Você que está pesquisando faculdade EAD para iniciar a sua graduação à distância, já deve ter se deparado com o termo polo EAD, certo? Mas, você sabe o que é e para que funciona esse ambiente?

Superficialmente, esse polo universitário funciona como um local, com infraestrutura adequada para receber alunos para aulas e atividades presenciais. Sobretudo, é um lugar extremamente importante para o seu desenvolvimento e formação enquanto estudante. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com todas as informações que você precisa saber sobre o polo EAD. Acompanhe!

O que é um polo de educação a distância?

O novo formato de ensino à distância vem ganhando força nos últimos anos devido a flexibilidade e comodidade que a modalidade proporciona, uma vez que você pode estudar de onde estiverem. Em vista da crescente procura pelo EAD e faculdades que oferecem a modalidade, o número de polos universitários vem crescendo ainda mais. Mas afinal, do que se trata?

O polo de educação a distância é uma unidade de apoio ao ensino EAD, que serve, basicamente, como suporte para auxiliar e ampliar o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais que o curso online necessita. Portanto, tarefas como:

  • Atividades presenciais
  • Apresentação de Seminários
  • Aula prática em laboratórios
  • Ações sociais
  • Avaliações
  • Encontros com os professores
  • Encontro com profissionais qualificados do mercado de trabalho
  • Estágios
  • Oficinas
  • Visita técnica, entre outras, são realizadas dentro dos polos.

Assim como as universidades, o polo de faculdade também precisa ser credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pois é necessário que o órgão avalie se o ambiente possui estrutura física e tecnológica para receber os estudantes EAD, como equipamentos para exibição de aulas ao vivo, por exemplo. As mais comuns e que devem estar presentes em um polo, são:

  • Área para eventos
  • Bibliotecas
  • Laboratórios específicos para cada curso
  • Laboratórios de informática
  • Salas de estudo
  • Salas de transmissão de aulas
  • Setor administrativo e financeiro
  • Suporte para professores e tutores

Com todos esses espaços, os estudantes EAD conseguem integrar os conteúdos teóricos com a parte prática da coisa. Esses elementos são primordiais para tornar a experiência e jornada acadêmica do aluno, a melhor possível.

Como funciona o polo EAD?

Além das aulas online ou ao vivo, o estudante do ensino à distância deve, obrigatoriamente, comparecer ao polo EAD uma ou duas vezes por semestre – frequência definida pela universidade -, para realização de algumas atividades pedagógicas para potencialização do aprendizado em laboratórios ou salas específicas do seu curso.

Embora o estudante não precise, necessariamente, frequentar o polo universitário todos os dias, o ambiente é de extrema importância para a sua graduação EAD, portanto, precisa ter uma infraestrutura adequada, além de uma equipe administrativa em prontidão para solucionar dúvidas e questões que venham a ter.

Além disso, por mais que a plataforma digital ou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), seja projetado para proporcionar a interação de alunos e professores, o polo EAD também ajuda nesse sentido, pois nesse ambiente, é possível projetar fóruns de discussão entre colegas de classe e o corpo docente.

Importante lembrar que o objetivo de um polo EAD é servir como um ponto de apoio ao estudante. Nesse sentido, ele precisa ser bem estruturado em todos os aspectos.

Como abrir um polo EAD

Essa pode ser uma dúvida, principalmente, daqueles que buscam ampliar o seu negócio e criar oportunidades. Entretanto, é importante destacar que abrir um polo EAD não é uma das coisas mais simples, pois requer muita pesquisa e, sobretudo, muito planejamento do ensino no mercado.

Primeiramente, o interessado deve ter conhecimento sobre as leis que regulamentam o ensino à distância. Em seguida, criar um planejamento, bem estruturado, onde especifica fatores como, valor do investimento, orçamento geral, tempo, quais cursos estão disponíveis, público-alvo, entre outros.

Não podemos esquecer da infraestrutura do polo, tanto ela física como a virtual. O investimento em uma plataforma de ensino à distância é primordial. Pois, trata-se de uma ferramenta essencial para que os alunos possam acessar as aulas, disciplinas e matérias.

Credenciamento de polos pelo MEC

Como já mencionamos, para que o seu polo EAD funcione, ele precisa ser credenciado e regulamentado pelo MEC.

Para conseguir a autorização do Ministério para atuação no mercado acadêmico, é necessário que alguns procedimentos sejam realizados, como por exemplo, apresentar o projeto pedagógico ao MEC, que deve constar todos os cursos de graduação que o polo irá oferecer, bem como nos conteúdos de cada disciplina.

Além da grade curricular, o interessado deve também especificar o número de vagas que serão ofertadas, como funcionará as atividades presenciais e os atendimentos da área administrativa do polo universitário.

Por fim, é necessário comprovar que a instituição esteja regulamentada tanto na parte jurídica quanto fiscal. Todas as informações você consegue encontrar no site do MEC.

Qual a diferença de polo e campus?

Foi possível notar, ao longo desse conteúdo, que, embora o polo EAD seja um espaço onde os estudantes do ensino à distância apenas realizam algumas atividades presenciais, ele deve conter uma infraestrutura adequada para recebê-los, na mesma proporção de um campus universitário, por exemplo.

A diferença é que o campus deve ter uma estrutura de uma universidade, onde pode receber uma quantidade maior de alunos. Já os polos são extensões dessas faculdades, que podem ser criadas e instaladas em diversos pontos da cidade, e até fora do país.

Quais faculdades possuem polo EAD?

Atualmente são mais de 10.000 polos EAD espalhados pelo Brasil, sendo boa parte desse número de instituições de ensino superior privado.

Algumas das universidades que oferecem o ensino à distância, são parceiras do Amigo Edu, plataforma de bolsas de estudos de até 80% de desconto na mensalidade do curso. Separamos algumas opções, confira:

Agora você não tem mais desculpas para começar uma faculdade EAD. Não perca a chance de conquistar o seu diploma de ensino superior, e conte com o Amigo Edu para embarcar nessa jornada!

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

11 comentários em “Polo EAD: o que é um polo de educação a distância?

  1. يُمكن استخدام صودا الخبز لتنظيف جدران المطبخ من خلال مزج ثلاث ملاعق كبيرة منه مع كوب من الماء الدافئ، وتوزيع المزيج على المنطقة المراد تنظيفها، وفركها بلطف، ثمّ شطف المنطقة بعد إزالة البقعة عن الجدار بالاستعانة بالماء النظيف، ويُشار إلى أنّ هذه الطريقة تُستخدم لإزالة الشحوم عن المساحات الصغيرة نسبياً.
    يُمكن تنظيف جدران المطبخ، والأعمال الخشبية أيضاً بالاستعانة بفوسفات الصوديوم
    ، ويُمكن تطبيق ذلك من خلال مزج نصف كوب منه مع 3.8 لتر من الماء تقريباً، ويُشار إلى أنّ فوسفات الصوديوم منظّف قويّ جداً؛ لذا لا يُنصح باستخدامه إلّا عند تجربة جميع الطرق السابقة، وعدم الحصول على النتيجة المطلوبة

    شركة مكافحة حشرات بجازان

  2. Pode explicar mais sobre o crescimento do ensino à distância nos últimos anos, destacando a flexibilidade e comodidade que essa modalidade oferece aos estudantes? Como os polos universitários contribuem para o desenvolvimento do ensino à distância? Além disso, quais são os principais benefícios e desafios associados a essa forma de aprendizado?
    telkom university

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *