Já pensou fazer parte do aprendizado de alunos de diferentes níveis de ensino e contribuir com a transformação da educação brasileira? Isso é possível com um curso de licenciatura. Se você quer saber mais sobre licenciatura, continue aqui conosco nesta página pois este é um guia completo com tudo sobre esse tipo de graduação.

Boa leitura!

O que é licenciatura?

A licenciatura é uma modalidade de curso superior que confere ao aluno um grau para lecionar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante na área de conhecimento do curso escolhido. Ela permite que os alunos licenciados exerçam o magistério, portanto, é uma formação voltada para a educação e seus campos de investigação.

É comum que muitas áreas de um programa de graduação em licenciatura tenham também uma versão de bacharelado. No entanto, a licenciatura agrega disciplinas destinadas a enfrentar os desafios socioeducativos em seu campo de trabalho.

Entre as disciplinas, estão as práticas pedagógicas. Nelas, os estudantes de licenciatura serão levados a realizar atividades laboratoriais de ensino, exercícios de didática e a conhecer a realidade escolar. Tudo isso é voltado para que o estudante saia da graduação preparado para lidar com os desafios de ensino-aprendizagem que vão encontrar no dia a dia escolar.

Como funciona a licenciatura?

A licenciatura é um tipo de graduação que dura em média 4 anos e pode ser realizada nas seguintes modalidades: presencial, semipresencial ou EAD. Ela tem o objetivo de preparar o aluno para se tornar professor na área de conhecimento de seu curso.

Veja mais sobre como funciona a licenciatura abaixo.

Tempo de duração do curso de licenciatura

No Brasil, os cursos de licenciatura duram em média 4 anos. Em algumas faculdades podem variar entre 3 a 5 anos.

A duração da licenciatura pode ser reduzida quando um professor já tem uma formação em licenciatura e deseja complementar sua formação em outra área. Nesse caso, ele pode se formar em 1 a 2 anos, variando conforme a estrutura do curso e distribuição das disciplinas e estágio.

Estrutura dos cursos de licenciatura

Cada faculdade deve escolher a estrutura do seu curso de licenciatura, desde que obedeça às exigências do MEC e as diretrizes nacionais definidas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

A princípio, a base de disciplinas de um bacharelado de uma licenciatura são parecidos, com disciplinas introdutórias e essenciais ao conhecimento científico específico que a área exige. Ao longo dos semestres disciplinas pedagógicas vão sendo inseridas, voltando a formação dos licenciandos para a prática docente.

Em geral, os cursos de licenciatura tem como base disciplinas de:

  • Fundamentos da Educação;
  • Cultura e Sociedade;
  • Psicologia da Educação;
  • História da Educação;
  • Metodologia e Prática de Ensino;
  • Didática Aplicada ao Ensino;
  • Estágio Supervisionado.

Modalidades de ensino

Quem deseja cursar uma licenciatura se depara com a variedade de modalidades de ensino desse tipo de graduação. As licenciaturas estão disponíveis no formato presencial, EAD e semipresencial. A seguir, saiba mais sobre como funciona a licenciatura em cada uma dessas modalidades.

Licenciatura Presencial

No curso presencial de licenciatura o aluno tem aula todos os dias da semana na faculdade, tendo aulas teóricas dos conteúdos programáticos em sala de aula, além das aulas práticas.

A grande vantagem da licenciatura presencial é o contato com os colegas do curso e professores, algo essencial para o networking. Outro ponto é ter à disposição toda a estrutura que a faculdade oferece, como bibliotecas e laboratórios de informática.

Licenciatura EAD

O curso a distância de licenciatura permite ao aluno maior flexibilidade de estudos, já que poderá assistir às aulas de onde quiser. Basta ter um dispositivo conectado a uma boa internet para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde estão as aulas, exercícios, apostilas e um espaço de interação com professores e colegas do curso.

A única exigência presencial da licenciatura online é para a realização de provas e atividades específicas.

Licenciatura Semipresencial

A licenciatura no formato de curso semipresencial alterna entre aulas presenciais, em sala de aula, e online, no AVA. Com isso, o aluno licenciando tem a flexibilidade do EAD e o networking do presencial.

Diploma de licenciatura

Assim como o diploma de faculdade, o diploma de licenciatura é obtido no fim do curso, após o aluno ser aprovado em todas as matérias e no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Este diploma dá ao recém-formado o título de licenciado. Dessa forma, ele está apto a começar a dar aulas no ensino fundamental, ensino médio, técnico e cursos profissionalizantes. O diploma também permite a participação em concursos públicos para vagas de educação que exigem a formação de licenciatura.

Tipos de formação de licenciatura

Licenciatura plena

Os profissionais da Educação Básica e da Educação Infantil necessitam de formação específica em licenciatura plena. Os cursos para essas disciplinas fazem parte de um programa de graduação completo, destinado a fornecer ao aluno o conhecimento necessário ao magistério.

Além das universidades, os Centros de Ensino Superior e outras instituições não universitárias também podem oferecer a licenciatura plena em modalidades presencial, semipresencial ou EAD.

Licenciatura curta

A licenciatura curta foi uma solução de formação pedagógica rápida proposta pelo governo nos anos 70. Agora extinta, ela foi criada para preparar educadores para atuar na educação infantil. A modalidade foi criada em 1971 pela Lei nº 5.692. Naquela época, havia escassez de professores na educação básica, enquanto o país passava por um processo de alfabetização.

Então, por decisão do Governo Federal, essa medida foi tomada para preparar novos educadores para atuarem na educação infantil. No entanto, esta abordagem foi fortemente criticada por especialistas, pois promovia uma formação pedagógica muito deficitária.

Com a LDB (Lei de Diretrizes de Bases da Educação) em 1996, a licenciatura de curta duração foi extinta.

Como ingressar em um curso de licenciatura?

Há diversas formas de conseguir uma vaga em um curso de licenciatura e as principais são: vestibular, nota do Enem, Prouni e Fies e Segunda Licenciatura.

Vestibular

O vestibular é baseado em uma ou mais provas para selecionar alunos para cursos superiores, como a licenciatura. Cada universidade (particular ou pública) conta com o seu próprio vestibular, que possui datas e regras diferentes.

Nota do Enem

A nota do Enem pode ser usada de várias formas, inclusive para conseguir uma vaga em curso de licenciatura. Diversas faculdades aceitam essa nota, dispensando a necessidade de fazer o vestibular.

Além disso, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas para faculdades públicas de todo o país, usa a nota do Enem para preencher essas vagas.

Prouni e Fies

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do governo federal que fornece bolsas de estudos de 50% e 100% para cursos de graduação e licenciatura em faculdades privadas do país. O programa utiliza a nota do Enem e conta com alguns requisitos, como renda máxima e escolaridade.

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também utiliza o desempenho obtido nas provas do Enem para dar o benefício de financiar estudantes de licenciatura e outros tipos de graduação. Isso permite manter os estudos e pagar após concluir os estudos.

Segunda licenciatura

A segunda licenciatura é para quem já possui uma licenciatura e quer ampliar seus conhecimentos ou obter o título em outra área de conhecimento.

As faculdades oferecem condições especiais para segunda licenciatura. Um exemplo é o processo do Prouni, que permite aos professores concorrerem a uma bolsa de estudos sem atender aos requisitos de renda. Assim, podem conseguir entrar para a segunda licenciatura em pedagogia e diversas outras opções.

Qual a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura?

Apesar de todos serem cursos superiores de graduação, cada um deles busca preparar o aluno para um objetivo específico. O tecnólogo aborda um assunto específico de uma área com foco no mercado de trabalho e com menor duração, enquanto o bacharelado é mais extenso e grade curricular mais ampla. Por fim, a licenciatura prepara o aluno para lecionar e atuar na educação.

No final do ensino médio, você se depara com essa variedade de formatos de curso que podem tornar suas decisões ainda mais confusas.

Então vamos entender melhor sobre a diferença entre cada tipo de graduação.

Como você viu, para se tornar professor do ensino fundamental ou da educação infantil, é necessário concluir um curso de graduação em licenciatura. A diferença dessa para as outras modalidades está na formação pedagógica.

Já o bacharelado é a forma mais tradicional de ensino superior. Estes cursos duram de 4 a 6 anos.  O bacharel se forma como um generalista, capaz de trabalhar em vários campos da profissão, podendo optar por se especializar em estudos de pós-graduação ou MBA.

Algumas faculdades oferecem a opção de obter o diploma de licenciatura junto ao de bacharel, pois a base de disciplinas entre as duas modalidades é praticamente a mesma.

Já ao escolher um campo específico, um aluno pode se tornar um tecnólogo: uma pessoa com conhecimento especializado em um determinado assunto. Este terceiro tipo de formação tem duração mais curta, de 2 a 3 anos. É indicado para quem já tem certeza do trabalho que deseja fazer no ramo.

Quais são os principais cursos de licenciatura?

Existem vários cursos de licenciatura para preparar o futuro profissional licenciado a dar aulas em diferentes áreas do conhecimento, como:

  • Licenciatura em pedagogia;
  • Licenciatura em música;
  • Licenciatura em geografia;
  • Licenciatura em inglês;
  • Licenciatura em física;
  • Licenciatura em artes;
  • Licenciatura em biologia;
  • Licenciatura em química;
  • Licenciatura em letras;
  • Licenciatura em história;
  • Licenciatura em matemática.

E agora que chegamos ao fim deste artigo, esperamos que você tome a melhor decisão em relação a sua licenciatura. Não deixe de conhecer as bolsas de estudos de até 80% do Amigo Edu para licenciaturas no formato presencial, EAD ou semipresencial.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

158 comentários em “Licenciatura: saiba tudo sobre esse curso de graduação!

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. อ่านนิยายออนไลน์ได้อย่างง่ายดาย ทุกที่ทุกเวลา มีนิยายให้อ่าน ให้เลือกมากกว่า 100,000 เรื่อง! ทั้งนิยายโรแมนติก นิยายจีนโบราณ นิยายวาย นิยายแปลถูกลิขสิทธิ์

  5. Wow, marvelous blog structure! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall glance of
    your site is magnificent, as neatly as the content material!
    You can see similar here sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *