É bolsista pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e quer saber como funciona o contrato de manutenção? Você está no lugar certo! Nesse conteúdo, você terá todas as informações necessárias para saber o que é preciso para, além de renovar, ter o seu benefício em dia, e descobrir quem tem direito ao Prouni. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é contrato de manutenção do Prouni?

Para que você entenda, o Prouni é um programa do governo federal que surgiu com o intuito de democratizar o acesso de jovens, principalmente de baixa renda, ao ensino superior privado. Então, a cada edição, que acontece todos os anos, milhares de pessoas são beneficiadas com bolsas parciais (50%) e integrais (100%). Dessa forma, os estudantes conseguem ter condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.

As condições para conseguir a bolsa são diversas. No caso de bolsas integrais, o candidato deve ter uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Além das regras socioeconômicas, o aluno precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter tirado uma nota superior a 450 pontos, e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou privada como bolsista.

Feito a matrícula do Prouni, é hora de ficar por dentro de todas as regras, especialmente sobre o contrato de manutenção do Prouni, pois são elas que garantirão a continuidade da sua formação. É importante que você saiba que toda a medida necessária para não perder o benefício, acontece pelo SisProuni (Sistema Informatizado do Prouni), de forma online.

Como funciona a manutenção da bolsa do Prouni?

A manutenção da bolsa do Prouni envolve o cumprimento de uma série de obrigações acadêmicas e regras do programa. Os bolsistas devem seguir todas essas diretrizes para continuar recebendo o benefício.

Manual do bolsista do Prouni

Todos os beneficiados pelo programa governamental contam com o Manual do Bolsista do Prouni. Esse documento visa esclarecer todas as dúvidas e, sobretudo, orientar os estudantes para a vida acadêmica.

No manual é possível consultar informações cruciais para sanar quase todas as dúvidas e dificuldades em relação ao programa. Ele pode ser consultado pelo site do Ministério da Educação (MEC).

Renovação da bolsa do Prouni

A bolsa do Prouni deve ser atualizada semestralmente, independentemente de o curso ser semestral ou anual. O estudante deve procurar o setor responsável na própria instituição de ensino superior. Não é preciso buscar nenhum órgão público para fazer a renovação do contrato de manutenção do Prouni.

O Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa é o principal documento que vai garantir a continuidade do benefício na instituição privada. Esse termo é fornecido pelo setor responsável da sua faculdade.

Outro ponto que vale ficar atento, é em relação ao rendimento acadêmico. Todos os bolsistas devem alcançar um rendimento acadêmico mínimo que, em geral, deve ser no mínimo 75% das disciplinas em cada semestre. Caso o bolsista não atinja o rendimento exigido, corre o risco de perder a bolsa de estudos.

Importante você saber que a falta de renovação acarretará na suspensão da bolsa do Prouni. Portanto, ficar de olho em relação aos prazos é crucial.  

O que pode fazer alguém perder a bolsa do Prouni?

Uma série de motivos pode acarretar na perda da bolsa do Prouni. Além da não renovação, que já mencionamos aqui, os alunos bolsistas podem perder o benefício caso a sua aprovação seja menor que 75% da carga horária durante o semestre. O programa, sobretudo, incentiva o estudo e preza pelo bom desempenho do estudante na vida acadêmica.

Rendimento acadêmico insuficiente

Caso não atinja o rendimento acadêmico mínimo exigido e comprovado pela instituição de ensino, o aluno corre o risco de perder a bolsa de estudos. Isto é, uma média mínima de notas. Dentre os 25% da margem para reprovação, o bolsista pode pegar uma DP, e a instituição não poderá cobrar por isso.

Frequência insuficiente

A ausência frequente às aulas da graduação pode levar a perda do benefício. É muito importante que fique atento e tome cuidado com as faltas. Se houver mais de 25% de ausências, o benefício será cancelado automaticamente.

Matrícula em outra faculdade

Se o aluno se matricular em outra instituição de ensino superior pública ou privada, poderá perder o benefício. Isso porque, o programa é destinado para estudantes que não possuem condição financeira, logo, fazer uma segunda graduação ao mesmo tempo entende-se que o bolsista consegue arcar com os custos da primeira formação sem depender da bolsa de estudos.

Trancamento de Matrícula

Caso o bolsista tranque a matrícula sem justificativa adequada ou, sem seguir os procedimentos estabelecidos pelo programa governamental, ele pode perder o benefício.

Mudança no perfil socioeconômico

Se houver uma alteração significativa na renda familiar do estudante durante o curso, que o torne inelegível aos requisitos socioeconômicos, ele corre o risco de perder a bolsa de estudos, seja ela integral ou parcial.

Não cumprimento de prazos

Ficar atento às datas e prazos de matrícula e rematrícula são fundamentais para manter a continuidade do benefício. O bolsista que não conseguir cumprir, estará sujeito ao cancelamento da bolsa do Prouni.

Essa e outras regras podem ser consultadas diretamente pelo site oficial do Prouni ou pelo portal do MEC.

Para além de entender como funciona o contrato de manutenção do Prouni, é fundamental que o aluno saiba escolher onde estudar. Uma boa universidade pode garantir bons frutos em sua carreira profissional a longo prazo. Portanto, avalie bem onde começar a sua jornada acadêmica.

E caso você não tenha participado do Enem e mesmo assim deseja conquistar a tão sonhada bolsa de estudos, conte com o Amigo Edu. Com a gente, você garante descontos de até 80% nas melhores instituições de ensino superior privadas do país, em qualquer curso de graduação ou pós-graduação do seu interesse, e em qualquer área do conhecimento.

Não perca mais tempo e comece agora a sua faculdade!

CTA estude com bolsa de estudos e participe do clube de benefícios do amigo edu

803 comentários em “Como funciona o contrato de manutenção do Prouni?

  1. There are no words to express how much I appreciate this post.I’m blown away by this post; whoever wrote it must be an exceptional human being.I appreciate you telling us about this.We appreciate your candor and openness in answering our questions.

  2. I blog qyite oftn aand I genuinely thank you foor youir information. This geat article haas really peaaked my interest.
    I will book masrk yoiur website and kerep checking
    for neww details about oncee peer week. I opted iin forr your RSS feed as
    well.

  3. Wow, marvelous weblog structure! How lengthy have you been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The whole look of your web site
    is excellent, let alone the content material! You can see similar: sklep internetowy and here
    ecommerce

  4. Hi! I’ve been reading your web site for a while now and
    finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Porter Tx!
    Just wanted to mention keep up the fantastic job!
    I saw similar here: sklep internetowy and
    also here: sklep online

  5. Hi there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good results. If you know of any please share.
    Cheers! You can read similar blog here: Sklep internetowy