking, contribuindo para o aluno que, na segunda graduação, está em mudança de carreira e cada vez mais interessado no ensino.

Segunda graduação em Pedagogia EAD

A maioria das instituições oferece a segunda graduação em Pedagogia no formato a distância, em que os alunos podem realizar todas as aulas e atividades curriculares em casa. Nesta modalidade, o aluno também tem contato com bibliotecas digitais, gravações das aulas e contato direto com professores e tutores para sanar dúvidas e ter acesso a orientação profissional.

Apesar da modalidade ser remota, é necessário realizar o estágio de forma presencial. Algumas instituições podem exigir que as provas também sejam feitas de forma presencial.

Uma segunda graduação em Pedagogia EAD pode ter como vantagem mensalidades mais baratas e a economia do tempo para o estudante que, muitas vezes, já inserido no mercado de trabalho graças ao primeiro diploma, precisa conciliar os novos estudos com o emprego, e com os estudos remotos, consegue planejar melhor o seu tempo.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

É possível se formar em Pedagogia em um ano?

Sim, conforme já dissemos, os cursos podem variar de um ano a um ano e meio. Como a grade curricular é muito similar a dos cursos de licenciatura, o aluno que já tem um diploma consegue eliminar várias disciplinas no momento da graduação.

Quanto tempo dura uma segunda graduação em Pedagogia?

Depende da instituição de ensino, mas pode variar de um ano a um ano e meio. Também pode variar de acordo com as disciplinas que o aluno consegue eliminar a partir da sua primeira graduação.

Melhores faculdades para fazer uma segunda graduação em Pedagogia

Antes de se matricular para uma segunda graduação em Pedagogia, é importante verificar se a instituição de ensino desejada possui regulamentação do MEC. Mas, se a busca por uma segunda graduação em Pedagogia está difícil, não se preocupe.

Atualmente, muitas faculdades oferecem a possibilidade de realizar uma segunda graduação em Pedagogia. A seguir, listamos as melhores faculdades para essa opção:

CTA estude pedagogia com bolsa de estudo no Amigo Edu

41 comentários em “Segunda graduação em Pedagogia: quem pode fazer?

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Wow, fantastic weblog layout! How lengthy have you ever
    been blogging for? you made running a blog look easy. The total look of your web site is
    fantastic, as neatly as the content! You can see similar: sklep
    internetowy and here ecommerce

  5. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Cheers! You can read
    similar art here: Ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *