Fala, estudante! Está interessado em cursar Pedagogia a distância, mas não sabe como funciona? Primeiramente, saiba que você precisa participar do vestibular de Pedagogia da faculdade que deseja ingressar. Mas também existem outras informações sobre o curso EAD que você precisa saber antes de se inscrever.

Afinal, é reconhecido pelo MEC? É difícil? Como é o curso? O diploma é igual ao curso presencial? Vamos responder tudo isso aqui neste conteúdo. Quer saber como estudar Pedagogia à distância e todas essas outras perguntas? Então continue lendo para conferir.

Boa leitura!

Pedagogia a distância é reconhecido pelo MEC?

Uma das principais dúvidas de quem tem interesse por essa área é se o curso de Pedagogia a distância é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). E a resposta é sim! Existem diversas faculdades que oferecem a opção de curso de Pedagogia EAD reconhecido pelo MEC.

Ter essa autorização é importante pois dessa forma o diploma obtido ao final do curso é válido em todo o território nacional, além de que há a garantia que o curso segue padrões de qualidade e ensino, além de normas estabelecidas pelo Ministério da Educação

Existe curso de Pedagogia EAD?  

Além de ser reconhecido pelo MEC, o curso de Pedagogia EAD, ou seja, online, existe e pode ser encontrado em várias faculdades privadas do Brasil.

E quanto custa um curso de Pedagogia a distância? Bom, a grande vantagem dessa modalidade, além da flexibilidade de tempo e espaço, é que costuma ser mais acessível. O valor médio é de R$ 300, podendo ser mais caro ou barato. O que vai definir isso é a fama da faculdade, como também se está no período de promoções ou não e sua localização.

O curso de Pedagogia também pode ser feito na modalidade semipresencial, em que o aluno divide os dias entre aulas e atividades presenciais e online. A formação em um curso de Pedagogia a distância é equivalente à formação presencial, portanto o diploma tem o mesmo valor e ambos são aceitos pelo mercado de trabalho e reconhecidos pelo MEC, com validade em todo o Brasil.

Graduação em Pedagogia a distância 

Se você quer saber como funciona a faculdade de Pedagogia a distância, saiba que é tudo muito simples. No caso do curso de graduação, na modalidade de licenciatura, o estudante acessa as aulas no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da sua instituição de ensino. Nessa plataforma é possível, além de conferir as aulas, ter acesso aos materiais do curso, realizar provas, fazer exercícios, entregar trabalhos e projetos e conversar com seus colegas e professores.

A presença na faculdade é solicitada esporadicamente, apenas para eventuais provas, encontros ou apresentações. Fora isso, todo o curso é feito virtualmente, basta o aluno ter um dispositivo com boa conexão, como notebook, celular ou tablet, e também ter acesso ao aplicativo ou site de sua faculdade, com seu próprio login para contabilizar as presenças, entregas e provas.

Uma crença muito comum é que a Pedagogia a distância é difícil, afinal, sem o apoio presencial do professor pode parecer mais complicado. A realidade é que, mesmo online, o aluno não está desamparado e pode contar com o apoio personalizado virtual de professores e tutores. O que pode ser difícil para você, principalmente no começo do curso, é ter disciplina e concentração para estudar. Mas basta se esforçar e manter o foco para conseguir realizar o curso com maestria.

A carga horária do curso de Pedagogia a distância é a mesma que do presencial, ou seja, no mínimo 3200 horas, nas quais o aluno participa de aulas, realiza atividades acadêmicas, participa dos estágios obrigatórios, desenvolve o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e outras atividades previstas no currículo acadêmico. Já a duração é em média quatro anos. 

No curso EAD a grade curricular também é igual da modalidade presencial, incluindo matérias relacionadas à alfabetização, educação infantil, psicologia, gestão escolar, planejamento de ensino, entre outros.

Confira abaixo algumas matérias da faculdade de Pedagogia a distância:

  • Didática;
  • Alfabetização e Letramento;
  • Educação Inclusiva;
  • Planejamento Educacional e de Ensino;
  • Psicologia Infantil;
  • Metodologias de Alfabetização;
  • Libras;
  • História da Educação;
  • Gestão Educacional.
bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

Especialização em Pedagogia distância  

Se você já é formado em Pedagogia ou possui outra licenciatura, como Matemática e História, pode atualizar seus conhecimentos e conseguir mais oportunidades de atuação, além de aumentar seu salário, através das especializações, ou seja, pós-graduação lato sensu.

As principais especializações à distância que estão em alta e podem ser uma excelente aposta para você neste ano, são:

  • Psicopedagogia;
  • Gestão Escolar;
  • Produção de Material Didático;
  • Pedagogia Empresarial;
  • Educação Especial;
  • Neuropsicopedagogia;
  • Tutoria em Educação a Distância;
  • Libras;
  • Alfabetização e Letramento.

Curso técnico em Pedagogia a distância

Não existem cursos técnicos em Pedagogia a distância ou presencial, ou seja, não é possível se tornar um pedagogo no nível técnico. 

Para aqueles que desejam entrar na área da educação como técnicos, podem fazer uma dessas opções de curso técnico:

  • Magistério;
  • Biblioteconomia;
  • Secretaria Escolar;
  • Infraestrutura Escolar;
  • Multimeios Didáticos;
  • Orientação Comunitária;
  • Alimentação Escolar.

Mestrado em Pedagogia a distância  

O mestrado confere ao profissional o título de mestre e pode agregar muito em seu currículo profissional e acadêmico, proporcionando melhores oportunidades e salários mais altos. Portanto, é ideal para quem quer evoluir e sair do estagnado piso salarial da profissão de pedagogo.

Existem dois tipos de mestrado: o profissional e o acadêmico. O melhor vai depender do que você está buscando. Independente da escolha, saiba que existe mestrado de Pedagogia a distância mas também presencial.

Onde estudar Pedagogia EAD? 

O curso de Pedagogia a distância é oferecido por mais de 1000 faculdades do Brasil. Oportunidade não falta! Algumas universidades privadas que você pode encontrar o curso são: Anhanguera, UNOPAR, Estácio, Braz Cubas, FAM, Cruzeiro do Sul e Anhembi Morumbi.

O Amigo Edu oferece bolsa de estudo para Pedagogia a distância em todas as faculdades apresentadas acima! Algumas, inclusive, estão na lista das melhores universidades privadas do país que oferecem este curso. Os descontos da bolsa são de até 80% e você nem precisa fazer vestibular. Acesse nosso site para conferir.

CTA estude pedagogia com bolsa de estudo no Amigo Edu

149 comentários em “Pedagogia EAD: como fazer essa graduação a distância?

  1. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  2. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  3. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  4. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  5. Wow, incredible weblog format! How lengthy have you been running
    a blog for? you made blogging glance easy. The
    overall glance of your website is fantastic,
    as smartly as the content! You can see similar here sklep internetowy

  6. A person necessarily assist to make seriously posts I’d state. This is the very first time I frequented your website page and to this point? I amazed with the analysis you made to create this actual submit incredible. Wonderful job!

  7. Wow, fantastic blog structure! How lengthy have you ever
    been running a blog for? you make blogging glance easy. The
    full look of your web site is great, as well as the content material!
    You can see similar here dobry sklep

  8. Wow, incredible blog layout! How lengthy have you ever been running a
    blog for? you make running a blog glance easy. The whole glance
    of your site is excellent, let alone the content!

    You can see similar here prev next and that was wrote by Latanya90.

  9. Wow, incredible blog structure! How lengthy have you been running a blog for?
    you make blogging look easy. The full glance of your website is fantastic, let alone the content!
    You can read similar here prev next and that was wrote by Elvin97.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *