O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 17 de junho, uma portaria no Diário Oficial da União que autoriza aulas a distância em instituições federais de ensino superior até dezembro. Esse documento é uma extensão de uma portaria já publicada anteriormente por conta da do estado de pandemia de coronavírus. Dessa vez, a substituição das aulas presenciais por EaD pode ser mantida até 31 de dezembro de 2020.

A portaria também permite que estágios e as práticas em laboratório sejam feitos a distância durante esse período, com exceção dos cursos da área de saúde.

A responsabilidade de definir quais componentes curriculares serão substituídos será da própria instituição. As faculdades também que deverão disponibilizar recursos que permitam aos alunos o acompanhamento das atividades letivas, assim como a realização de avaliações durante esse período.

Ao mesmo tempo. o documento também prevê que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas”. Não foi estabelecido um prazo para essa reposição, mas a orientação é que elas sejam feitas somente quando for seguro voltar ao ensino presencial.

Visão das instituições

Algumas instituições já informaram que irão aderir a portaria do MEC que autoriza aulas a distância no ensino superior até dezembro. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, anunciou que suas aulas presenciais só devem retomar em janeiro de 2021. Unesp e Unicamp ainda não tomaram uma decisão final, mas acreditam que também retornaram as atividades presenciais somente em 2021.

‘Agora as IES terão todas as condições para fazer a transição com suavidade, podendo planejar as atividades atuais e a retomada das ações presenciais com tranquilidade e segurança jurídica. E garantir a proteção da saúde tantos dos alunos quanto dos funcionários e dos professores, que, em grande parte, integram o grupo de risco.ressalta o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier em nota publicada no site da instituição.

Esta já é a terceira vez que essa autorização de aulas online é prorrogada e as IES que aderirem ao modelo deverão comunicar o MEC em até 15 dias após o início da substituição de atividades letivas.

Para ficar por dentro de todas as notícias referente as aulas a distância no ensino superior continue acompanhando o Blog do Amigo.

13 comentários em “MEC autoriza aulas a distância no ensino superior até dezembro

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. Wow, superb blog format! How long have you
    been blogging for? you make blogging glance easy.
    The full look of your web site is magnificent, let alone the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

  5. Aw, this was an extremely nice post. Taking the time and actual effort to make a top notch article… but what can I say… I procrastinate a
    whole lot and never manage to get anything done. I saw similar
    here: Sklep online

  6. Hello! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine
    Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.

    If you know of any please share. Appreciate it! You can read similar article
    here: Sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *