A saúde é o bem mais precioso que nós temos. Por isso, vários profissionais dessa área são tão reconhecidos e renomados, devido a sua importância na qualidade de vida e no dia-a-dia de cada pessoa. 

Contudo, a área da saúde é muito, mas muito ampla e engloba diversos tipos de estudos que às vezes não são tão famosos ou conhecidos assim.

Por exemplo, você já parou para pensar quem é responsável pela realização de exames como ultrassom, raio-x, tomografia entre outros? Esses procedimentos que são tão rotineiros dentro de clínicas e hospitais possuem um profissional específico para realizá-los. Esse profissional é o estudante formado na graduação em Física Médica

Já tinha ouvido falar desse curso? Não? Então senta aí e fique atento a esse conteúdo, que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa formação!  

Como é o curso de Física Médica?

O curso de Física Médica é uma área que está em crescente evolução no Brasil. Andando de mãos dadas com a Medicina Nuclear, a Física Média trabalha no diagnóstico e tratamento de doenças através da manipulação de técnicas e equipamentos que utilizam de pequenas porções de radiação para conseguir identificar doenças e, a partir disso, realizar o tratamento das mesmas.

O melhor exemplo para ilustrar isso é a máquina de raio-x. Um exame de raio-x acontece devido a diversos estudos dentro da área de Medicina Nuclear (que é a especialidade responsável por utilizar quantidades pequenas de radioisótopos, a fim de permitir exames no corpo humano). 

Para conseguir administrar um exame de raio-x, entender seus resultados e conseguir aplicar as técnicas necessárias, visando a melhora do paciente, o Físico Médico precisa de conhecimentos bastante específicos.

A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre como é o curso de Física Médica.

Grade curricular do curso de Física Médica

A Física Médica pode ser considerada um curso completamente interdisciplinar. Se tratando de um ramo muito interessante da Física propriamente dita, o curso consegue mesclar conhecimentos dessa área super exata com conceito e técnicas de Ciências Biológicas e Medicina, tudo em uma única grade.

Como dito, por ser tão interdisciplinar, a grade curricular da graduação em Física Médica envolve disciplinas da área de exatas, como matemática, química e física. Além disso, existem disciplinas também da área de biológicas, como biologia celular, anatomia, fisiologia e outras que são comumente estudadas em um curso de Medicina.

Outras disciplinas no geral são: Radioterapia, Medicina Nuclear, Física Nuclear, Sociologia e Antropologia da Saúde, Eletromagnetismo, Mecânica Estatística, Ética e Exercício Profissional em Física Médica, Física das Radiações, Gestão em Saúde, Cálculo Numérico Computacional, Educação em Saúde, entre várias outras. 

Quanto tempo dura o curso de Física Médica?

O curso de Física Médica costuma ter de 4 a 5 anos de duração. Lembrando que essa graduação é uma graduação da área da saúde, que envolve conhecimentos bastante profundos de Medicina e, por isso, tem um grande impacto e importância sobre a vida das pessoas.

Devido a esse grau de importância, a maior parte dos cursos de Física Médica possuem essa duração média e também são enquadrados em formatos de estudos integrais, englobando dois períodos do dia (manhã/tarde/noite). Dessa maneira, os alunos têm mais tempo e disponibilidade para aprofundar os conteúdos, estudar com calma e aprender tudo da maneira correta, a fim de se tornar o profissional mais qualificado possível.

Estágio e TCC da faculdade de Física Médica

O curso de Física Médica, como quase todos os cursos de graduação, exigem o cumprimento de uma carga horária obrigatória de estágio para poder adquirir o diploma da faculdade.

O estágio em Física Médica pode ser feito dentro de clínicas e hospitais que utilizam dos métodos da Medicina Nuclear para o diagnóstico e tratamento de seus pacientes. O estudante irá trabalhar junto com a equipe, aprendendo a administrar tratamentos, operar os equipamentos e fazer a leitura de exames, com o foco na melhoria da saúde dos pacientes.

O TCC em Física Médica também é outro requisito necessário para a formatura no curso. Nele, o estudante deve desenvolver um trabalho aplicando os conhecimentos adquiridos ao longos dos anos de estudo. Ele pode ser de revisão de técnicas já existentes, análises de casos de sucesso dentro da área ou até de inovação para novas ideias e procedimentos que possam ser implementados no dia-a-dia desses profissionais.

Quanto custa um curso de Física Médica? 

Os valores para a graduação de Física Médica são bastante variados. Ele vai mudar de acordo com a faculdade que você deseja cursar. Assim, podemos passar um valor médio que vai custar o curso que estuda funções tão profundas da Medicina Nuclear. A média para a mensalidade de um curso de Física Médica é de R$ 458,97.

Existe curso de Física Médica EAD?

O curso de Física Médica possui um alto grau de complexidade, devido a englobar matérias de diversas áreas do conhecimento e demandar do estudante foco e disciplina para conseguir finalizar o curso.

Devido a rotina super corrida, muitos estudantes hoje em dia tem preferido fazer os estudos de maneira remota. Essa modalidade de estudo é chamada de EAD, ou educação a distância. Com ela, o aluno possui muito mais flexibilidade, e por isso consegue se adaptar da melhor maneira, para equilibrar a vida pessoal e profissional com os estudos.

Contudo, o curso de Física Médica não se enquadra nesse grupo de cursos que possuem a modalidade EAD. Por ser um curso da área de saúde, que envolve muitas disciplinas práticas, o aluno precisa estar presente nas aulas em alguns momentos, para aprender junto aos professores as técnicas necessárias para desempenhar as funções no dia-a-dia. 

Saber como operar os maquinários e equipamentos para a realização dos exames é um exemplo. O estudante precisa colocar a mão na massa, porém acompanhado de um professor. Apenas assim, ele vai conseguir aprender mesmo a maneira correta de trabalhar e, posteriormente, desempenhar essas atividades sozinho.

Como ingressar no curso de Física Médica?

Para ingressar em uma graduação nos dias atuais, o estudante possui uma série de caminhos que pode escolher e conseguir a tão sonhada vaga na faculdade. Conseguir uma oportunidade de acessar o ensino superior, em qualquer caso, vai demandar esforço e bastante tempo de estudo. Porém, apesar disso, não significa que é uma tarefa difícil.

Tanto o governo federal quanto as universidades privadas estão preocupadas em facilitar o acesso dos estudantes a sala de aula e, assim, certificar de que todos possam ter acesso a um ensino de qualidade. 

Se a sua vontade é conseguir entrar em um curso de Física Médica, vamos te contar agora algumas alternativas que você deve considerar no momento de procurar a sua vaga na faculdade. Acompanhe!

Desconto com a nota do Enem   

O Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação desenvolvida pelo governo federal para avaliar o grau de educação dos estudantes em território nacional. O Enem é uma prova que atinge o país todo e pode ser feita por qualquer um, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. 

Atualmente, ele é uma das principais ferramentas quando o assunto é conseguir uma vaga na faculdade. Por ter um padrão e um alto reconhecimento nacional, muitas universidades utilizam ele como forma de avaliação para suas vagas disponíveis.

Se sua intenção é fazer o curso de Medicina Médica, então o exame pode te ajudar. Com a nota do Enem, é possível conseguir um desconto na mensalidade do seu curso e pagar um valor bem menor todos os meses. Basta estudar muito, fazer a prova e pronto! O desconto já está na mão!

Bolsa de estudos para Física Médica

Outra possibilidade é conseguir uma bolsa de estudos. O valor de bolsas de estudos pode variar conforme a faculdade que você pretenda se candidatar. Algumas utilizam descontos parciais, enquanto outras podem te dar uma bolsa de 100% do valor da mensalidade. Assim, você consegue estudar sem gastar quase nada!

Para conseguir uma bolsa de estudos em Física Médica, você deve primeiro descobrir em qual faculdade você quer estudar. Cada faculdade tem seu método para conceder bolsas de estudo. Então, após decidir, você deve ler os editais divulgados e entender o que é necessário para conseguir uma bolsa para você.

O Enem, por exemplo, é uma das ferramentas de avaliação para a concessão de bolsas de estudos. Os vestibulares também são outro método bastante conhecido e utilizado pelas faculdades na hora de distribuir as bolsas de ensino para os estudantes. 

No site do Amigo Edu você consegue ver várias faculdades e quais são as bolsas que elas possuem disponíveis para o curso de Física Médica. Pesquise, fique atento aos critérios que a faculdade que você quer cursar utiliza e boa sorte!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

Financiamento estudantil para Física Médica

Uma outra alternativa para quem quer cursar Física Médica é procurar saber mais sobre o financiamento estudantil. Essa modalidade permite ao estudante conseguir um empréstimo, para arcar com os custos das mensalidades, enquanto pode se preocupar apenas com os estudos durante o período dentro da universidade. 

Existem algumas opções de financiamento estudantil que podem ser escolhidas pelo estudante. A primeira delas é o financiamento estudantil privado. Ele é a opção onde o estudante pode conseguir, junto a um banco ou a uma faculdade mesmo, o auxílio para arcar com o pagamento das mensalidades. 

Algumas faculdades possuem programas internos de financiamento, para emprestar esses valores aos estudantes. Ao escolher a universidade que você quer cursar, procure saber mais sobre esses benefícios.

Muito semelhante ao financiamento feito por bancos, o crédito estudantil também é uma possibilidade vinculado a instituições financeiras, onde o aluno pode conseguir o valor emprestado, de acordo com a linha de crédito que estiver disponível para ele. Assim, as parcelas da faculdade ficam garantidas e o aluno pode deixar para pagar elas só depois (conforme o acordado com o banco).

Por último, outra opção de financiamento que o estudante tem é o Pravaler. Com ele, o aluno consegue condições e benefícios exclusivos na hora de fazer o pagamento das suas mensalidades. 

Por exemplo, o aluno pode estender no dobro do tempo o pagamento das suas mensalidades. Assim, durante o curso, ele paga apenas metade do valor o restante ele deixa para pagar depois de formado. No site do Pravaler, você consegue simular seu financiamento!

Melhores faculdades de Física Médica

Ainda não sabe onde estudar Física Médica? Veja abaixo a lista que preparamos de faculdades públicas e privadas que são referência nesse curso superior!

  • Unesp – Universidade Estadual Paulista
  • UFU –  Universidade Federal de Uberlândia
  • USP – Universidade de São Paulo 
  • UNIFRA – Centro Universitário Franciscano
  • UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • UNIF – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • UFS – Universidade Federal de Sergipe
  • UFG – Universidade Federal de Goiás

Lembre-se que para pagar menos na mensalidade das faculdades privadas, você poderá sempre contar com as bolsas de estudos do Amigo Edu. Aqui, a nossa missão não é somente sua entrada na faculdade, mas a sua formatura!

Por isso, pensamos em todos os detalhes para que você possa chegar lá da melhor forma possível. Sabemos que essa jornada vai muito além do desconto na faculdade, por isso, com a gente, você conta com: seguro educacional, conta digital gratuita e clube de benefícios. Saiba mais abaixo!

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

1.313 comentários em “Curso de Física Médica: saiba tudo sobre essa graduação 

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Hello, i believe that i noticed you visited my weblog so
    i got here to go back the choose?.I am attempting to find issues to enhance my website!I suppose its
    adequate to use a few of your ideas!!

  5. Hi there! I know this is kinda off topic however I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring
    a blog article or vice-versa? My website goes over
    a lot of the same subjects as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to shoot me an e-mail.

    I look forward to hearing from you! Fantastic blog by the way!

  6. Wonderful blog! Do you have any hints for aspiring writers?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.

    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There
    are so many choices out there that I’m completely overwhelmed ..
    Any ideas? Thanks a lot!