Considerada uma das cidades mais populosas e significativas do estado, Manaus, que é a capital do Amazonas, abriga um dos destinos turísticos mais destacados do país, mas não somente isso. Retém também renomadas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas.

Se você está pensando em fazer a sua graduação em uma universidade da cidade manauense, esse conteúdo é para você! Aqui você vai conhecer quais são as melhores faculdades de Manaus e mais, vai descobrir ainda como ingressar em uma delas.

Mas, antes de darmos sequência no artigo, é relevante destacar que as universidades mencionadas nesse conteúdo foram avaliadas com base nos critérios de análise estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), órgão governamental responsável por analisar diversos aspectos a fim de determinar a qualidade de ensino oferecido pelas instituições de ensino superior.

Chegou a hora de descobrirmos quais são as melhores faculdades de Manaus, vamos nessa?!

Melhores faculdades públicas de Manaus

As instituições de ensino superior públicas de maior destaque em Manaus oferecem o ensino superior de forma gratuita, através de bolsas de estudo integrais concedidas aos alunos que alcançaram uma boa pontuação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esses estudantes podem se inscrever e garantir uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo federal, que abre portas para as melhores faculdades públicas de Manaus.

A cidade manauense dispõe de duas universidades públicas, que são, inclusive, as melhores também do estado do Amazonas. Conheça detalhes a seguir:

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

A primeira faculdade pública de Manaus da nossa lista é a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que foi reconhecida como uma das melhores não só da região, como em outras partes do país.

Credenciada em 1962, a UFAM segue, até hoje, sendo fundamental na formação de muitos estudantes, principalmente de outros lugares do Brasil. Se destaca pela sua excelência em qualidade de ensino gratuito, e não à toa recebeu nota 4 na avaliação do Ministério (em uma escala de 1 a 5).

Oferece uma ampla variedade de mais de 120 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, que podem ser encontrados disponíveis na modalidade presencial e EAD.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) alcançou nota 3 na avaliação do MEC, e é a mais recente do estado, com credenciamento apenas em 2001.

A UEA oferece uma ampla gama de opções de cursos de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância, em diferentes áreas do conhecimento. É reconhecida não apenas na região Norte do país, como também em outros estados e até no exterior.

Além disso, a UEA abrange diversos programas e projetos que surgem com o objetivo de atender e contribuir para as necessidades da sociedade.

Melhores faculdades privadas de Manaus

As instituições de ensino superior privadas são referências em diversos aspectos que são, sobretudo, fundamentais na hora de escolher onde estudar. A infraestrutura, corpo docente e metodologia, por exemplo, são alguns dos critérios relevantes.

Assim como as universidades públicas, as particulares também passam por uma avaliação do MEC. Os requisitos avaliados periodicamente são importantes para que as instituições permaneçam ativa no mercado acadêmico. A seguir você confere quais são as melhores faculdades privadas de Manaus.

Universidade da Amazônia (Unama)

A Universidade da Amazônia (Unama) é uma instituição de ensino superior privada que desempenha um papel de destaque no estado do Amazonas, pois oferece uma educação de alta qualidade para os moradores da região.

O campus da Unama está instalado em Manaus, capital do estado, e oferece uma extensa gama de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Além da qualidade no ensino, a Universidade da Amazônia se destaca no investimento em infraestrutura, visto que seus espaços como bibliotecas, laboratórios e salas de aula são modernos e bem equipados.

Conta, ainda, com um corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação. Preocupado com o futuro de seus universitários, a Unama propõe projetos de pesquisas que estimulam e contribuem para o avanço do conhecimento.

Esses fatores fazem da Unama uma das principais faculdades privadas de Manaus, não à toa alcançou nota 4 na avaliação do MEC.

Centro Universitário do Norte (Uninorte Manaus)

O Centro Universitário do Norte (Uninorte) compõe a nossa lista de melhores faculdades privadas de Manaus, e, além de ser reconhecida, ela é também uma das mais respeitadas na região Norte do Brasil. Isso devido a sua grande variedade de cursos ofertados em diferentes áreas do conhecimento.

O Uninorte sempre esteve preocupado em oferecer uma formação acadêmica sólida e alinhada com as demandas do mercado de trabalho, é por isso que, além da sua metodologia inovadora, promove a valorização da pesquisa e extensão por meio de atividades que integram o ensino, a pesquisa e o serviço à comunidade.

A prova do seu compromisso com seus estudantes é a nota recebida do MEC, nota máxima em excelência (5).

Universidade Nilton Lins

Finalizando a nossa lista de faculdades privadas de Manaus, a Universidade Nilton Lins foi fundada em 1984, e segue, até hoje, sendo responsável pela formação de bons profissionais, já que seu objetivo é proporcionar uma formação acadêmica sólida e alinhada às demandas do mercado de trabalho.

A universidade oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, incluindo bacharelado, licenciaturas e tecnólogos nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.

A infraestrutura da Universidade Nilton Lins inclui laboratórios bem equipados, bibliotecas, salas de aula modernas, auditórios e muito mais. Recebeu nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do MEC.

Como estudar nas melhores faculdades de Manaus

Hoje é possível estudar nas melhores faculdades de Manaus pagando pouco ou quase nada. Existem diversos programas, tanto do governo federal quanto da iniciativa privada, que facilitam o acesso ao ensino superior, a exemplo do financiamento estudantil e bolsas de estudo. Confira como funciona cada um deles!

Financiamento estudantil

O financiamento estudantil se assemelha a um empréstimo, em que o aluno só começa a pagar após a conclusão do curso. Existem duas opções principais: a primeira é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal, e também as opções oferecidas por iniciativa privada, como bancos e instituições financeiras, a exemplo do Pravaler. O que difere de um programa para o outro é o seu modelo de contratação e exigências para participação.

Bolsa de estudos

Já as bolsas de estudos representam descontos aplicados sobre o valor da mensalidade do curso de graduação. Eles podem variar em porcentagem, de acordo com o desempenho no processo seletivo.

A primeira alternativa de programa de bolsas é o do governo federal, Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas parciais (50%0 e integrais (100%) para estudantes que participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, você também pode contar com o Amigo Edu para conquistar a sua bolsa de estudos e garantir até 80% de desconto no valor da mensalidade nas melhores faculdades de Manaus. Demais, né? Então não perca tempo e encontre agora mesmo a sua graduação dos sonhos!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

1.308 comentários em “Conheça as melhores faculdades de Manaus