Medicina é o curso mais concorrido do Brasil e o que apresenta as maiores mensalidades. Se o sonho de fazer esta graduação parece ser impossível, o Prouni pode ser uma alternativa.

A seguir, contamos qual é a nota de corte do Prouni e como utilizar o programa para conseguir uma bolsa de estudos para Medicina em uma faculdade particular. Acompanhe!

Como funciona o Prouni para Medicina?

Para participar do Prouni (Programa Universidade para Todos), é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na versão mais recente ou no ano anterior, não ter zerado a redação e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter diploma de ensino superior (com exceção de professores) e deve se adequar a algum dos seguintes critérios:

  • Ter estudado o ensino médio em escola pública;
  • Ter estudado o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica e como membro permanente do quadro de professores;
  • Ser pessoa com deficiência.

Também é necessário atender aos seguintes critérios de renda (com exceção de professores da rede pública de ensino):

  • Para bolsa integral (100%) é necessário ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário-mínimo e meio;
  • Para bolsa parcial (50%) é necessário ter renda familiar per capita de, no máximo, três salários-mínimos.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso, período letivo e instituição de ensino superior de acordo com seus interesses.

Qual a nota de corte para Medicina no Prouni? 

O curso de Medicina apresenta nota de corte de 763 pontos em média, considerando a menor nota de 707 pontos e a maior de 814 pontos.

Como ver o resultado do Prouni para Medicina?

O resultado do Prouni é divulgado no próprio site oficial do programa, e é de responsabilidade do candidato checar se foi aprovado ou não. Quem perder os prazos ou os procedimentos fica de fora.

Vagas remanescentes do Prouni para Medicina

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Ou seja, que por algum motivo acabaram sobrando.

Portanto, para quem não se classificar ainda é possível tentar as vagas remanescentes do Prouni para Medicina. Nesse caso, as vagas ficam disponíveis para candidatos que já estão matriculados em faculdades particulares e que atendem aos requisitos do Prouni.

É preciso se inscrever na lista de espera e acompanhar o processo no site do programa. Mas, atenção: não são todos os cursos que aparecem nas vagas remanescentes disponíveis no Prouni. O candidato deve acessar o site do programa na época da inscrição e verificar todas as opções disponíveis.

Como se inscrever para o Prouni Medicina?

As inscrições para o Prouni Medicina são gratuitas e acontecem de forma online, no site do Prouni. Além de incluir a nota do Enem, é preciso preencher o formulário com as seguintes informações:

  • Número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente;
  • Informações de contato;
  • Informações pessoais;
  • Informações sobre renda e composição familiar;
  • Informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o ensino médio;
  • Até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis e de acordo com sua renda familiar bruta mensal per capita e aos demais critérios de seleção do programa.

Faculdades privadas de Medicina que aceitam o Prouni

O número de vagas de Medicina no Prouni muda todo semestre. Para saber exatamente se é possível conseguir uma bolsa no local e época em que irá começar a estudar, é necessário consultar o sistema do Prouni durante o período de inscrição.

Leia também: Confira o calendário dos vestibulares de Medicina 2022

O MEC (Ministério da Educação) só aceita universidades bem avaliadas para oferecem o programa de bolsas de estudo. Confira algumas faculdades privadas de Medicina que aceitam o Prouni:

  • Universidade Estácio de Sá
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  • Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Universidade Potiguar
  • Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH)
  • Faculdade Santa Maria (FSM)
  • Universidade Anhembi Morumbi

Não consegui bolsa para o Prouni, e agora?

Se você não passou no Prouni, saiba que não precisa desistir ou se conformar em esperar mais um ano para tentar a sonhada vaga no ensino superior, ok? Isso porque você pode até não ter alcançado a nota de corte no Prouni, mas existem outros processos seletivos ou instituições que concedem bolsa de estudos para graduação que você pode conferir a seguir!

Financiamento estudantil

O financiamento estudantil também pode ser uma alternativa para estudar Medicina pagando menos. Tanto o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), quanto o financiamento estudantil privado Pravaler oferecem descontos para este curso.

O Fies é um programa de financiamento de cursos em instituições privadas de ensino com bom conceito junto ao MEC. Com ele, o aluno consegue uma empréstimo a juros baixos, bancado pelo governo federal e a dívida só começa a ser quitada depois da formatura, com juros mais baixos do que os cobrados no mercado.

Já com o Pravaler, não é necessário ter feito o Enem, a contratação pode ser feita em qualquer época do ano e as parcelas não se acumulam. Confira as universidades parceiras e estude Medicina sem sufoco!

Bolsas institucionais

Muitas universidades concedem bolsas próprias aos seus alunos. O critério para concorrer a elas pode variar de acordo com a instituição, porém costumam envolver:

  • Fatores sociais;
  • Obtenção de uma boa classificação nos vestibulares dessas instituições de ensino ou, ainda, acerto de uma porcentagem mínima de questões nesses exames;
  • Pela nota do Enem.

Para aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudos desse tipo, não deixe de prestar o vestibular da universidade de Medicina que você deseja estudar e tampouco deixe de se preparar para se sair bem na prova.

Nota do Sisu

Para quem tirar uma boa nota no Enem, é possível concorrer a vagas em faculdades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Um sistema informatizado no qual estudantes se candidatam a vagas em universidades públicas de todo o país. Sendo assim, todos os anos são disponibilizadas nessa plataforma vagas de cursos de graduação em faculdades públicas.

Plataformas online

O Amigo Edu é uma dessas plataformas e tem como principal objetivo revolucionar a maneira que o brasileiro lida com a educação. Desde dezembro de 2019, nos tornamos um canal de educação que oferece benefícios integrados a finanças e captação digital.

Como o Amigo Edu o aluno pode fazer vestibular, escolher a universidade, abrir uma conta digital, aproveitar uma série de vantagens no clube de benefícios, além de conseguir uma bolsa de estudos de até 80% de desconto.

Todos esses serviços são oferecidos para estudantes que ingressarem através do Amigo Edu na graduação, pós-graduação ou cursos técnicos.

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu

9 comentários em “Nota de corte do Prouni para Medicina

  1. Wow, amazing blog format! How long have you been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The total look of your website
    is fantastic, as well as the content material! You can see similar here sklep
    internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *