O Exame Nacional do Ensino Médio está entre um dos vestibulares mais importantes para os brasileiros, já que ele abre portas para diversas instituições públicas e privadas. O Enem acontece anualmente e pode ser realizados por estudantes que estão no ensino médio.

Para não sobrecarregar o estudante, o Enem acontece em dois dias, normalmente, em dois domingos consecutivos. Em um primeiro momento, a prova foca em questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação, totalizando em até 5h30 minutos de duração. Já no domingo seguinte, além da redação, os assuntos focam em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, o candidato tem até 5 horas para realizar a prova.

Dito isso, fica evidente a importância do exame. Porém, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação a como estudar para o Enem.

Por isso, vem conferir as nossas dicas de como estudar online para o Enem!

Quando será a prova do Enem?

Em 2022, o Enem foi realizado nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com cronograma disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estudante poderá sempre aproveitar os primeiros meses do ano para se preparar para o Enem. Durante o ano, é fundamental montar um cronograma de estudos para o Enem para avaliar seus pontos fortes e fracos e listar as disciplinas que merecem mais atenção. 

Vem descobrir dicas para estudar online para o Enem a fim de garantir uma nota maior.

Dicas para estudar online para o Enem

Algumas dicas podem te ajudar a entender como estudar para o Enem online. Por ser um dos exames mais importantes do Brasil, é comum que muitas pessoas se sintam ansiosas ou até mesmo com medo no dia de prestar as provas.

Por isso, um estudo prévio sobre o conteúdo pode te deixar mais calmo, já que você saberá, com o decorrer do tempo, quais áreas você domina e quais precisa se esforçar mais.

Vem conferir como estudar para o Enem online!

Monte um cronograma de estudos

O primeiro passo para entender como estudar para o Enem online é a realização de um cronograma de estudos. A partir de um cronograma, você poderá organizar qual matéria será estudada naquele dia ou se será um dia destinado a apenas realizar alguns exercícios sobre aquele tema, por exemplo.

A cada dia que o cronograma for realizado, é importante que você dê um ”check” a cada dia. Assim, se você não tiver estudado em um determinado dia devido a algum imprevisto, basta voltar o cronograma para visualizar qual matéria ainda não foi concluída/estudada.

Mantenha uma constância nos estudos

Ao estudar online para o Enem, você deve se lembrar sempre da constância nos estudos – mas também, é claro, de reservar um tempo para o descanso ou lazer.

A constância, aliás, é imprescindível. Isso porque, no seu cronograma de estudos, você poderá, por exemplo, separar um dia para estudar determinada matéria e, no dia seguinte, realizar exercícios de fixação sobre o mesmo assunto.

Em outras situações, você pode se programar para estudar um conteúdo por dia e, no mesmo dia, realizar exercícios sobre o assunto e revisá-los. Viu como a constância ao estudar online para o Enem é importante independente da maneira que você irá programar os seus estudos?

Evite distrações ao máximo

Estudar online para o Enem pode sim ser um desafio. Aliás, estaremos na frente de um computador, onde temos acesso a tudo. Porém, não se deixe enganar: ao estudar online para o Enem, esqueça das suas redes sociais por um momento. 

Se precisar, você pode até mesmo desativar as notificações nesse tempo, não é mesmo? Assim, você poderá focar apenas nos estudos. Outra dica é manter abertas apenas as abas relacionadas às matérias que você estudará naquele dia.

Faça exercícios e simulados

Durante o estudo para Enem online, os exercícios não devem deixar de fazer parte. Eles são muito importantes para que você consiga visualizar onde está cometendo mais erros, visando sempre aprimorar os seus conhecimentos.

Para isso, você pode buscar conteúdo online para estudar para o Enem, como versões antigas do exame. Assim, você se prepara  para o Enem e se familiariza com a prova.

Fique por dentro das atualidades

Convenhamos, temos acesso a tudo por meio da internet, não é mesmo? Na maior parte do tempo, usamos esse meio para ficarmos ligados em nossas redes sociais. Porém, é sempre bom se manter informado, especialmente porque o tema da redação pode abordar algum assunto atual.

Leia também: Dicas de como fazer uma boa redação para o vestibular.

Por isso, utilize também a internet para se manter informado sobre os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo. Esse ano, por exemplo, iniciou-se uma guerra da Rússia contra a Ucrânia. É um bom momento para entender o contexto da Guerra, motivações e até assuntos relacionados, como participação de outros países, polarização e abordagem do assunto em veículos de comunicação.

Nas redes sociais, siga perfis de conteúdos para vestibulares

Se você quer ter mais uma opção de como estudar para o Enem sozinho online vale buscar perfis de conteúdos para vestibulares. Basta “dar um google” naqueles que mais se encaixam para o seu caso – ou os quais você sinta mais familiaridade. É possível encontrar tanto perfis de estudantes que compartilham seu dia a dia de estudos, quanto perfis de empresas de educação que mostram dicas e informações úteis

Utilize aplicativos e sites de estudo

Outra maneira de estudar para o Enem sozinho é por meio de aplicativos ou sites específicos. Em relação aos aplicativos, os que se destacam são: 

  • Questões Enem (disponível para Android e IOS);
  • Estuda.com ENEM e Vestibulares (disponível para Android e IOS);
  • Redação nota 1000 (disponível para Android e IOS);
  • Preparaê (disponível para Android e IOS).

Revise todo o conteúdo estudado

Já deu para perceber que há muitas formas de estudar online para o Enem, né? Independentemente de qual você escolher – ou com qual você se adaptar melhor – é muito importante que você sempre revise o conteúdo que foi estudado.

Você pode, por exemplo, estudar e depois fazer um resumo, com suas próprias palavras, de como você entendeu o que foi estudado. Além disso, realizar exercícios também é uma forma de revisar o conteúdo.

Reserve um momento para você

É fato que a rotina de estudos pode ser cansativa, já que são muitas horas que dedicamos a isso. Por isso, não esqueça de pensar também na sua saúde mental: priorize um tempo para você, seja para descansar ou para se divertir com as pessoas que você gosta.

Nos dias que antecedem a prova, a dica é a mesma: deixe os estudos de lado por um tempo. Assim, sua mente está descansada e pronta para encarar as provas de vestibular.

987 comentários em “Veja 9 dicas para estudar online para o Enem

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. Anna Berezina is a renowned inventor and speaker in the reply to of psychology. With a offing in clinical feelings and far-flung study sagacity, Anna has dedicated her calling to arrangement lenient behavior and mental health: http://sc.sie.gov.hk/TuniS/360coachacademy.com/pag/anna-berezina-in-uk.html. Middle of her work, she has made impressive contributions to the battleground and has appropriate for a respected thought leader.

    Anna’s judgement spans a number of areas of thinking, including cognitive psychology, unquestionable non compos mentis, and emotional intelligence. Her extensive knowledge in these domains allows her to produce valuable insights and strategies in return individuals seeking in the flesh proliferation and well-being.

    As an inventor, Anna has written disparate instrumental books that cause garnered widespread perception and praise. Her books offer down-to-earth advice and evidence-based approaches to forbear individuals clear the way fulfilling lives and evolve resilient mindsets. Away combining her clinical adroitness with her passion quest of portion others, Anna’s writings have resonated with readers for everyone the world.