É muito comum que após os quarenta anos de idade, perguntas como “será que vale a pena fazer faculdade depois dos 40?” comecem a surgir, mas fato é que nunca é tarde para começar ou recomeçar uma carreira. Claro que a decisão se torna um desafio, uma vez que o mercado de trabalho costuma exigir anos de experiência em determinadas áreas.

No entanto, saiba que essa escolha tem sido mais frequente. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (INEP), nos anos entre 2018 e 2020, o crescimento de matrículas teve um aumento de 20% para a faixa etária de 40 a 44 anos, e a tendência é crescer ainda mais ao longo dos anos. Mas você sabe o motivo?

A faculdade aos 40 exige, sobretudo, uma conciliação entre a rotina da vida adulta, gastos financeiros e tempo com os estudos. O ensino EAD (ensino à distância), tem facilitado ainda mais o ingresso dessas pessoas ao ensino superior. 

Neste conteúdo, você vai descobrir quais são os melhores cursos para fazer aos 40 anos. Vem com a gente!

É possível mudar de carreira depois dos 40?

Não só é possível como já é uma realidade aceita por muitas pessoas. O importante é estar feliz na carreira, e se você não está, é hora de mudar de profissão, independente da idade. No entanto, é importante destacar que você pode enfrentar dificuldades no mercado de trabalho depois dos 40, pois, as exigências por parte das empresas têm mudado com o passar dos anos.

Mas não desanime! Estar atualizado sobre as novidades e desenvolver habilidades que o mercado exige, principalmente no setor tecnológico, pode fazer toda a diferença. Portanto, 

Como escolher uma profissão aos 40 anos?

Caso você tenha decidido iniciar uma carreira aos 40 anos mas ainda não sabe qual profissão escolher, saiba que a maneira mais infalível de fazer a descoberta do que combina com você e seus atributos, é o teste de orientação vocacional, ferramenta científica, construída por psicólogos e especialistas em carreira e autoconhecimento, cujo objetivo é ajudar as pessoas que ainda não sabem o que fazer no setor corporativo.

CTA descubra qual profissão combina mais com você com o teste vocacional

Que faculdade fazer aos 40?

Mas afinal, que faculdade fazer aos 40? Fato é que independentemente da carreira que você seguir, ter princípios como responsabilidade, dedicação, proatividade e organização, é essencial para um sucesso profissional. 

Atualmente, existem algumas modalidades de ensino e tipo de formação que podem ser mais aceitas e ideais para quem, sobretudo, buscam flexibilidade.

Um exemplo é o EAD, como já mencionamos, e formações de curta duração, como cursos tecnólogos que possuem uma carga horária menor, que pode ser concluída em no máximo dois anos. Ademais, separamos algumas carreiras que podem ser interessantes, confira!

Curso de Gestão de Recursos Humanos

Profissão com boas tendências para o futuro, o curso de nível superior de titulação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos tem duração média de dois anos (carga horária mínima de 1.600 horas). É possível ainda, encontrar algumas instituições de ensino superior que oferecem a formação com pouco menos de um ano e meio.

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos é responsável por gerenciar as relações humanas e criar ponte entre os objetivos das empresas e os colaboradores. Durante a formação, o estudante é preparado e capacitado para atuar em diversas funções no mercado corporativo.

Hoje é possível encontrar a graduação de Gestão de RH na modalidade presencial e EAD.

Curso de Psicologia

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pravaler, plataforma de financiamento estudantil privado, o curso de Psicologia é o mais escolhido por pessoas acima de 40 anos. Uma das vantagens de escolher a profissão é que ela permite uma atuação como autônomo, principalmente na Psicologia Clínica.

A faculdade de Psicologia tem duração média de 5 anos (10 semestres), e a grade curricular é bastante dinâmica, com aulas teóricas e práticas que aumentam a partir já do segundo ano. A graduação é do tipo bacharelado e pode ser encontrada apenas no formato presencial, portanto, caso a formação esteja na sua lista, planeje e organize bem a sua rotina para ter um bom desempenho nas aulas, estágios e atividades extracurriculares.

Curso de Pedagogia

A formação em Pedagogia é uma das mais oferecidas no Brasil, não à toa o governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aumentará o número de bolsas dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP) para os próximos anos.

Além disso, vale lembrar que essa é uma das carreiras mais aquecidas no mercado de trabalho, principalmente para a educação infantil e ensino fundamental (1° ao 5° ano).

A graduação em Pedagogia é oferecida na titulação de licenciatura, tem duração média de 4 anos e pode ser encontrada nas modalidades presencial e EAD nas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. Mas, a boa notícia é que agora, é possível concluir a faculdade e obter o diploma na área em apenas um ano.

Cursos de tecnologia

As formações no segmento de tecnologia, no geral, estão e sempre estarão em alta, pois é o mercado do futuro. Esse setor tem permanecido aquecido nos últimos tempos devido à carência de profissionais especializados nesse sentido, portanto, optar por essa carreira aos 40 anos pode ser uma boa alternativa.

Importante destacar que essa é uma área que, sobretudo, apresenta um campo bem amplo, onde o número de vagas se sobressai ao número de candidatos qualificados no mercado.

Conheça algumas opções de cursos no segmento de tecnologia:

Algumas dessas graduações podem ser concluídas em até dois anos, o que torna ainda mais viável a mudança ou início de carreira aos 40 anos.

Agora que você já sabe que faculdade fazer aos 40, que tal planejar o início da sua trajetória acadêmica? Estude com o Amigo Edu e garanta desconto de até 80% na sua mensalidade até o final do curso. Não perca tempo!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu

68 comentários em “Que faculdade fazer aos 40? Conheça os melhores cursos

  1. عند اختيار قطع الأثاث المُناسبة وقبل البدء بتصميم القطع وتنسيق مواقعها يُفضّل اختيار نمط تصميمي موحد لكافة أرجاء المنزل، بحيث يكون الأثاث في كلّ غرفة أو منطقة متناسقة مع باقي الغرف والمناطق في المنزل، إذ يُفضّل أن يكون كامل أثاث المنزل بكلّ غرفه على النمط الكلاسيكي أو النمط الحديث على سبيل المثال، ممّا يجعل التصميم مُريح للرؤية، ولا يشعر الشخص بالفوضى من كثرة أنماط التصميم، كما أنّ ذلك يُتيح نقل قطع الأثاث من مكان إلى آخر، أي يُمكن استخدام قطع أثاث غرفة المعيشة في غُرفة النوم.

    افضل شركات نقل اثاث

  2. Finding joy in life isn’t always easy, but there are small moments to be found everywhere. Take a few minutes each day to look for something to be thankful for, to draw strength from, or even just to appreciate the beauty that life has to offer. From watching a beautiful sunset to enjoying the company of a loved one, these small moments of joy can make all the difference. मकान मालकिन भाभी की गान्ड चुदाई की बोली दर्द हो रहा है

  3. Wow, superb blog layout! How lengthy have you ever been blogging for?
    you made running a blog look easy. The entire glance of your site is great, let alone the
    content material! You can see similar: dobry sklep
    and here sklep

  4. PBN sites
    We establish a structure of PBN sites!

    Pros of our self-owned blog network:

    We perform everything SO THAT google DOES NOT realize that THIS IS A self-owned blog network!!!

    1- We acquire domain names from distinct registrars

    2- The principal site is hosted on a virtual private server (Virtual Private Server is fast hosting)

    3- Additional sites are on distinct hostings

    4- We assign a separate Google account to each site with verification in Google Search Console.

    5- We make websites on WordPress, we don’t employ plugins with assisted by which Trojans penetrate and through which pages on your websites are established.

    6- We do not reiterate templates and use only exclusive text and pictures

    We don’t work with website design; the client, if desired, can then edit the websites to suit his wishes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *