A grande procura pelo curso de Enfermagem se dá pelo fato de essa ser uma das profissões mais promissoras do mercado de trabalho, além de apresentar inúmeras possibilidades e segmentos diferentes, e a especialização em Enfermagem do Trabalho é uma delas.

Pouco conhecida, essa área da Enfermagem é voltada e ativa dentro de empresas e organizações corporativas. Ela surgiu há mais de cem anos, e é um setor que está se desenvolvendo gradativamente, pois, a preocupação com os colaboradores dentro de uma organização se mostrou necessário. 

Sendo assim, um enfermeiro do trabalho é responsável por prestar todo o suporte, além de promover e preservar o bem-estar de todos os funcionários dentro do ambiente de trabalho. Em resumo, é uma carreira que gera grande impacto na vida das pessoas.

Mas calma, logo nós já vamos entender tudo sobre essa profissão nesse conteúdo. Continue acompanhando!

O que é Enfermagem do Trabalho?

Como o próprio nome já diz, a Enfermagem do Trabalho é o ramo da Enfermagem voltado ao cuidado da saúde e bem-estar dos trabalhadores de uma determinada empresa, seja ela de grande ou médio porte. A diferença entre a Enfermagem tradicional, é que o enfermeiro do trabalho tem uma atuação mais corporativa.

Além disso, a sua rotina é mais administrativa, diferente do dia a dia de um enfermeiro que atua em hospitais e clínicas. Entre algumas atribuições dessa função, prevenir acidentes de trabalho e desenvolver projetos com foco em melhoria no ambiente de trabalho estão entre elas. No entanto, o enfermeiro do trabalho não resume sua responsabilidade apenas a isso. Confira outras funções que o profissional desse setor deve executar:

  • Avaliar e encaminhar os colaboradores para tratamentos adequados
  • Avaliação das condições de trabalho
  • Criação de campanhas para evitar doenças e acidentes ligados à atuação profissional
  • Instruir os funcionários sobre o uso de equipamentos de segurança
  • Prestar primeiros socorros
  • Prestar atendimento inicial a casos de doenças
  • Promover a reabilitação ao trabalho
  • Prescrever ações e cuidados com a saúde, bem como projetos de incentivo a bons hábitos
  • Promover campanhas de saúde

Em situações de emergência, por exemplo, o enfermeiro do trabalho é autorizado a prestar os primeiros socorros, além de administrar medicamentos, coletar material para exames, fazer curativos, entre outras atividades. É primordial que esse profissional seja capacitado e tenha, sobretudo, domínio das técnicas de enfermagem. Além disso, deve ser comunicativo, responsável, proativo e claro, habilidoso.

Em organizações de grande porte, o enfermeiro do trabalho faz parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), equipe multidisciplinar que é composta por supervisores de outros setores, como da segurança do trabalho, da engenharia e da medicina.

O mercado de trabalho para esse profissional, especialmente, é bastante aquecido. Pois, cada vez mais empresas e organizações corporativas se mostram preocupadas com a saúde de seus colaboradores, fazendo-se necessário a contratação de profissionais da Enfermagem do Trabalho para manter equipes especializadas na área.

O que é preciso para ser Enfermeiro do Trabalho?

Primeiramente, para se tornar um enfermeiro do trabalho, é necessário realizar a graduação em Enfermagem, que tem duração média de 5 anos. Essa é uma das carreiras mais promissoras do mercado de trabalho devido a suas grandes possibilidades e alta empregabilidade. Entre as áreas de atuação destes profissionais da saúde, destacam-se: assistência ao paciente, gestão, docência e pesquisa, podendo atuar em hospitais, clínicas particulares, laboratórios, entre outros.

Após concluir a faculdade de Enfermagem, você deve começar a investir em uma pós-graduação ou especialização em Enfermagem do Trabalho, que pode ser concluída em até dois anos.

Algumas empresas também costumam contratar profissionais formados em técnico de enfermagem para desenvolverem habilidades e ações em prol da saúde dos colaboradores. É um curso com um menor tempo de duração, comparado à uma graduação em Enfermagem, por exemplo.

Mas, é importante destacar que o técnico de enfermagem ou o auxiliar de enfermagem, por mais que tenham funções relacionadas à área de enfermagem, possuem atribuições e responsabilidades diferentes.

Curso técnico em Enfermagem do Trabalho

Para trabalhar como técnico em Enfermagem do Trabalho, é necessário realizar o curso técnico, como mencionamos, que tem uma grade curricular dividida em quatro semestres no máximo. Por se tratar de uma formação mais rápida, é comum que os estudantes interessados em trabalhar nesse setor, optem por ela. Já a especialização em si tem duração média de 6 meses.

Esse profissional, sobretudo, também é importante dentro de uma equipe de enfermagem dentro das empresas. É ele o responsável por auxiliar o enfermeiro e o médico nas avaliações clínicas dos funcionários, além de ser apto a verificar os sinais vitais do colaborador.

Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho

O curso de Enfermagem, como mencionamos no início do conteúdo, é um dos mais procurados por estudantes que desejam trabalhar na área da saúde, e preferem ter um contato mais direto com os pacientes.

A pós-graduação em Enfermagem do Trabalho é apenas uma das inúmeras possibilidades que a profissão proporciona. Essa formação tem como objetivo capacitar o enfermeiro a atuar na parte de saúde ocupacional de médias e grandes empresas. Essa especialização tem duração média de 12 a 18 meses, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Durante a pós-graduação, o enfermeiro encontra em sua grade curricular disciplinas como:

  • Atendimento às doenças ocupacionais
  • Bioética
  • Doenças ocupacionais e saúde mental do colaborador
  • Ergonomia
  • Legislação do trabalho
  • Políticas públicas de saúde do trabalhador
  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional
  • Toxicologia ocupacional
  • Vigilância sanitária, entre outras.

É essencial que ao decidir cursar Enfermagem do Trabalho, você opte por universidades que sejam, sobretudo, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Essa é a garantia de que seu diploma será aceito em todo o território nacional. O Amigo Edu é parceiro de algumas instituições que oferecem a pós-graduação em questão. Confira nossas sugestões:

Quanto tempo dura o curso de Enfermagem do Trabalho?

O curso de Enfermagem do Trabalho pode ter duração e carga horária diferentes, pois, como mencionamos, você pode encontrar a formação em duas modalidades: pós-graduação e o curso técnico. A pós é voltada para os profissionais graduados na faculdade de Enfermagem, enquanto o técnico é para estudantes que já finalizaram o ensino médio e buscam uma qualificação mais rápida.

No caso da pós-graduação, ela tem uma duração média de 12 a 18 meses. Sua grade curricular é bem diversificada, e apresenta tanto conteúdos teóricos quanto práticos. Boa parte das disciplinas são voltadas para a área da saúde ocupacional. Já o curso técnico em Enfermagem do Trabalho, tem duração média de 6 meses, e o dia a dia é mais voltado para a prática da profissão.

Hoje já é possível encontrar as duas modalidades de formação em Enfermagem do Trabalho disponíveis nos formatos de ensino à distância e presencial.

Qual o salário de um profissional de Enfermagem do Trabalho?

O salário de qualquer profissional, seja ele do campo da Enfermagem ou não, pode variar de acordo com inúmeros fatores, que incluem localização, tempo de experiência, empresa, especialização, carga horária, entre muitos outros.

Mas, no Brasil, para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais, um profissional da Enfermagem do Trabalho ganha em média R $4.023. Já o técnico recebe aproximadamente R $2.500. As informações são de acordo com a pesquisa do site Salário.com.br, que junta dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Embora o salário de um profissional de Enfermagem do Trabalho seja atraente, as possibilidades de atuação na área também chamam a atenção, pois vão desde empresas e indústrias a negócio próprio.

Como estudar Enfermagem do Trabalho?

Você pode estudar Enfermagem do Trabalho nas mais diversas faculdades parceiras do Amigo Edu pelo Brasil pagando pouco ou quase nada. Na nossa plataforma é possível encontrar bolsas de estudos para graduação e pós-graduação de até 80% de desconto em várias regiões do país, além das diferentes modalidades: presencial, semipresencial e EAD.

Mas não é apenas fazer uma especialização em uma boa instituição de ensino, que fará você ter sucesso na carreira de Enfermagem do Trabalho. Para além disso, investir em estudos contínuos também pode ser um diferencial, uma vez que tudo, principalmente na área da saúde, está em constante mudança. A verdade é que, com bastante dedicação, a probabilidade de se destacar no mercado é altíssima.

Neste conteúdo você pôde descobrir e conhecer as principais atribuições e informações sobre essa importante área da Enfermagem que cuida da saúde dos funcionários e previne riscos operacionais em empresas. Deu para notar que para atuar nesse setor, é importante que você invista em uma formação acadêmica, seja ela um curso técnico ou pós-graduação. Por isso, não perca mais tempo e comece agora a estudar. Conte conosco para iniciar essa jornada!

CTA estude enfermagem com bolsa de estudo no amigo edu

36 comentários em “Enfermagem do Trabalho: saiba tudo sobre essa especialização

  1. قد تتعرّض المكيّفات إلى مشكلة التنقيط أو تسرّب الماء؛ بسبب وجود نقص في المادة المبردة، وفي هذه الحالة يتمُّ استدعاء عامل الصيانة المختص لإضافة الكمية المناسبة من مادة التبريد؛ إذ يعمل المكيف بكفاءةٍ قصوى إذا مُلئ بالكمية المناسبة من هذه المادة حسب تعليمات الشركة المصنعة للمكيّف
    إذا كان أنبوب التصريف مسدوداً؛ فإنه يسبب مشكلةً في تسرّب المياه المتكثّفةِ في المكيّف، ويمتلئ وعاء التنقيط ويفيض، لذا يمكن تنظيف أنبوب التصريف دون الحاجة إلى الإتصال بفني الصيانة وذلك من خلال طرق عدة منها، استخدام المكنسة المخصصة لشفط المواد السائلة والجافة، أو من خلال تلافي حدوث هذه المشكلة من قبل حدوثها عن طريق صب القليل من المبيّض في أنبوب التصريف كل أربعة إلى ستة أشهر.
    ينصح بتغيير الفلاتر الموجودة في المكيّفات كلَّ شهرٍ إلى شهرين، أو كلَّ شهرٍ في الأوقات التي يُستخدم فيها المكيّف بشكلٍ كبير؛ لتلافي مشكلة التنقيط؛ التي تنشأ بعد تراكم الأوساخ في الفلتر، ولا يستطيع الماء المرور من خلالها مما يؤدي إلى تجمدها، وعندما يذوب تظهر مشكلة التنقيط، وبشكلٍ عام قد يكون السبب في تنقيط المياه من المكيّف مرتبطاً بانسداد الفلاتر الموجودة فيها؛ إذ تتجمّد المياه فوق ملّفات التبريد، وتسبب مشاكل في تدفق الهواء أو مادة التبريد بكفاءةٍ عالية في المكيّف، وتسبب في تنقيط المياه.

    https://wnkixiamt.wixsite.com/rawdat-saudia

  2. Life is full of wonders and surprises. Each day brings different experiences and adventures that can be embraced and enjoyed. Every moment is an opportunity to create something meaningful and to explore the world around us. Take a deep breath, and take the time to appreciate the beauty that exists in every corner of life. Let yourself be filled with awe and inspiration as you uncover the mysteries of life. indian teen fucked by indian pornstar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *