Como todos sabem, a nossa constituição prevê que toda criança tem direito à educação. Por isso, nesse Dia das Crianças queremos propor uma ação diferente: se você puder, apoie instituições que proporcionam às crianças o direito fundamental da educação.

A Revista ÉPOCA e Instituto Doar fizeram um guia com as 100 Melhores ONGs do Brasil. Essas ONGs foram submetidas a uma comissão julgadora que avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. Das ONGs listadas, a maioria reúne sua assembleia pelo menos uma vez por ano, tem plano de captação de recursos e submete suas contas a auditoria externa independente.

Dessa lista, separamos algumas que trabalham com educação de crianças e adolescentes e são reconhecidas pela sua transparência:

ABCD Nossa Casa

A Associação Beneficente à Criança Desamparada “Nossa Casa”, tem objetivo de amparo, proteção e a educação de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

Fundada em 2000, o projeto começou com uma casa de acolhimento, reforçando a educação como direito a todos. Cresceu, e criou um Centro de Convivência da Criança – CCA, que é um espaço onde são realizadas atividades, projetos, que desenvolvem habilidades que tornarão mais fáceis a jornada de cada um, tendo como pilar a EDUCAÇÃO.

Atualmente, eles atendem 350 crianças em dois projetos: SAICA e CCA; 252 famílias das crianças e 1008 beneficiários que juntos convivem.

Amigos do Bem

O trabalho do Amigos do Bem começou em 1993, com um pequeno grupo de amigos. Hoje, são um dos maiores projetos sociais do país e atendem a mais de 75 mil pessoas em Alagoas, Pernambuco e Ceará.

O objetivo é promover a transformação por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde. O Amigos do Bem está rompendo um ciclo secular de miséria no sertão. Com oportunidades, mais de 10 mil crianças e jovens já enxergam um futuro diferente.

CENPEC

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público.

O CENPEC atua em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. Assim, ele desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, formação de profissionais de educação.

Fundado em 1987, o CENPEC atua na defesa da educação de qualidade. Ao longo de todo esse tempo, tem desenvolvido e disseminado tecnologias educacionais, assessorado políticas públicas, implementado programas e projetos educacionais e produzido pesquisas sobre educação.

O CENPEC mantém cursos para o aperfeiçoamento de professores, arte-educadores e gestores das redes públicas de ensino e conta atualmente com 15 projetos ativos.

Fundação Estudar

Desde 1991, a Fundação Estudar cria oportunidades para gente boa agir grande e melhorar o Brasil. Eles desenvolvem pessoas que podem transformar o Brasil, identificando, integrando, desenvolvendo e incentivando jovens potenciais brasileiros por meio do conhecimento e orientação.

Hoje, são mais de 3 mil voluntários vendendo e facilitando os Cursos Na Prática, mais de 40 colaboradores criando e atuando diariamente frente a nossas iniciativas.

Assim, ao todo, já foram mais de 70 mil alunos foram capacitados pelo Cursos Na Prática da Fundação Estudar, mais de 8 mil jovens se conectaram com grandes empresas do mercado e mais de mil estudantes aprovados para estudar em universidades do exterior do Brasil.

Instituto Ayrton Senna

Dois meses antes do acidente em Ímola, na Itália, o piloto Ayrton Senna compartilhou com a sua irmã a vontade de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens. O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações. 

Em 1994, nasceu o Instituto Ayrton Senna, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade. 

Desde sua fundação, o Instituto Ayrton Senna vem produzindo conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas com foco na educação integral.

Desenvolvem soluções educacionais, pesquisas e conhecimentos em pedagogia, gestão educacional, avaliação e articulação para que sejam replicáveis em escala. Essas soluções são levadas às escolas em parceria com as Secretarias de Educação para fortalecer o protagonismo dos educadores e dos alunos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O Instituto já recebeu chancela para a criação da Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e foi convidada a ingressar no seu grupo de organizações parceiras da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Se você quiser ver a lista completa das ONGs, é só acessar essa página.

Agora diz, tem presente melhor do que mudar o futuro de uma criança com a educação? <3

38 comentários em “Dia das Crianças: toda criança tem direito à educação

  1. ufabetstar365 UFABET เว็บพนันออนไลน์ สมัครUFABET บริการตลอด 24 ชั่วโมง ฝาก-ถอน ภายใน 3 นาที ทางเว็บไซต์เปิดรับเดิมพันต่างๆ UFABET แทงบอลออนไลน์ แทงบอลUFABETเว็บตรง

  2. UFABET ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ แจกเครดิตฟรี เว็บเดิมพันคาสิโนออนไลน์ สล็อต บาคาร่า 24 ชั่วโมง UFABETมือถือไม่ผ่านเอเยนต์ สมัครง่าย มั่นคง ปลอดภัย UFA7-11

  3. ufavip666 UFABET ยูฟ่าเบท เว็บตรงแทงบอลออนไลน์ เว็บพนันบอล บาคาร่าสด สล็อต ยิงปลา แทงหวย UFAVIP666 เว็บตรงคาสิโนครบวงจรที่สุด 2023 ผู้ให้บริการ ยูฟ่าเบท UFABET ในไทย เว็บพนันต่างๆ บาคาร่า แทงบอล สล็อต แทงหวย แทงมวย กีฬา-เกมต่างๆ ครบวงจรในไทย ระบบฝาก-ถอน ออโต้ 7วินาที ปลอดภัย มั่นคง โอนเร็ว จ่ายจริง ทุกยอด รับประกัน ต้องเว็บตรง UFAVIP666

  4. Wow, incredible blog layout! How lengthy have you ever been blogging for?
    you made blogging look easy. The full glance of your site
    is fantastic, let alone the content material!
    You can see similar: sklep internetowy and
    here najlepszy sklep

  5. Hi my loved one! I wish to say that this article is amazing, nice written and come with almost all important infos.

    I’d like to see extra posts like this . I saw similar
    here: Najlepszy sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *