O curso de Letras tem como foco o estudo da Língua Portuguesa e outros idiomas, além das literaturas, meios de comunicação, entre outros conhecimentos. São três tipos de formação nessa área: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

Seja qual for a sua escolha, é possível conseguir uma bolsa de estudo para Letras nas faculdades do país e até mesmo no exterior.

Quer conhecer as opções e saber como conseguir? Então acompanhe a leitura!

Como conseguir bolsa de estudo de Letras?  

O curso de Letras no Brasil tem mensalidade média de R$ 780 mas você pode conseguir uma bolsa de estudos, possibilitando que você inicie sua faculdade sem pesar no bolso. As opções incluem: Prouni, nota do Enem, desempenho no vestibular e plataformas de bolsas.

A seguir, conheça mais sobre cada uma delas.

Prouni para Letras

O Prouni (Programa Universidade para Todos) do governo federal é uma das formas mais conhecidas para conseguir uma bolsa de estudos para graduação. Para quem deseja cursar Letras, temos uma notícia excelente: o Prouni oferece bolsa de estudo para este curso.

São dois tipos de bolsas: parciais e integrais. As parciais oferecem um desconto de 50% na mensalidade, válido até o fim do curso. O restante do valor o aluno deverá pagar ou então financiar com uma instituição de crédito estudantil, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Pravaler. Já o tipo integral é um benefício com desconto de 100%, portanto, são bolsas de estudo gratuito para Letras.

Antes de saber como se inscrever, fique sabendo que há requisitos para ganhar bolsa do Prouni. O primeiro é ter participado da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que o processo seletivo utiliza o resultado da prova como critério de seleção. A nota nas provas deve ser superior a 450 pontos e a redação não pode ter nota zero.

Outros requisitos para participar do Prouni são:

  • Renda máxima de até três salários-mínimos mensais por pessoa;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular, como bolsista integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular, porém como bolsista integral;
  • Não possuir diploma no ensino superior.

O professor que leciona em escola da rede pública pode concorrer a uma bolsa pelo Prouni, não precisando atender aos requisitos exigidos de renda e escolaridade. Confira mais informações no site do MEC (Ministério da Educação).

Para se inscrever, acesse o site do Prouni no período das inscrições, que ocorre duas vezes ao ano. Acompanhe o cronograma oficial para não perder os prazos.

Nota do Enem para Letras 

Além de ser usada para se inscrever no Prouni, a nota do Enem também pode te ajudar a garantir uma bolsa de estudo para bacharelado em Letras através da própria faculdade.

Isso, claro, varia de acordo com a instituição, então você deve procurar a secretaria para ser informado se a sua nota do Enem pode ser utilizada para conseguir descontos especiais e até mesmo como forma de ingresso, sem precisar participar do vestibular.

Desempenho no vestibular de Letras 

O vestibular é aplicado na maioria das instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, para selecionar seus alunos. Mas uma coisa que poucos sabem é que na maioria das faculdades o desempenho obtido no vestibular pode ser transformado em uma bolsa de estudos.

Cada universidade tem o seu próprio regulamento quanto ao desconto oferecido de acordo com sua nota na prova, então consulte como funciona no vestibular que irá fazer.

Fique atento também ao conteúdo exigido no vestibular, já que para entrar no curso de Letras a prova de Português pode ter um peso maior na nota final. Para conseguir uma bolsa de estudo para Letras Inglês pode ser que a prova de Inglês também tenha maior peso.

Dessa forma, você pode se preparar e garantir uma boa nota para conseguir ainda mais descontos!

Plataformas de bolsas de estudos 

As plataformas de bolsa de estudos para graduação contam com diversas instituições de ensino superior para o curso de Letras, como é o caso do Amigo Edu. São mais de 300 instituições reconhecidas pelo MEC e que disponibilizam bolsas de estudos de até 80%, em cursos nas modalidades EAD, semipresenciais e presenciais.

Para quem já é formado na área e quer conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação, também pode ser beneficiado com as bolsas do Amigo Edu.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

Tipos de bolsa de estudo para Letras

Existem diferentes tipos de bolsa de estudo para o curso de Letras, e é sobre elas que falaremos neste tópico. Entenda como se candidatar e quais os benefícios que cada uma delas oferece para os estudantes que desejam obter a graduação em Letras, seja em bacharel, licenciatura e até mesmo para cursos de pós-graduação, ou seja, o mestrado, doutorado e MBA.

Bolsa de estudo para graduação em Letras 

As bolsas de estudos para graduação em Letras estão disponíveis em todo país. E o processo seletivo para conquistar uma vaga pode ser feito de diferentes formas.

Com o Prouni é possível solicitar bolsas de estudo através da nota do Enem. O programa oferece bolsas integrais em instituições particulares parceiras, possibilitando que o aluno obtenha o título desejado sem pagar nada por isso.

O processo é feito a partir do ranking de notas, estabelecendo a ordem de recebimento das bolsas, que vão de 50% até 100%.

Além disso, existem também bolsa de estudos para cursar Letras oferecidas pelas próprias instituições privadas, que podem realizar processo seletivo interno e contemplar estudantes que desejam realizar a graduação.

Por fim, existem ainda algumas possibilidades de bolsa de estudos no exterior para estudantes de Letras, que querem fazer intercâmbio e ter uma experiência de ensino em outros países.

Elas devem ser solicitadas na instituição desejada para o intercâmbio ou através de programas oferecidos em parcerias com as universidades brasileiras, através de editais publicados nas instituições federais.

Outra opção são as plataformas de bolsas, como já abordamos aqui. O Amigo Edu disponibiliza em seu site bolsa de estudo para Letras em mais de 300 instituições parceiras, que incluem as melhores faculdades do país.

Uma opção de bolsa para estudantes de Letras já matriculados em uma faculdade é a monitoria, trabalho ou estágio na faculdade e iniciação científica.

No caso da monitoria, o estudante de Letras pode ser assistente de um professor do curso, ajudar alunos de semestres anteriores ao seu, entre outras atividades em troca de uma bolsa de estudos. Já o trabalho ou estágio trata-se de uma carga horária cumprida, geralmente meio período, em locais como biblioteca e secretaria, com um salário para pagar sua mensalidade e outros custos.

Por fim, a iniciação científica, que funciona de diferentes maneiras de acordo com a faculdade, mas nela o aluno contribui com pesquisas em sua área de estudo, conseguindo uma bolsa e agregando em seu currículo.

Bolsa de estudo para pós-graduação em Letras 

Agora, se o seu desejo é obter uma bolsa de estudos para pós-graduação em Letras, é importante definir qual segmento de estudo você quer continuar.

Isso porque, após a conclusão da graduação, é possível seguir dois caminhos de pós-graduação: o da especialização e MBA ou do mestrado e doutorado. A principal diferença entre as possibilidades é o ensino acadêmico e o mercado de trabalho, vertentes para cada um deles é destinado.

Dessa forma, alunos que desejam seguir carreira docente e/ou acadêmica optam pelo mestrado e doutorado. Por outro lado, aqueles que querem melhorar as práticas para o mercado de trabalho, podem realizar a especialização ou MBA.

Vale destacar que, diferentemente do mestrado e doutorado, a especialização e MBA não precisam um do outro e podem ser realizados de acordo com a sua preferência e objetivos.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Letras

Para aqueles que optarem por realizarem a pós-graduação através da especialização ou MBA, é importante que encontrem as instituições que oferecem bolsas para tais áreas.

De maneira geral, essas duas opções são comumente oferecidas por instituições privadas, por isso as bolsas são ofertadas por cada universidade de acordo com os critérios estabelecidos em edital da própria instituição.

É importante ficar atento às datas e realizar a inscrição, participando do processo seletivo para ter chance de conseguir bolsa integral e conquistar o certificado de pós-graduação na área escolhida.

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Letras

Por fim, a outra opção de bolsa para pós-graduação em Letras é para o mestrado ou doutorado. Em contrapartida das outras modalidades, essa é ofertada também por instituições públicas, que podem oferecer bolsas para manter os alunos com foco total no ensino.

Dessa maneira, é preciso participar do processo seletivo para conquistar a bolsa de pagamento mensal e realizar o mestrado ou doutorado na universidade desejado.

Mas, caso o aluno queira, o título pode ser conquistado em instituições privadas, com bolsas para isenção do pagamento de mensalidade durante a duração do mestrado ou doutorado.

O Amigo Edu oferece bolsa de estudos para Letras em faculdades particulares de todo o país, para cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), além de pós-graduação (mestrado, doutorado, MBA e especialização). Acesse o nosso site para encontrar a bolsa ideal de acordo com o que está buscando.

CTA pós-graduação com o amigo edu

35 comentários em “Bolsa de estudo para Letras: como conseguir? 

  1. Wow, awesome blog structure! How lengthy have you ever been blogging for?

    you make blogging look easy. The total glance of your site is magnificent, let alone
    the content! You can see similar: sklep internetowy and here sklep internetowy

  2. Having read this I thought it was very enlightening.
    I appreciate you taking the time and effort to put this information together.

    I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worth it! I saw similar here: najlepszy sklep and also here: ecommerce

  3. Hi! Do you know if they make any plugins to help with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it! You can read similar
    blog here: Najlepszy sklep

  4. Nice post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It’s always helpful to read articles from other writers and practice something from their sites. |

  5. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

    If you know of any please share. Kudos! I saw similar art here:
    Auto Approve List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *