O curso de Educação Física, através dos seus profissionais, é uma das principais áreas que promovem a saúde no dia a dia das pessoas e que contribuem para a construção de um estilo de vida mais saudável, auxiliando na prevenção de muitas doenças.

O exercício físico, fator fundamental para o bem estar, para a qualidade de vida e para a saúde física, também auxilia as pessoas na manutenção da saúde mental, na qualidade do sono, dentre outros benefícios que são obtidos por aqueles que escolhem incluir atividades físicas em sua rotina. Por essa razão, o profissional dessa área é tão importante na vida diária das pessoas, para colaborar com o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

O diverso campo de atuação do profissional de Educação Física, que pode atuar como educador físico ou professor na educação básica, justifica a demanda por esse profissional e a busca por esse curso como uma segunda graduação. Mas quem pode realizar uma segunda graduação em Educação Física? Fique conosco e descubra no artigo!

Como funciona a segunda graduação em Educação Física?

Em vista do seu papel relevante para a promoção da saúde na sociedade, e diante de uma maior procura por qualidade de vida das pessoas, os profissionais de Educação Física podem atuar em diversos setores e locais, dentre eles, escolas, academias, hospitais, hotéis, a domicílio, dentre outros.

Nos últimos anos, foi possível observar que um número cada vez maior de pessoas, de várias faixas etárias, incluíram a prática de exercícios físicos no seu dia a dia. São diversos os tipos de atividades, desde caminhadas, corridas, diferentes tipos de danças até esportes mais radicais. Esse fato é um reflexo direto do trabalho de educação e atuação dos profissionais de Educação Física na sociedade, que, ao longo dos últimos anos, vêm atuando em diversos lugares e auxiliando as pessoas no desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável, através da prática de exercícios.

Isso é possível, porque o curso de graduação em Educação Física possibilita que os seus profissionais consigam adaptar os seus conhecimentos e aplicá-los, de maneira adequada e segura, em diversos contextos.

Para os estudantes interessados em realizar uma segunda graduação em Educação Física, é importante destacar que esse tipo de curso está disponível no mercado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Abaixo falaremos com mais detalhes sobre cada uma delas.

Segunda graduação em Educação Física presencial

O curso presencial é o formato mais tradicional para se realizar a segunda graduação em Educação Física. Para os alunos de Educação Física, a modalidade presencial pode facilitar o aprendizado em aulas mais práticas, por exemplo.

Apesar de possuir algumas características, como a exigência de 75% de presença para o estudante ser aprovado, uma grade curricular menos flexível e os valores das mensalidades serem mais altos, em comparação com os modelos semipresencial e a distância, o modelo presencial é a escolha mais comuns entre os jovens com menos de 26 anos.

Dentre as vantagens observadas na modalidade de ensino presencial estão a possibilidade de networking, uma maior facilidade para indicações de estágios e empregos, dentre outras, justificando, dessa forma, a escolha desse tipo de formato de ensino pelos mais jovens.

Vale destacar que o curso de graduação em Educação Física deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, é um fator importante a se pesquisar antes de escolher a instituição de ensino para cursar a segunda graduação em Educação Física.  

Segunda graduação em Educação Física semipresencial

Para as pessoas que desejam realizar a segunda graduação em Educação Física, mas que não possuem muito tempo e buscam uma maior flexibilidade para os seus estudos, o curso semipresencial se apresenta como uma das melhores alternativas disponíveis no mercado. 

Esse formato de ensino, que também é conhecido como modelo híbrido, une as melhores características dos formatos presencial e a distância, característica que pode enriquecer ainda mais o processo de formação e de aprendizado dos estudantes. 

Alguns dos requisitos para o funcionamento da graduação em Educação Física no modelo semipresencial são: o percentual de aulas a distância não deve ultrapassar os 20% da carga horária total; e ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentre as vantagens observadas estão: mensalidades mais baratas e maior flexibilidade de horários, o que pode ser positivo para os estudantes de Educação Física, pois dá aos professores mais ferramentas para poderem estruturar as aulas práticas para os encontros presenciais enquanto a parte mais teórica fica na modalidade a distância (EAD), por exemplo.

Segunda graduação em Educação Física a distância

A segunda graduação em Educação Física também pode ser realizada no modelo de ensino a distância (EAD). O curso a distância oferece maior praticidade, conforto e flexibilidade para os estudantes durante o ano letivo. 

Os alunos que desejam realizar a segunda graduação em Educação Física talvez já possuam uma rotina com trabalho e precisam conciliá-la com os estudos. Nesse sentido, o modelo EAD vem se apresentando como uma excelente opção para as pessoas que desejam continuar se capacitando, devido a sua praticidade. Por essa razão, o EAD vem se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo. 

Portanto, dentre as grandes vantagens do formato estão a flexibilidade, conforto de estudar sem sair de casa, baixo investimento e a economia de tempo, essencial para as pessoas que precisam conciliar trabalho e estudo. Apesar disso, os alunos que escolhem essa modalidade de ensino aprendizagem precisam ter uma atenção maior com a organização, para não acumularem conteúdo e não se perderem nos prazos estabelecidos pelo cronograma do curso.

Por fim, vale destacar que o curso de graduação em Educação Física no formato a distância também precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Portanto, atenção a esse fator na hora de escolher a universidade que irá escolher. 

Quanto tempo dura a segunda graduação em Educação Física?

No caso das pessoas que já possuem um diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado, a segunda graduação em Educação Física pode ser realizada, em média, dentro de um período de 1 ano e 6 meses.

Onde fazer uma segunda graduação em Educação Física?

O profissional de Educação Física é um profissional muito importante na vida de quem busca por uma maior qualidade de vida, pois ele é o responsável por conduzir, de maneira adequada, as pessoas durante a prática de exercícios físicos. É o profissional capaz de elaborar um conjunto de atividades físicas que esteja alinhado aos objetivos e necessidades de cada pessoa.

Para atuar na área da Educação Física é preciso realizar uma graduação de, no mínimo, 4 anos, podendo ser bacharelado ou licenciatura. Mas, para quem já possui formação na área da saúde (para bacharéis) ou na área de educação (para licenciados), é possível realizar uma segunda graduação que, através da eliminação de matérias, reduz o tempo de formação.

Dentre as melhores universidades públicas e privadas para se realizar uma segunda graduação em Educação Física, estão:

É importante lembrar que, com o Amigo Edu, você poderá fazer a sua segunda graduação pagando menos na mensalidade através de descontos que vão até 80%. Qualquer estudante que ainda não realizou sua matrícula na faculdade, poderá contratar uma bolsa de estudos que é válida até o final do curso.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

24 comentários em “Quem pode fazer segunda graduação em Educação Física?

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Pingback: lsm99
  5. Pingback: superkaya 88 slot
  6. Pingback: indovip
  7. Pingback: เลสิค
  8. Pingback: trustbet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *