A graduação em Letras é uma das escolhas mais tradicionais entre os estudantes que desejam se aprofundar no estudo da língua portuguesa e de outras línguas estrangeiras. A área é bastante ampla e permite que os graduados atuem em diferentes campos, como o ensino, a pesquisa acadêmica, a tradução, a produção cultural e a consultoria linguística.

Além disso, o curso de Letras é uma excelente opção para quem deseja desenvolver habilidades de leitura crítica, escrita e análise linguística, competências que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Neste artigo, iremos explorar com mais profundidade as principais características da graduação em Letras, bem como as possibilidades de carreira e as habilidades que os estudantes podem desenvolver ao longo do curso. Vamos lá?

Como é o curso de Letras?

O curso de Letras é voltado ao estudo da língua portuguesa e pode incluir algum idioma estrangeiro, como inglês, espanhol, entre outros. Ele pode ser tanto licenciatura quanto bacharelado.

No caso da licenciatura, o estudante estará apto para atuar como professor do ensino médio ou fundamental, nas disciplinas relacionadas ao português ou idioma estrangeiro que fez parte da sua formação.

Já o bacharelado forma profissionais para trabalharem com produção e revisão de texto, tradução, além de assessoria linguística, entre outros.

Matérias do curso de Letras

Geralmente, o curso de Letras é dividido em dois ciclos: o ciclo básico e o ciclo profissionalizante. No ciclo básico, os alunos têm disciplinas de linguística, gramática, literatura, cultura e história, além de aulas de língua estrangeira, que podem ser obrigatórias ou opcionais, dependendo da instituição.

Já no ciclo profissionalizante, os alunos têm disciplinas mais específicas, voltadas para a formação do professor de língua portuguesa ou estrangeira, ou para áreas como tradução, interpretação, revisão de textos, produção editorial, entre outras possibilidades.

As matérias estudadas podem variar bastante conforme a habilitação escolhida e o tipo de graduação. Mas de forma geral, na graduação de letras alunos tem em sua grade curricular matérias como Comunicação Oral e Escrita, Linguística, Gramática e Semântica, entre outras.

As principais habilitações em Letras são de Português com línguas:

  • Modernas: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, etc.
  • Clássicas: Latim e Grego
  • Brasileira de Sinais
  • Orientais: Japonês, Chinês, Hebraico

Quanto tempo dura o curso de Letras?

O tempo de duração do curso de Letras pode variar de acordo com a instituição de ensino superior e se o curso é bacharelado ou licenciatura, em geral, o curso de Letras tem duração média de 4 anos, sendo dividido em 8 semestres.

Estágio e TCC no curso de Letras

No curso de Letras, assim como em outras graduações, é comum que os estudantes precisem cumprir algumas atividades complementares, como estágios e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O estágio é uma atividade obrigatória em muitas instituições, podendo ser realizado tanto em escolas, como em empresas ou outras organizações relacionadas à área de atuação do profissional de Letras. O estágio é uma oportunidade para que o estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolva habilidades específicas, conheça o mercado de trabalho e amplie sua rede de contatos.

Veja também: Entenda os benefícios do estágio para sua futura carreira!

Já o TCC é uma atividade final do curso, geralmente realizada no último semestre. O objetivo do TCC é aprofundar os conhecimentos em uma área específica de interesse do estudante, a partir de um tema escolhido com orientação de um professor. O TCC pode ser uma monografia, um projeto experimental ou outro formato definido pela instituição.

Ambas as atividades são importantes para a formação do estudante de Letras, pois permitem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e, assim, favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a carreira profissional.

Quanto custa um curso de Letras?

Os valores de um curso de Letras variam bastante, mas existem opções para todos os bolsos. Diversos fatores influenciam na variação de preços, por exemplo, a modalidade e o turno que você escolher estudar.

O preço médio do curso de letras é de R$ 780,00 mensais para cursos presenciais e a partir de R$ 100,00 na modalidade EAD. O preço também pode ser diferente em relação a titulação do curso, geralmente licenciatura sendo mais barato que bacharelado. Veja algumas opções:

Existe curso de Letras EAD?

Sim, existem cursos de Letras na modalidade de Ensino a Distância (EAD) oferecidos por diversas instituições de ensino superior no Brasil. Os cursos a distância costumam ser mais flexíveis e permitem que o estudante tenha mais autonomia em relação ao seu tempo de estudo, pois as aulas são disponibilizadas online e podem ser acessadas de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Os cursos de Letras EAD costumam ter a mesma carga horária e grade curricular dos cursos presenciais, abrangendo disciplinas como linguística, literatura, gramática, ensino de língua estrangeira, entre outras.

Como ingressar no curso de Letras?

Algumas universidades facilitam o seu acesso ao curso de Letras. O modo mais tradicional de ingresso é pelo vestibular, mas existem outras maneiras. Confira!

Nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais conhecidas quando o assunto é ingressar na faculdade, pois é uma avaliação organizada pelo governo federal com o objetivo de tornar mais fácil o ingresso de estudantes no ensino superior.

Ao utilizar a nota do Enem, você pode se matricular sem precisar passar por um vestibular e ainda usar a sua melhor nota dos últimos 10 anos.

Financiamento estudantil 

financiamento estudantil é um crédito universitário oferecido por instituições financeiras para que o estudante tenha condições para ingressar no ensino superior. Atualmente, existe o financiamento estudantil público, que é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o financiamento estudantil privado, que é o caso do Pravaler

O Pravaler tem parceria com mais de 500 universidades e a contratação pode ser feita em qualquer época do ano, tanto para calouros quanto veteranos. E o melhor: não precisa ter feito o Enem.

O financiamento estudantil é uma opção cada vez mais utilizada pelos estudantes que desejam cursar uma graduação ou pós-graduação, mas não possuem recursos financeiros para pagar as mensalidades integralmente. Portanto, pode ser uma opção vantajosa para quem busca se qualificar e ter acesso a um ensino de qualidade.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos  

Uma bolsa de estudos é um desconto na mensalidade oferecido aos estudantes para facilitar o pagamento do curso. Além de conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), você pode contar com o Amigo Edu

Conheça agora mesmo o Amigo Edu, uma plataforma online onde você pode conseguir bolsa de estudo com até 80% de desconto. Temos parceria com universidades em todo o Brasil para cursos de graduação presencial, semipresencial e EAD. E melhor: os descontos são sempre maiores do que os oferecidos direto pelas faculdades. Conheça o melhor amigo da Educação!

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

10 comentários em “Curso de Letras: saiba tudo sobre essa graduação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *