O sonho de muitos estudantes é poder finalizar a primeira graduação. Contudo, mesmo após o término do primeiro ciclo de estudos, alguns ainda sentem que há mais para aprender.

Seja por querer complementar os conhecimentos ou até para fazer uma transição de carreira, pensar na segunda graduação acaba sendo algo bem comum na hora de procurar um caminho seja para uma nova profissão ou para se tornar um profissional mais completo. 

De qualquer maneira, um ponto que na maioria dos casos é levado em consideração, seja com um foco ou com o outro, é a expectativa de salário maior. E quando se fala em salário acima da média, com certeza o cargo de médico é um dos primeiros que vem a mente da maioria das pessoas.

Pensando nisso, trouxemos a resposta da seguinte pergunta: quem pode fazer segunda graduação em Medicina? Acompanha esse artigo que a gente te conta!

Como funciona o curso de Medicina como segunda graduação?

Antes de falarmos como funciona o curso de Medicina como segunda graduação, é legal explicar o que é uma segunda graduação.

Como o próprio nome já diz, segunda graduação, nada mais é, do que fazer um novo curso de ensino superior após ter finalizado um primeiro. Isso vale para qualquer área do conhecimento e qualquer nível de diplomação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Quando falamos de Medicina, isso vale igualmente. Se você for formado em algum curso de ensino superior que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), você pode cursar Medicina como segunda graduação. 

Contudo, é importante frisar que para se tornar um médico, você precisa ter feito um curso presencial. Até porque não é possível se formar em Medicina à distância.

Vantagens e desvantagens da segunda graduação em Medicina

Apesar de ser um curso muito cobiçado entre os estudantes, tanto como primeira graduação quanto como segunda, fazer Medicina tem suas vantagens e desvantagens. 

Quando falamos nas desvantagens de se cursar Medicina como segunda graduação, podemos citar a questão do tempo, pois este é uma curso que demora, no mínimo, seis anos para ser concluída.

Então, pensando que você já terá gasto alguns anos na primeira graduação, é importante colocar na balança se vale a pena fazer uma segunda graduação tão longa. Até porque, cursos de Medicina, devido a sua complexidade e grande carga horária, costumam ser integrais. 

Essa falta de disponibilidade atrapalha o aluno caso ele queira equilibrar uma vida profissional junto com a faculdade. Então, a demora para pegar o diploma é somada a demora para também retornar ao mercado de trabalho.

Contudo, essa é uma desvantagem que para alguns pode ser boa. É preciso que cada candidato faça sua própria avaliação para entender se um curso assim cabe ou não no seu momento atual acadêmico e profissional.

Falando agora das vantagens, elas são muitas. A primeira que podemos citar é o status social. Medicina é um curso muito reconhecido socialmente, então conseguir se formar nele traz um peso profissional muito grande. Se for um segundo diploma ainda, mostra apenas pontos positivos a respeito de quem os tenha, como responsabilidade, foco, comprometimento e esforço.

Além do status, não podemos deixar de citar a remuneração. A formação em Medicina garante um dos melhores pisos salariais do Brasil, bem acima da média salarial da população.

Qual curso mais aproveita matéria para Medicina?

Os cursos da área da saúde são os que mais aproveitem matérias para uma segunda graduação em Medicina. Todos eles são fundamentais, cada um com seu foco, para garantir que os pacientes tenham acesso a todos os cuidados necessários. 

Então aqui vamos listar alguns cursos que podem ser boas alternativas de primeira graduação, caso você tenha em mente uma segunda graduação em Medicina.

Enfermagem

O enfermeiro pode ser considerado o braço direito do médico. Por isso, os cursos apresentam matérias em comum, até porque a rotina de trabalho de ambos estará diretamente ligada todos os dias. 

Quem se forma em Enfermagem encontra disciplinas que o capacitam para: realizar exames, manipular medicamentos, aplicar injeções, realizar curativos e também pode trabalhar dentro da sala de cirurgias.

CTA estude enfermagem com bolsa de estudo no amigo edu

Odontologia

O dentista nada mais é do que um médico: só que apenas da boca. Por ter todo um foco em cuidar da saúde da boca e dos dentes das pessoas, o curso de Odontologia também é outra opção quando o assunto é aproveitar disciplinas para o curso de Medicina.

Nutrição

Se formar em Nutrição faz com que o profissional tenha as mesmas preocupações de um médico (e, consequentemente, uma formação levemente parecida com a dele): falar e pregar a importância dos hábitos saudáveis, como uma maneira de prevenir doenças e outros problemas de saúde. 

A questão é que a Nutrição faz isso através da alimentação. Mas existem disciplinas que com certeza é possível aproveitar.

Psicologia

Outro curso que também se preocupa com a área da saúde, mas que foca em um aspecto específico dela é Psicologia. Essa graduação foca na saúde mental das pessoas, no funcionamento do cérebro e em como isso pode até implicar na saúde física de uma certa maneira. 

Essa é uma ótima opção de curso para quem quer aproveitar as disciplinas em uma segunda formação de Medicina.

Fisioterapia

Citando o último curso que possui matérias relacionadas a Medicina, e que podem ser aproveitadas em uma segunda graduação, vamos falar da Fisioterapia. Essa graduação é uma opção para quem também quer trabalhar com a saúde, voltado mais para cuidado e recuperação de pacientes que tenham tido problemas mais graves de saúde.

Quais cursos podem ser transferidos para Medicina?

Para ser transferido para outra universidade, o ideal é que o aluno já esteja cursando Medicina. Outra opção é estar em cursos da área de saúde, como aqueles citados anteriormente.

Caso você estude Medicina em faculdades nacionais ou internacionais, também pode solicitar transferência para uma outra faculdade. É apenas necessário sempre ficar de olho nos editais, pois eles definem os critérios de transferência. 

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

13 comentários em “Quem pode fazer segunda graduação em Medicina?

  1. Thanks for the feedback! That’s an interesting point. I suppose there are many reasons, internal and external, why we do not accomplish all that we might. Regardless, I am thankful for the Lord’s grace in that. Thanks again!

  2. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  3. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  4. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *