O sonho de muitos jovens e adultos é fazer uma viagem internacional e explorar o mundo. Conhecer outros países, outras pessoas e culturas pode ser algo extremamente enriquecedor quando falamos sobre crescimento pessoal e profissional.

O que motiva uma pessoa a sair do seu próprio país é algo bastante pessoal. Essa lista pode variar desde estudar um outro idioma, procurar condições melhores de vida ou apenas passear e visitar pontos turísticos. Qualquer uma dessas opções traz para o intercambista uma série de aprendizados.

As possibilidades para quem deseja fazer um intercâmbio são inúmeras, mas com certeza há algo em comum entre todas elas, independente de qual seja a sua escolha: ir para o exterior e fazer um intercâmbio vai ser uma experiência muito marcante!

Caso a sua intenção seja fazer um intercâmbio, vamos te contar tudo sobre isso: como funciona, quanto custa e quais são os tipos que existem. Aqui você vai ter a resposta para todas essas perguntas. Acompanhe com a gente!

O que é intercâmbio?

Intercâmbio é uma troca de cultura entre pessoas de países diferentes. Se você viajar para outro país, seja para fazer um curso de graduação, estudar um novo idioma ou trabalhar em alguma empresa ou projeto, será um intercâmbio. 

O tempo é um fator determinante na hora de definirmos o que é um intercâmbio. Ter um período com início e fim é o que diferencia uma mudança de um intercâmbio. Por exemplo, você pode ir para outro país, passar anos lá fazendo uma faculdade e voltar. Esse terá sido um período em que você fez intercâmbio.

Agora, imagine que você vai para outro país apenas para tentar melhores condições de vida, não pensando na parte de troca cultural. Você passou um tempo lá, essa procura por trabalho e uma vida melhor não deu certo e você voltou para seu país de origem, sem necessariamente ter aprendido algo. Essa experiência, não necessariamente, poderá ser chamada de intercâmbio.

No fim, tudo depende da sua intenção na hora da viagem.

Como funciona o intercâmbio?

É fácil entender como funciona um intercâmbio: trata-se da vivência completa da cultura de outro país enquanto se aprende a língua que é falada por lá.

Como acabamos de falar, entender qual a sua intenção e a sua vontade na hora de fazer o intercâmbio é muito importante. A partir disso, você vai conseguir se orientar dentro dos passos necessários para fazer esse sonho sair do papel. 

Então, afinal, como funciona um intercâmbio? Bom, depois de você entender o que pretende fazer ao sair do país, você pode começar a pensar para onde deseja ir. Essa decisão é uma das primeiras que devem ser tomadas.

Depois de decidir qual país você quer conhecer, você terá uma noção de preços, cidades e possibilidades de experiências que aquele país pode te oferecer. Além disso, essa escolha também norteia a complexidade que pode ser fazer toda a organização para a sua viagem. Para alguns lugares, talvez procurar a ajuda de uma agência de intercâmbio pode ser uma boa ideia.

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Existem diferentes tipos de intercâmbio. Por causa disso, não é possível definir uma idade certa para que você possa fazer o seu. 

Por exemplo, é possível fazer intercâmbio desde os 15 anos, caso você opte pela opção de procurar um intercâmbio do tipo high school. Para os estudantes que queiram ir para outro país já na adolescência, é possível finalizar os últimos anos da escola em uma escola estrangeira.

Existem colégios em outros países focados apenas em receber estudantes intercambistas. Contudo, também é possível ir para uma escola tradicional, que no máximo tenha um programa para receber os jovens. 

Agora, você também pode ser um adulto, já graduado e que está procurando um programa de pós-graduação. Várias universidades estrangeiras possuem programas de mestrado, doutorado e até pós-doutorado para receber estudantes de outros países. 

Nesse caso, a idade não faz diferença nenhuma, desde que você cumpra os requisitos de seleção e grau de titularidade que a universidade escolhida por você exige. 

O ideal é que você já tenha, no mínimo, entrado na adolescência para cursar o ensino fundamental ou médio em outro país. Mas o importante é ter a autorização dos pais. O intercâmbio em si pode ser feito até antes da adolescência, desde que com o acompanhamento de responsáveis.

Principais programas de intercâmbio

É possível fazer intercâmbio com vários focos diferentes. Por exemplo, estudar uma língua em um país que tenha ela como idioma nativo, a fim de aprender de maneira mais profunda. 

O high school, como citamos no tópico anterior, é outra opção. Para os adolescentes ainda em idade escolar que queiram terminar o ensino médio em uma escola estrangeira, essa categoria de intercâmbio é uma ótima ideia.

Existem uma série de outros tipos de intercâmbio. Confira quais são a seguir, assim você pode identificar qual se adapta mais para os seus objetivos.

Programas de língua estrangeira

A primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas quando surge o assunto intercâmbio é estudar outra língua. Essa lógica faz bastante sentido, pois é limitado o número de países no mundo que falam português. Logo, a probabilidade de você ter um contato grande com um idioma diferente do seu é muito grande.

Mas não só do contato diário que é feito esse estudo. Também é possível estudar de verdade outra língua. Existem uma série de escolas de idiomas pelo mundo, principalmente quando falamos do idioma específico do país escolhido. 

Isso quer dizer que se você quer estudar italiano, nada melhor do que ir para um país que fale essa língua. Pois, além de poder praticar o idioma no dia a dia, você ainda vai poder aprender a falar, a escrever e a ler com um nativo. 

Você pode se matricular direto com uma escola estrangeira ou pedir a ajuda de uma agência. No Brasil existem excelentes agências de intercâmbio, que podem tornar o seu processo de intercâmbio muito mais simples.

Programas de ensino médio (high school)

Como já dito, essa é a modalidade perfeita para jovens ainda em idade escolar que queiram terminar os estudos em uma escola estrangeira. Nesse programa, é possível cursar todos os anos do ensino médio em uma escola de outro país.

As escolas da América do Norte, por exemplo, são muito famosas por receber intercambistas desse gênero. Nos Estados Unidos, os estudantes entram no ensino médio um ano mais cedo que no Brasil, por isso é possível fazer esse esquema de terminar o quarto ano em uma sala de aula americana.

A modalidade de intercâmbio high school anda de mãos dadas com o estudo de uma língua estrangeira. Para virar um estudante de uma escola americana, o aluno estrangeiro precisa comprovar um nível de proficiência na língua, que vai permitir a ele acompanhar os conteúdos. Somado a isso, durante o período de estudos, geralmente é comum aprofundar ainda mais esse estudo da língua.

Programas de graduação e pós-graduação

Outra escolha muito comum é o intercâmbio de graduação e pós-graduação. Já pensou o peso que adiciona ao currículo uma formação superior em uma instituição internacional?

Para esse grupo, existem vários jeitos de conseguir a sua vaga. O primeiro é entrar normalmente em uma instituição de ensino brasileira, pois existem diversas opções que possuem convênios e programas de intercâmbio com universidades estrangeiras.

Outra ideia é começar e terminar a faculdade já em outro país. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, é aceito como ferramenta de avaliação em universidades de outros países, como em Portugal. Nesse caso, você teria apenas o diploma de apenas uma faculdade. Na opção anterior, você consegue uma diplomação brasileira e outra internacional.

Para programas de pós-graduação, também funciona de maneira bem parecida. Você pode cursar alguns períodos aqui e depois finalizar o curso fora, ou conseguir uma vaga e cursar seu mestrado ou doutorado integralmente em outro país. 

Em ambos os casos, é importante verificar como os diplomas obtidos em outros países são lidos aqui no Brasil. Um diploma de mestrado conquistado no Brasil te permite virar um professor universitário. Não necessariamente um mestrado estrangeiro te entrega o mesmo título. Por isso, é importante ficar ligado e pesquisar bastante antes de fazer a sua viagem.

Programas de trabalho voluntário 

Se a sua intenção não é estudar, você pode ir para outro país para trabalhar. Essa é uma opção muito escolhida por aqueles que querem baratear os custos de uma viagem para outro país. 

Não estamos falando de um trabalho convencional, mas sim de um trabalho voluntário. Essa modalidade de intercâmbio consiste em você trocar a sua força e seu tempo de trabalho por hospedagem e alimentação.

Fazer intercâmbio através de trabalho voluntário, além de ser muito mais barato do que outras opções, te permite mergulhar ainda mais na cultura local do país que você escolher viajar. O contato diário com vários tipos de pessoas, além de criar uma rotina típica local, com certeza vão te trazer experiências incríveis.

Programas de estudo e trabalho

Se o intercâmbio voluntário não é para você, mas ainda assim você quer sair do país para trabalhar e ganhar por isso, calma: existe uma opção que vai te agradar. O intercâmbio de estudo e trabalho une o melhor dos dois mundos. Através dele, é possível estudar (seja outra língua ou um curso de graduação) e trabalhar ao mesmo tempo.

Outros países têm leis bastante rígidas em relação a trabalhar por tempo integral. Os governos fazem isso como uma maneira de controlar e regulamentar a imigração. Porém, dá sim para sair do seu país natal e ir para outro em busca de trabalho.

Contudo, você precisa conciliar esse trabalho com algum período de estudos. Pode ser um curso de idiomas ou até uma graduação. Dessa forma, seu tempo de trabalho fica limitado, porém pode ser feito de maneira totalmente legal.

Assim como o intercâmbio de idiomas, esse módulo também dá para fazer sozinho ou com a ajuda de agências especializadas. Decida qual é melhor para você e vai com tudo!

Quanto custa para fazer intercâmbio?

O preço de um intercâmbio não é algo fácil de mensurar. Ele vai depender de muitos fatores: o país escolhido, o tempo de permanência, o tipo de intercâmbio que você vai fazer, entre outros.

A primeira coisa que se deve pensar para pode calcular o valor de um intercâmbio é decidir o país, pois cada um possui uma moeda diferente. A partir desta escolha, você consegue ter uma noção se irá gastar muito ou pouco, comparando o valor do real com o da moeda do país escolhido.

Além disso, deve-se pensar em quanto tempo você irá permanecer fora. Isso porque, pela lógica, quanto mais tempo de estadia, mais gastos com hospedagem, alimentação e estudos. Caso queira economizar, o intercâmbio voluntário ou de trabalho podem ser boas opções.

Principais destinos para fazer intercâmbio

O número de países que aceitam estudantes de intercâmbio é imenso. Contudo, existem sim alguns lugares com uma estrutura melhor para receber os estudantes do que outros. 

A América do Norte é um dos lugares que possuem muitos programas de intercâmbio para estudantes brasileiros. Seja de high school, graduação ou pós-graduação, pode ter certeza de que lá tem uma vaga que vai ser totalmente alinhada com você.

A Europa é outro lugar do mundo que possui uma série de países preparados para receber estudantes. Por ser um continente pequeno, é possível fazer intercâmbio em um país e visitar diversos outros. 

Além disso, a diversidade linguística na Europa é muito grande. Por ter vários países com idiomas diferentes entre si, o continente europeu pode ser a pedida certa se você quer estudar outras línguas.

Como se planejar para fazer um intercâmbio?

O planejamento para fazer um intercâmbio começa na escolha do país. Feito isso, você deve pesquisar sobre valores, idioma falado e regras para ingressar nesse país.

Em seguida, pense no tipo de intercâmbio que você quer fazer. Nessa etapa, é importante estar alinhado com o país escolhido. Em alguns lugares pode ser mais difícil conseguir vagas do que em outros. Esteja aberto a mudar de ideia em relação ao país, se necessário, mas saber o que você quer fazer quando chegar lá é fundamental.

Depois de tomar essas decisões, pesquise a respeito das documentações necessárias. Caso tenha dificuldade ou ache burocrático demais, lembre-se que sempre existe a opção de procurar uma agência de intercâmbio para te ajudar.

Como ganhar uma bolsa de intercâmbio? 

Para ganhar uma bolsa de intercâmbio, você precisa estar preparado. Fique ligado em programas e instituições que possuam projetos de bolsas para estudantes.

No caso de um intercâmbio de graduação ou pós-graduação, fique de olho nos editais que a sua universidade libera e corra atrás logo para preencher todos os requisitos. Assim, temos certeza de que em breve você vai conseguir uma bolsa de intercâmbio para chamar de sua!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

74 comentários em “Intercâmbio: como funciona essa experiência internacional?

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Amazing quite a lot of amazing data.
    [url=https://homeworkcourseworkhelps.com/]reddit do my homework[/url] hire someone to do my homework [url=https://helpmedomyxyzhomework.com/]do my homework[/url] cpm homework help

  5. Sight Care is a daily supplement proven in clinical trials and conclusive science to improve vision by nourishing the body from within. The Sight Care formula claims to reverse issues in eyesight, and every ingredient is completely natural.

  6. Cortexi is a completely natural product that promotes healthy hearing, improves memory, and sharpens mental clarity. Cortexi hearing support formula is a combination of high-quality natural components that work together to offer you with a variety of health advantages, particularly for persons in their middle and late years. Cortex not only improves hearing but also decreases inflammation, eliminates brain fog, and gives natural memory protection.

  7. Boostaro increases blood flow to the reproductive organs, leading to stronger and more vibrant erections. It provides a powerful boost that can make you feel like you’ve unlocked the secret to firm erections

  8. Puravive introduced an innovative approach to weight loss and management that set it apart from other supplements. It enhances the production and storage of brown fat in the body, a stark contrast to the unhealthy white fat that contributes to obesity.

  9. FitSpresso stands out as a remarkable dietary supplement designed to facilitate effective weight loss. Its unique blend incorporates a selection of natural elements including green tea extract, milk thistle, and other components with presumed weight loss benefits.

  10. Neotonics is an essential probiotic supplement that works to support the microbiome in the gut and also works as an anti-aging formula. The formula targets the cause of the aging of the skin.

  11. Dentitox Pro is a liquid dietary solution created as a serum to support healthy gums and teeth. Dentitox Pro formula is made in the best natural way with unique, powerful botanical ingredients that can support healthy teeth.

  12. Endo Pump Male Enhancement is a dietary supplement designed to assist men improve their sexual performance. This natural formula contains a potent blend of herbs and nutrients that work together to improve blood flow

  13. SonoVive™ is an all-natural supplement made to address the root cause of tinnitus and other inflammatory effects on the brain and promises to reduce tinnitus, improve hearing, and provide peace of mind.

  14. Nervogen Pro, A Cutting-Edge Supplement Dedicated To Enhancing Nerve Health And Providing Natural Relief From Discomfort. Our Mission Is To Empower You To Lead A Life Free From The Limitations Of Nerve-Related Challenges. With A Focus On Premium Ingredients And Scientific Expertise.

  15. TerraCalm is an antifungal mineral clay that may support the health of your toenails. It is for those who struggle with brittle, weak, and discoloured nails. It has a unique blend of natural ingredients that may work to nourish and strengthen your toenails.

  16. Amiclear is a dietary supplement designed to support healthy blood sugar levels and assist with glucose metabolism. It contains eight proprietary blends of ingredients that have been clinically proven to be effective.

  17. Introducing FlowForce Max, a solution designed with a single purpose: to provide men with an affordable and safe way to address BPH and other prostate concerns. Unlike many costly supplements or those with risky stimulants, we’ve crafted FlowForce Max with your well-being in mind. Don’t compromise your health or budget – choose FlowForce Max for effective prostate support today!

  18. Claritox Pro™ is a natural dietary supplement that is formulated to support brain health and promote a healthy balance system to prevent dizziness, risk injuries, and disability. This formulation is made using naturally sourced and effective ingredients that are mixed in the right way and in the right amounts to deliver effective results.

  19. TropiSlim is a unique dietary supplement designed to address specific health concerns, primarily focusing on weight management and related issues in women, particularly those over the age of 40. TropiSlim targets a unique concept it refers to as the “menopause parasite” or K-40 compound, which is purported to be the root cause of several health problems, including unexplained weight gain, slow metabolism, and hormonal imbalances in this demographic.

  20. The Quietum Plus supplement promotes healthy ears, enables clearer hearing, and combats tinnitus by utilizing only the purest natural ingredients. Supplements are widely used for various reasons, including boosting energy, lowering blood pressure, and boosting metabolism.

  21. GlucoBerry is one of the biggest all-natural dietary and biggest scientific breakthrough formulas ever in the health industry today. This is all because of its amazing high-quality cutting-edge formula that helps treat high blood sugar levels very naturally and effectively.

  22. Kerassentials are natural skin care products with ingredients such as vitamins and plants that help support good health and prevent the appearance of aging skin. They’re also 100% natural and safe to use. The manufacturer states that the product has no negative side effects and is safe to take on a daily basis. Kerassentials is a convenient, easy-to-use formula.

  23. Cortexi is an effective hearing health support formula that has gained positive user feedback for its ability to improve hearing ability and memory. This supplement contains natural ingredients and has undergone evaluation to ensure its efficacy and safety. Manufactured in an FDA-registered and GMP-certified facility, Cortexi promotes healthy hearing, enhances mental acuity, and sharpens memory.

  24. AquaPeace is the most in-demand ear health supplement on the market. Owing to its natural deep-sea formula and nutritious nature, it has become an instant favorite of everyone who is struggling with degraded or damaged ear health.

  25. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

  26. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

  27. LeanBiome is an innovative and effective supplement that has been specifically formulated to support healthy weight loss. The product is the result of the latest Ivy League research and is backed by real-world results.

  28. Prodentim is a natural dental support formula that has been specifically designed to promote and maintain optimal dental and oral health. It is composed of a unique blend of 3.5 billion probiotic strains and essential nutrients that have been clinically researched and proven to support the health of teeth and gums. This product aims to repopulate the mouth with good bacteria, thereby restoring the natural balance of the oral microbiome. By doing so, it helps prevent harmful bacteria from causing dental problems such as gum pain, inflammation, and bad breath. The formula is enriched with healthy strains of probiotics and essential nutrients that work together to improve oral health.

  29. I am absolutely thrilled to introduce you to the incredible Sumatra Slim Belly Tonic! This powdered weight loss formula is like no other, featuring a powerful blend of eight natural ingredients that are scientifically linked to fat burning, weight management, and overall weight loss. Just imagine the possibilities! With Sumatra Slim Belly Tonic, you have the opportunity to finally achieve your weight loss goals and transform your body into the best version of yourself.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *