Ser aluno do ensino a distância (EaD) tem suas vantagens, como flexibilidade de horários, a liberdade de poder estudar em qualquer lugar, sem falar nas mensalidades mais baratas. Mas, como tudo na vida, há também seus desafios. O estudante tem que ter muita disciplina, já que não há a cobrança de estar presencialmente durante algumas horas por dia em um ambiente de aprendizagem.  Por isso, separamos 6 dicas para que você, aluno EaD, faça seu aprendizado render ainda mais. Confira:

1. Local de estudos

Antes de mais nada, determine um local em sua casa para ser seu ambiente de estudos. De preferência, uma mesa com uma cadeira em que você se sinta confortável, pois você pode ter que ficar algumas horas nela. Isso também vai fazer com que você treine sua mente para saber que ali é local de estudo e os outros lugares da casa continuam sendo para o seu descanso. Além disso, escolha, na medida do possível, um local calmo, sem distrações e explique para as outras pessoas da sua casa que aquele é o seu local e momento de estudos.

2. Organize-se!

Faça uma rotina. Sim, eu sei, pode parecer chato a princípio, mas acredite, isso vai fazer você render muito mais. Planeje a sua semana e faça um plano de estudos. Não precisa ser nada muito elaborado, mas anotar quantas horas você tem disponível para estudar em cada dia e quais matérias e atividades você pretende fazer, faz toda a diferença. Faça isso, de preferência, sempre ao fim das atividades da semana anterior, pois saber que você tem um plano vai te deixar mais tranquilo para aproveitar o final de semana. Se preferir, utilize organizadores online, como o Trello, por exemplo.

3. Tenha metas

O planejamento pode te ajudar nisso: definir metas. Entender que você tem que estudar até tal capítulo naquele dia, semana ou mês vai te dar um senso de urgência maior, evitando que você deixe tudo para a última hora e não consiga acompanhar toda a matéria. Se for ajudar, pode programar pequenas recompensas ao cumprimento de cada meta. Por exemplo: se eu conseguir acabar a aula tal, posso comer um chocolate.

4. Interação virtual

Algumas aulas acontecem ao vivo e sempre que você tiver a oportunidade, aproveite-as! Isso vai fazer você se sentir parte de um grupo, entender que tem outras pessoas como você em outras telas e vocês podem compartilhar das mesmas dores e conquistas. Além disso, poder tirar dúvidas na hora com o professor também ajuda muito. O contato com outras pessoas que estão vivendo o mesmo que você, mesmo que virtualmente, sempre ajuda! Mesmo que você não possa fazer aulas ao vivo, nunca fique com dúvidas, sempre use a ferramenta de perguntas da plataforma para falar com seu professor, que em poucas horas te responde.

5. Diversifique

Se você não estiver conseguindo se concentrar na matéria X, inverta sua ordem de estudos por um dia e tente a Y. Insistir em algo que não está fluindo só vai atrasar seus estudos e te trazer frustração. Não tenha medo de diversificar!

6. Faça Pausas

Ninguém é de ferro, então, faça pausas! Até porque existem estudos que comprovam que o ser humano perde a concentração depois de algum tempo. Esse tempo pode variar conforme sua idade, mas independente disso, tente fazer alguma outra coisa após cada mini tarefa cumprida. Por exemplo: se você acabou de assistir uma aula de 50 minutos, faça uma pausa para um café, uma água, ou mesmo mexer no celular. Relaxe por uns 15 minutos. Isso vai te ajudar muito a concentrar e desenvolver melhor para a próxima atividade.

Faça o teste e depois conte para gente se essas dicas ajudaram você que é aluno de EaD. Aproveitando, você sabe a diferença entre o diploma EaD e o presencial? Confere aqui nesse post.