A profissão de dentista no Brasil é uma das mais reconhecidas entre os estudantes. Para ingressar na área, é necessário ser formado no curso de Odontologia. Porém, com a concorrência no mercado cada vez maior, apenas a formação já não é mais o suficiente.

Então, para garantir o destaque entre os muitos profissionais formados todos os anos, é necessário fazer uma especialização. Mas a pergunta é: qual? Continue a leitura e confira as principais especialidades da Odontologia.

Principais especialidades odontológicas

Hoje em dia, existem 19 especialidades odontológicas que são reconhecidas pelo CFO, que é o Conselho Federal de Odontologia. Vamos discutir aqui nesse artigo as oito principais especialidades odontológicas, para te ajudar a tomar essa importante decisão na hora de seguir com sua vida profissional e acadêmica. Vem com a gente!

Radiologia Odontológica 

A Radiologia Odontológica é a especialidade da Odontologia que utiliza exames de imagem como método de diagnóstico para doenças de responsabilidade dessa área. O raio x permite uma análise completa da arcada dentária, a fim de garantir que seja feito um completo diagnóstico da saúde da boca. 

O objetivo principal é conseguir utilizar dessa metodologia, para tornar mais fácil o diagnóstico da identificação das doenças, além de acompanhar e documentar as condições do paciente durante o tratamento ideal, que terá sido desenvolvido após os resultados dos exames.

O especialista em Radiologia Odontológica possui conhecimentos para atuar nas áreas de: radiografia digital, emissão de laudo de imagens da estrutura maxilar (que podem ser obtidas por meio da radiografia convencional), tomografia convencional e computadorizada, ultrassonografia. 

Legal citar também a ressonância magnética como um dos exames que o especialista em Radiologia Odontológica é capaz de realizar e tratar. 

Cirurgia e Traumatologia 

Cirurgia e Traumatologia é a especialidade odontológica que tem como objetivo diagnosticar e tratar, através de procedimentos cirúrgicos, as doenças, traumatismos e quaisquer outros problemas que o paciente tenha na região bucal.

Para exercer essa especialidade, o profissional precisa de uma qualificação a mais. Isso porque ele vai trabalhar com procedimentos que demandam um grau de complexidade bem maior. Então essa expertise faz com que a qualidade e eficiência desses procedimentos seja garantida.

Importante ressaltar que ter esse conhecimento acima da média não faz com que o profissional precise ou possa efetivamente atuar em qualquer área da Odontologia. 

O ideal mesmo é que ele fique dentro da área na qual se especializou, para assim garantir que serão colocados em práticas apenas conhecimentos que foram adquiridos por ele através de diplomas e certificações.

Odontopediatria 

A Odontopediatria é a especialidade dentro da área de Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, indo do período logo no início da infância até o final da adolescência. Dessa maneira, esse especialista consegue acompanhar todo o desenvolvimento dos jovens, o crescimento e formação da arcada dentária 

O profissional especialista da área de Odontopediatria precisa ter uma noção geral de todos os conhecimentos da área, pois como ele é o principal responsável pela saúde das crianças, ele precisa ter uma visão mais geral na hora de diagnosticar e tratar doenças, para assim garantir a saúde do sorriso dos pequenos.

A importância dessa especialização é muito grande, pois acompanhar o crescimento dos dentes é um período que demanda bastante atenção, a fim de prevenir possíveis problemas na boca e nos dentes durante a vida adulta.

Ortodontia 

Uma das especialidades mais famosas, responsáveis pelos “aparelhos dentários”, o especialista em Ortodontia é quem corrige a posição dos ossos e dos dentes na face, fazendo com que fiquem na posição adequada. 

Periodontia 

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que olha para a parte dos tecidos da boca. Esses são os que dão suporte aos dentes, ficando em volta deles. O especialista dessa área diagnostica, prever e tratar quaisquer problemas de saúde nos tecidos, a fim de manter a saúde dessa parte da boca. 

O especialista em Periodontia consegue exercer seus conhecimentos em: 

  • Avaliar a influência da doença periodontal;
  • Avaliar e fazer o diagnóstico da doença;
  • Montar uma estratégia e planejar o tratamento do paciente;
  • Pensar em possíveis fatores que podem gerar doenças nos tecidos e nos dentes e controlar essas chances de doenças;
  • Desenvolver procedimentos (cirúrgicos ou clínicos) para a prevenção dos tecidos;

Prótese Dentária 

Para se tornar um profissional especialista em restaurar o sorriso das pessoas, o formado em Odontologia deve fazer a especialização em próteses dentárias. Com esses conhecimentos, ele aprende a restabelecer os dentes, através da substituição dos que caíram ou estão em falta na boca por alguma razão.

Ter todos os dentes na boca é importante para garantir uma boa mastigação e até melhorar a parte da fala. Nesse pensamento, entra a importância das próteses dentárias, para permitir que sejam feitas essas reposições sempre que necessário. 

Harmonização Orofacial 

A especialização em Harmonização Orofacial é outra área da Odontologia que também é responsável pela parte estética da boca. Ela traz o equilíbrio entre a saúde dos dentes, da boca e da estética de ambos, ajudando também com questões relacionadas a beleza e autoestima. 

Ela age através de intervenções cirúrgicas, para corrigir assimetrias na face e gerar uma sensação de padronização melhor. 

Essas cirurgias fazem com que o paciente atinja os resultados desejados em relação à própria aparência, corrigindo proporções ou até aumentando regiões do rosto, a fim de gerar um bem-estar próprio ao se encarar no espelho. 

Todo um estudo e um preparo deve ser realizado antes, para garantir que o paciente fique seguro durante a realização dos procedimentos, além de entender qual o procedimento necessário para o objetivo dele. 

Existem quatro principais técnicas da Harmonização Orofacial. São elas: bichectomia, preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica e fios de sustentação. 

Odontologia do Esporte 

A Odontologia do Esporte é uma especialização da área da Odontologia que permite ao cirurgião-dentista entender como doenças bucais podem influenciar no desempenho desses atletas. Logo, ele consegue prevenir e tratar essas doenças mais específicas, pensando no impacto que ela vai ter na vida de pessoas mais ativas fisicamente.

A região da boca e da mandíbula trabalha em vários movimentos corporais que não necessariamente tem relação direta com ela. Por isso, o especialista dessa área age no cuidado a possíveis lesões, sejam elas no músculo ou nas articulações. 

Como se especializar em Odontologia? 

Para se especializar em alguma área de Odontologia, basta você procurar por instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), olhar a grade de opções para pós-graduações e se inscrever. 

CTA faça pós-graduação com bolsa de estudos de até 80% de desconto com o Amigo Edu

9 comentários em “Quais são as 8 principais especialidades Odontológicas?

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *