O Enem é uma das provas mais importantes para aqueles que pretendem conseguir uma vaga para ingressar na faculdade. Atualmente, a prova permite a entrada de estudantes tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas. 

No caso da primeira, é possível cursar a faculdade escolhida sem se preocupar com o pagamento de mensalidades, já que universidades públicas são 100% gratuitas. Porém, quando falamos das faculdades privadas, existe a necessidade do pagamento de mensalidades, a fim de custear os gastos gerados.

Caso o aluno não tenha como arcar com os valores das mensalidades, existem programas para a concessão de bolsas de estudos, que permitem a ele alcançar o tão sonhado diploma pagando muito menos! E adivinha só? O Enem pode ser a chave para conseguir uma bolsa dentro desses programas!

Ficou com curiosidade e quer saber mais? Então acompanhe nosso artigo, que vamos te contar como conseguir desconto e bolsas de estudos com a nota do Enem!

Como conseguir bolsa com a nota do Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) possui alta relevância dentro do Brasil. Por ser uma prova elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), o cenário educacional do país usa a prova como uma referência de qualidade e eficácia, principalmente quando o assunto é avaliar o conhecimento dos estudantes após o ensino médio. 

Por causa disso, o Enem é utilizado como método de avaliação na hora de definir quais alunos merecem ou não ganhar bolsas de estudos para ingressar na faculdade. Existem dois métodos principais, nos quais o Enem é utilizado como ferramenta do processo seletivo para bolsas de estudos: o Prouni e a seleção direta em faculdades particulares. Vamos falar sobre os dois a seguir.

Nota do Enem no Prouni

O primeiro programa onde a nota do Enem é considerada para a concessão de bolsas de estudos é o Prouni (Programa Universidade para Todos). Ele foi criado e desenvolvido pelo governo federal, com o intuito de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas ao ensino superior. 

Para conseguir uma bolsa do Prouni utilizando a nota do Enem, o candidato precisa preencher alguns requisitos mínimos. Um deles é não zerar a redação e o outro, é ter uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas do Enem. 

Caso ele não cumpra com esses requisitos, será desclassificado da concorrência por uma bolsa de estudos.

Nota do Enem em faculdades particulares

O Prouni é utilizado na maior parte das faculdades particulares. Porém, conforme citamos, é possível que você não se enquadre em alguns requisitos devido a sua nota do Enem. Caso isso aconteça, tenha calma! Não significa que você ainda não vai conseguir utilizar a sua nota do Enem. 

As faculdades podem avaliar a sua nota do Enem de maneira direta, sem a necessidade de você se inscrever no Prouni, e assim conceder bolsas de estudos para graduação

Os requisitos e forma de avaliação, geralmente, são descritos em edital, liberados pelas próprias universidades. Cada instituição tem o seu, por isso, fique de olho nos sites para que você possa ter acesso a todas as informações necessárias.

Assim, de maneira mais simplificada, a faculdade recebe diretamente a nota do Enem de seus candidatos e desenvolve a própria seleção com base nos resultados. Esse processo acaba sendo mais simplificado do que todo o fluxo de inscrição e avaliação do Prouni.

Faculdades que aceitam o Enem para bolsa de estudos

São diversas as faculdades que aceitam a nota do Enem para conceder bolsas de estudos proporcionais ao desempenho no vestibular. São elas:

Quanto de bolsa é possível conseguir com a nota do Enem?

A nota do Enem pode conceder ao aluno diferentes níveis de desconto no valor a ser pago na mensalidade da faculdade. O valor também varia conforme o programa que é utilizado para o ingresso no curso escolhido. 

Por exemplo, dentro do Prouni, as bolsas variam de 50% até 100% de desconto, dependendo da concorrência e da nota obtida pelo aluno durante a prova.

No caso do ingresso sem a utilização do Enem, o percentual máximo e mínimo de desconto fica a critério da faculdade escolhida. Contudo, é comum as faculdades concederem bolsas de 100% de desconto para aqueles alunos modelo, que tiram altas notas nas provas de vestibulares. 

Para descobrir valores exatos, fique ligado nos programas de bolsas da faculdade que você pretende ingressar!

É importante saber que alguns cursos são bem mais concorridos do que outros. Por isso, ao decidir qual você quer ingressar, pesquise a quantidade de vagas disponíveis e a média de inscritos no curso e na modalidade de bolsa que você vai se inscrever (ampla concorrência ou cotas). 

Assim, você conseguirá ter uma noção de se seu curso é um dos mais concorridos ou não. Para te ajudar, vamos colocar a seguir uma lista dos cursos mais fáceis e menos fáceis de conseguir uma bolsa. 

Cursos mais fáceis de conseguir bolsa

Veja abaixo a lista de cursos mais fáceis de conseguir uma bolsa de estudos:

  • Ciências Sociais
  • Ciências Exatas
  • Física
  • Letras – Português e Espanhol
  • Letras
  • Gestão Ambiental
  • Química
  • Educação Física
  • Matemática
  • Ciências Contábeis
  • Pedagogia
  • Design de Interiores
  • Gestão de Turismo

Cursos mais difíceis de conseguir bolsa

Já os cursos abaixo, são os mais difíceis de conseguir bolsa de estudos diretamente com a faculdade, por conta da concorrência. São eles:

  • Enfermagem 
  • Publicidade e Propaganda
  • Nutrição 
  • Relações Internacionais 
  • Farmácia 
  • Jornalismo
  • Ciência da Computação 
  • Direito 
  • Psicologia 
  • Medicina 
  • Engenharia da Computação
  • Arquitetura e Urbanismo 

Caso o seu curso esteja na lista dos mais concorridos na hora de conseguir uma bolsa pelo Enem, não se desespere. Existem modalidades de ensino diferentes que podem facilitar o caminho para você conseguir a tão sonhada vaga na faculdade. 

O modelo tradicional de ensino é o presencial, onde o aluno frequenta o campus da faculdade e tem contato com professores e colegas diariamente. Esse é o formato mais comum e mais concorrido de ingresso no ensino superior, mas não é o único.

É possível também conseguir bolsas de estudos também nas modalidades semipresencial e EAD. Na primeira, o aluno se divide entre o estudo remoto e presencial, tendo a experiência de estudar uma parte do tempo sozinho em casa e na outra em contato com colegas e professores dentro da sala de aula. Já na segunda, ele realiza todo o período de estudos sozinho em casa, de maneira 100% remota.

Independente da modalidade de ensino que você escolher, todas elas possuem bolsa no Amigo Edu. Com ele, você consegue bolsas de estudo com até 80% de desconto! Bolsa EAD, presencial e semipresencial é com o Amigo Edu!

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais

171 comentários em “Bolsa com a nota do Enem: veja como conseguir desconto

  1. Transient expression of EBNA1 in Ad AH cells stably expressing the EBERs led to induction of both EBER1 and EBER2 and conversely, expression of a dominant negative EBNA1 led to reduced EBER expression in EBV infected Ad AH cells can i buy zithromax online Whatever else you do, make sure you are at the first tee on the first morning

  2. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  3. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  4. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  5. urveillez votre téléphone de n’importe où et voyez ce qui se passe sur le téléphone cible. Vous serez en mesure de surveiller et de stocker des journaux d’appels, des messages, des activités sociales, des images, des vidéos, WhatsApp et plus. Surveillance en temps réel des téléphones, aucune connaissance technique n’est requise, aucune racine n’est requise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *