O curso de bacharelado em Direito é o terceiro mais concorrido do Prouni, ficando para trás apenas para Medicina e Ciências Econômicas, fazendo a nota de corte do Prouni para Direito ser uma das maiores, com média entre 660 a 703 pontos.

Mas como essa pontuação é apenas uma média que considera instituições de ensino superior de todo o país, é possível encontrar faculdades que aceitam o Prouni com notas de corte menores.

Antes de tudo, você precisa entender melhor como funcionam as inscrições e o processo para conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni de Direito. Por isso, continue a leitura!

Como funciona o Prouni para Direito?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos), do governo federal, concede bolsas de estudos para alunos cursarem a graduação em faculdades particulares. As bolsas são parciais (50%) ou integrais (100%).

Para conseguir uma bolsa do Prouni para Direito, há alguns requisitos:

  • É preciso participar da última edição do Enem;
  • Obter o mínimo de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais;
  • Não zerar a redação;
  • Possuir renda familiar entre um salário-mínimo e meio a três salários-mínimos e meio;
  • Ter cursado todo o ensino médio na escola de rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio como bolsista, em caso de alunos de escola particular.

Sendo assim, o primeiro passo para conseguir uma bolsa para o curso de Direito pelo Prouni é atender aos requisitos acima e garantir uma boa nota no Enem. Depois, acessar o site do programa e se inscrever durante o período de inscrições, que ocorre duas vezes ao ano.

Nota de corte do Prouni para Direito

É importante saber que todo curso e instituição de graduação possuem uma nota de corte, sendo a nota do último selecionado para determinada opção. Por isso, é interessante que você saiba qual é a nota de corte para Direito no ano que for concorrer e avaliar as possibilidades de ganhar uma bolsa do Prouni.

Ao comparar a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com a pontuação atual, fica mais fácil saber como conseguir custear a sua faculdade de Direito pelo programa.

Atualmente a nota de corte do Prouni para Direito está entre 455.52 a 722.62 pontos. Isso significa que para você entrar na lista de classificados a sua nota deve estar próxima dessa pontuação.

Vagas remanescentes do Prouni para Direito

Se você não for aprovado nas chamadas regulares do Prouni, há a opção de concorrer às vagas remanescentes. Essas vagas são aquelas que sobram devido às desistências de candidatos inscritos ou eliminados por não se enquadrarem nos pré-requisitos do programa.

Para concorrer, é preciso se inscrever no site do Prouni. O processo seletivo permanece igual, tendo a nota do Enem como principal requisito. Os candidatos selecionados são aqueles que atingirem as maiores médias na lista de remanescentes.

Alunos que já estão cursando a faculdade e desejam custear ao menos 50% da mensalidade pelo Prouni, também podem participar da seleção. 

Como ver o resultado do Prouni para Direito?

Após o fim das inscrições, o MEC (Ministério da Educação) divulga o resultado do Prouni para Direito. Para acessar, é só acessar o site do programa e conferir a lista de aprovados.

No mesmo portal é divulgado o prazo para comparecer às instituições de ensino e realizar a matrícula, apresentando os comprovantes e documentações necessárias para o Prouni.

Como se inscrever para o Prouni Direito?

As inscrições são abertas duas vezes por ano no site do programa. Para se candidatar você deve usar a nota do Enem do ano anterior e estar nos requisitos que apresentamos acima.

Para ter mais chances de conseguir a bolsa do Prouni para Direito, saiba que você pode se inscrever para duas instituições de ensino diferentes com a mesma opção de curso, além de concorrer a turnos diferentes.

Fique de olho no cronograma do Prouni para se inscrever!

Faculdades privadas de Direito que aceitam Prouni

É possível conseguir uma bolsa de estudos do Prouni para Direito em várias faculdades privadas do país que aceitam o programa, como é o caso da Anhanguera, Anhembi Morumbi, Estácio de Sá, Cruzeiro do Sul e UNICID.

Veja também: Conheça os melhores cursos de Direito no Brasil

A seguir, falaremos sobre cada uma dessas instituições, com a última nota de corte de Direito do Prouni para você ter como referência e já começar a calcular suas chances.

Direito na Anhanguera

A Faculdade Anhanguera é uma das faculdades particulares que disponibilizam bolsas de estudos do Prouni para Direito, com nota de corte média de 630 pontos. Mas, varia de acordo com a unidade escolhida.

O aluno pode receber bolsa parcial, e combinar com outros descontos que a Anhanguera oferece, ou uma bolsa de 100%, que custeia todo o curso.

Direito na Anhembi Morumbi

A UAM (Universidade Anhembi Morumbi) também oferece bolsas de estudos do Prouni para Direito. Só no primeiro semestre de 2022 foram ofertadas 62 bolsas para o curso (distribuídas nos campus da Anhembi).

As bolsas para a Anhembi Morumbi são parciais ou integrais.

Direito na Estácio de Sá

Outra faculdade particular que aceita o Prouni para os interessados em cursar Direito é a Estácio de Sá. As bolsas concedidas para o curso também são parciais e integrais, e a quantidade varia de acordo com a unidade pretendida.

Direito na Cruzeiro do Sul

A Universidade Cruzeiro do Sul oferece bolsa do Prouni para Direito, mas vale destacar que as bolsas são apenas integrais, e isso não é exclusividade do curso de Direito, mas para todos os cursos da instituição.

Direito na UNICID

Para você que deseja cursar Direito da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) as notícias são boas, pois eles também aceitam o Prouni para ingresso na faculdade e oferta de bolsas. Entretanto, assim como a Cruzeiro do Sul, as bolsas são apenas integrais.

Não consegui bolsa para o Prouni, e agora?

Você não precisa abandonar seu sonho de estudar por não ter conseguido uma bolsa do Prouni para Direito. O Amigo Edu oferece bolsas de estudos para Direito nas faculdades que mostramos aqui e em várias outras de todo o país. São bolsas de até 80% para Direito presencial, semipresencial ou EAD. 

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

12 comentários em “Nota de corte do Prouni para Direito

  1. Wow, amazing blog format! How lengthy have you ever been running
    a blog for? you made blogging look easy. The entire look of your site is excellent, as well as
    the content! You can see similar: dobry sklep and here ecommerce

  2. I was recommended this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him
    as no one else know such detailed about my trouble. You’re
    wonderful! Thanks! I saw similar here: ecommerce and also here:
    najlepszy sklep

  3. Hello! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine
    Optimization? I’m trying to get my site to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good gains. If you know
    of any please share. Many thanks! I saw similar art here:
    Backlinks List

  4. Wow, awesome weblog structure! How long have you been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The whole glance of your web site is
    wonderful, let alone the content material! I read similar here prev next and those was wrote by Ardith80.

  5. Wow, fantastic weblog structure! How lengthy have you ever been blogging for?
    you make blogging glance easy. The entire glance of your
    website is fantastic, let alone the content! I read similar here
    prev next and it’s was wrote by Denis68.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *