A justiça é uma via de mão dupla que caminha tanto para garantir o direito da vítima, quando do acusado até que se prove inocente ou culpado! Portanto, para te ajudar a conhecer mais sobre essa profissão, preparamos uma lista com 10 livros que todo estudante de Direito deve ler

O curso de Direito é o queridinho da área de Ciências Humanas. Afinal, quem não quer atuar em uma das profissões mais tradicionais e renomadas do mercado de trabalho?! No entanto, essa profissão não promete moleza, já que é um dos cursos mais concorridos em vestibulares de todo o país. 

Mas ela também é considerada como uma das profissões do futuro. Já que enquanto existir sociedade, seja para representar os direitos de um indivíduo ou de uma empresa, o advogado é indispensável. 

Então, se você está se questionando sobre livros fundamentais do direito com medo que tenha somente aquelas leituras densas e maçantes, já pode relaxar. 

Com o Amigo Edu, os nossos futuros advogados têm as melhores dicas para uma viagem acessível. Porém, de alta qualidade com a nossa lista inédita de livros que todo estudante de Direito deve ler, vem conferir!

10 livros que todo estudante de Direito deve ler

Se você está pensando em cursar uma graduação em Direito é importante que você já comece a se familiarizar com alguns temas. E para ajudar você a se preparar para o que vai encontrar durante a graduação, selecionamos tanto obras clássicas do direito como também livros para advogados iniciantes.

Então, aproveite com muita sabedoria todas essas dicas porque temos certeza de que elas serão muito úteis durante a sua formação profissional, confira!  

1. A revolução dos bichos (George Orwell)

livros-para-advogados-a-revolução-dos-bichos-blog-do-amido-edu

O livro “Revolução dos bichos” foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial, como uma sátira feroz à ditadura stalinista. Mas o que chama atenção é que aconteceu em uma época onde os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na guerra contra o eixo nazifascista. 

E aí, já conseguiu identificar o porquê dessa obra ser um dos livros que todo estudante de direito deve ler? Não?! Então, a gente te conta, confira!  

O livro é um verdadeiro clássico moderno, escrito por George Orwell, um dos escritores mais influentes do século XX. Sua obra “Revolução dos bichos” é considerada uma fábula sobre poder, com fortes críticas aos regimes políticos totalitários. 

Portanto, George utiliza os animais em seu livro para apresentar os defeitos e fraquezas do homem. Onde os animais cansados da exploração e de serem submissos ao dono da granja, se reúnem para planejar uma revolução para tomar o poder.

No entanto, após os bichos assumirem o poder local, Napoleão, um dos líderes do movimento, passa a ter atitudes que torna a sociedade utópica os colocando em uma ditadura pior do que já estavam. 

Ou seja, essa obra é considerada como um dos livros que todo estudante de direito deve ler por promover uma reflexão importante sobre poder e regime totalitários. Tema bastante atual para o momento em que estamos vivendo! 

2. O Sol é para todos (Harper Lee)

Já o livro “O Sol é para todos” é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e como uma das obras clássicas do direito. Portanto, se você está cogitando uma faculdade de Direito esse é um dos livros que todo estudante de direito deve ler!

Afinal, essa emocionante história acontece em 1930, no sul dos Estados Unidos. Época em que as conjunturas políticas, econômicas e sociais ainda estavam com toda força por conta da guerra civil que acontecia. 

Portanto, o livro apresenta a história de um advogado que tem um grande desafio em um local onde a ética e moral entram em conflito com uma realidade preconceituosa e violenta da região. 

Toda a história é contada através dos olhos de Scout, uma criança sensível, questionadora e filha do Atiicus Finch, advogado responsável pela defesa de um homem negro acusado, injustamente, de estuprar uma mulher branca. O livro “O sol é para todos” da autora Harper Lee é considerado um dos romances norte americano mais importantes do século XX, por surpreender pela atualidade e estilo. E por isso, é considerado como um dos livros que todo estudante de direito deve ler.

3. O último dia de um condenado – Victor Hugo

Considerado como uma das obras clássicas do direito, o livro “O último dia de um condenado” foi originalmente publicado em 1829, na França. E pode confiar nessa dica porque esse livro tem poder e a gente pode provar! 

O livro é um romance de surpreendente modernidade que ao ser publicado tornou-se, imediatamente, uma acusação contra a pena de morte. E isso aconteceu, justamente, pela dedicação de corpo e alma do romancista, Victor Hugo, para se opor contra ao que ele chamava de “assassinato judicial”. 

Portanto, no livro “O último dia de um condenado”, você vai presenciar toda a eloquência do autor para demonstrar a injustiça, a ineficácia da pena e os horrores da execução e suas consequências. 

E se você ainda não se convenceu do porquê ele ser considerado um dos livros que todo estudante de direito deve ler, trouxemos um trecho que com certeza vai te convencer, confira! 

“Esse homem tem uma família; e então acham que o golpe com o qual o degolam fere apenas a ele? Seu pai, sua mãe, seus filhos não sangrarão também? Não? Matando-o, os senhores decapitam toda a família” (no “Prefácio de 1832”).

4. Um pilar de ferro (Taylor Caldwell)

E para tornar a nossa lista de 10 livros que todo estudante de Direito deve ler mais especial, trouxemos o livro “Um pilar de ferro” da autora Taylor Caldwell. Nessa fascinante história, você poderá presenciar a autora contando sobre os últimos dias de glória da República Romana através dos olhos do filósofo, orador e teórico político Marco Túlio Cícero.

Sendo assim, nessa obra clássica do Direito, você terá a chance de conhecer o legado do advogado Cícero, uma das maiores influências na civilização Ocidental, com base em centenas de discursos, correspondências particulares, textos e manuscritos antigos. 

Cícero acabou sendo muito conhecido nessa época pelos seus famosos discursos patrióticos para omitir a podridão da política. Portanto, o “Um pilar de ferro” é dos livros que todo estudante de Direito deve ler, por apresentar de maneira impressionante toda pompa, turbulência e a intriga da vida e sociedade na Roma Antiga. 

5. A justiça: o que é fazer coisa certa – Michael

Essa dica é sem dúvida a nossa carta de mestre de livros que todo estudante de Direito deve ler! Uma vez que este livro foi criado, simplesmente, para acompanhar as aulas de Michael Sandel na Universidade de Harvard. 

Ah, vale ressaltar que o curso “Justice”, de Michael J. Sandel, é um dos mais populares e influentes de Harvard. E se os nossos leitores têm as melhores dicas de conteúdo, é porque vocês merecem simmmm! 

Nessa obra, você terá o prazer de presenciar questões importantes da filosofia sobre o que é justiça e o que é justo. E um dos grandes diferenciais deste livro, é trazer vários pensamentos de forma acessível de autores como Kant, muito conhecido pela sua linguagem mais complexa. 

Portanto, saiba que no livro “A justiça: o que é fazer coisa certa” você pode esperar muita informação de alta qualidade e com uma linguagem objetiva. Portanto, podemos dizer que essa é uma dica muito preciosa de livros para advogados iniciantes

Com esse livro você vai aprender através de vários exemplos que exploram os dilemas do cotidiano, além de várias questões sobre uma teoria de justiça! 

Entendeu agora por que esse é um dos livros que todo estudante de Direito deve ler? Então, não deixe de aproveitar muito essa dica e de contar para gente nos comentários o que você achou, tá?! 

6. Sobre o autoritarismo Brasileiro – Lilia M. Schwarcz

Enquanto a obra “Sobre o autoritarismo Brasileiro” vem para nos ajudar a compreender sobre o contexto político-social e político que o Brasil vive. Por isso, é considerado como um dos livros que todo estudante de Direito deve ler

Uma vez que nesse livro Lilia Schawarcz, examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro por meio de uma ampla reunião de dados estatísticos. Portanto, nessa obra você vai vivenciar uma história marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial.

Lilia traz dados para explicar como a escravidão no Brasil não estimulou apenas um sistema econômico, mas criou condutas e definiu desigualdades sociais. Onde um fantasma histórico, ainda impede uma verdadeira democracia consolidada. 

Ou seja, estamos falando de um livro essencial para advogados iniciantes e que vai te ajudar a compreender as raízes do autoritarismo no Brasil. Além de te ajudar a entender o porquê continuamos a ser uma nação muito mais excludente, com um longo caminho para elaboração de uma agenda justa e igualitária.

7. O povo contra a democracia – Yascha Mounk

“A democracia perdeu sua força e corre perigo. Como chegamos até aqui e o que precisamos fazer agora?”. O livro “O povo contra a democracia” é muito rico de conteúdo por Yaschar Mounk, traz uma análise política e uma sólida pesquisa para dar diretrizes para o futuro da democracia. 

Portanto, neste livro você vai descobrir como a política tornou-se moeda de troca e excluiu a população das tomadas de decisões, criando um sistema de “direitos sem democracia”. E por ter uma explicação clara, concisa e perspicaz das condições que fizeram a democracia liberal funcionar, essa obra é considerada um excelente livro para advogados iniciantes

Agora fala sério, esse é sem dúvida um dos livros que todo estudante de Direito deve ler, né?! Afinal, a base do Direito é a democracia, por isso é fundamental que você entenda sobre este assunto caso queira mesmo cursar uma graduação nessa área. Esse tema estará muito presente no dia a dia do curso e quanto mais familiaridade melhor! 

8. A política – Aristóteles 

Ok, talvez essa obra não seja considerada um livro para advogados iniciantes. Mas não tenha dúvida que é um dos livros que todo estudante de Direito deve ler em algum momento da sua vida. 

Afinal, o livro “A política” de Aristóteles, é considerado como a observação mais crítica que se tem registro até hoje sobre o modelo grego de cidade. Portanto, nesse livro você vai compreender por que Aristóteles via o escravo como instrumento do trabalho e o cidadão era instrumento político. 

Além disso, você vai presenciar reflexões de como as instituições poderiam promover o desenvolvimento e a felicidade coletiva. E sobre as formas de governo e os mecanismos responsáveis por organizar a sociedade.

E se você está em dúvida sobre o motivo de ser um dos livros que todo estudante de Direito deve ler, saiba que Aristóteles foi o primeiro filósofo a apresentar o conceito de ética na política e via o Estado como natural e único. 

Portanto, nessa obra Aristóteles aborda assuntos como: a cidade, escravidão, família, riquezas e traz crítica às teorias de Platão. E aí, te convenci? Fala que sim, vai!

9. Segurança pública para virar o jogo – Iloma Szabô e Milena Risso

Bom, segurança é um assunto que preocupa a todos. E como você já deve imaginar, não é de hoje que os níveis de criminalidade no Brasil aumentam junto com a insegurança da população. 

Portanto, para que você não seja ludibriado com soluções mágicas e promessas vazias, o livro “Segurança pública para virar o jogo” é com certeza um dos livros que todo estudante de Direito deve ler

Nesta obra você poderá analisar um panorama muito claro do sistema da segurança pública e justiça criminal no Brasil. Neste livro as escritoras respondem de forma bastante equilibrada e embasada as principais perguntas no debate público como, por exemplo: por que o Estado não consegue proteger seus cidadãos? Que fatores potencializam essa trágica realidade? Qual o papel das polícias?

Mas elas não pararam por aí… Neste livro, as escritoras também mostram que, com prevenção, inteligência e investigação, existem soluções possíveis e efetivas para tornar melhor a segurança.

Escrita por duas mulheres especialistas em segurança pública, Ilona Szabó e Melina Risso, o livro é um guia claro e acessível para entender o que podemos fazer para redução da violência. Então, também é considerado uma excelente dica de livro para advogados iniciantes!

10. Um preço muito alto – Carl Hart

E para fechar a nossa lista de 10 livros que todo estudante de Direito deve ler com chave de ouro, trouxemos o livro “Um preço muito alto” de Cal Hart. Afinal, não é todos os dias que encontramos uma obra capaz de detonar tudo que foi falado sobre drogas. 

Parte relato, parte demolidor de mitos, esse livro promete uma leitura fascinante e por isso é considerado como livros para advogados iniciantes. Afinal, de memórias e divulgação científica, esse livro é, literalmente, uma história de esperança e um alerta que promete mudar a sua maneira de pensar sobre drogas. 

Carl Hart é um respeitado neurocientista da prestigiosa Universidade Columbia e nessa corajosa obra, ele relata sua infância e juventude nos bairros mais violentos de Miami. Além de contar em detalhes como se tornou o primeiro professor negro de Columbia mesmo enfrentando a desigualdade e a falta de oportunidade. 

Mas me conta, você curtiu conhecer a seleção de livros para estudantes de Direito do Amigo Edu? Para os nossos futuros advogados, trouxemos apenas as melhores e mais novas dicas de livros que todo estudante de Direito deve ler

Afinal, escolher uma profissão pode não ser uma tarefa muito fácil. Mas você conhecer temas e assuntos que estarão presentes diariamente na sua profissão pode tornar essa decisão muito mais fácil.

Então, se você se interessou por essas leituras e está ainda mais animado (a) para cursar uma graduação em Direito, não deixe de conferir nosso texto sobre bacharel em Direito!

Como conseguir bolsa de estudo para o curso de Direito?

E aí, partiu garantir sua bolsa de estudo com o Amigo Edu? Simmmm?!

Então, acesse o site do Amigo e pesquise pelo curso de sua preferência, Em seguida, é só fazer a sua pré-matrícula e pronto. Você já terá a sua bolsa garantida durante todo o curso! 😎Aproveite porque agora é a sua grande chance de começar uma graduação! Então, já sabe né?! Fique ligado (a) no blog do Amigo e fique por dentro das novidades e das melhores condições de bolsas para escrever a sua história profissional!