Conquistar uma bolsa de estudos pelo Prouni é o sonho de muitos estudantes que estão saindo do ensino médio e já querem ingressar no ensino superior em uma universidade privada.

Se você já fez o Enem e deseja estudar pagando menos com o Prouni, continue a leitura que vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre o programa de bolsas do governo federal.

O que é Prouni e como funciona e como funciona?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal criada em 2014 que oferece bolsa de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em universidade particulares para pessoas de baixa renda e que não possuem formação superior.

Para muitos estudantes, o Prouni pode ser o único recurso para ter acesso à universidade e competir de forma mais justa no mercado de trabalho. As inscrições para o programa abrem duas vezes por ano, geralmente no começo de cada semestre letivo. É preciso ficar de olho nas datas para não perder a oportunidade.

Para conseguir se inscrever no Prouni, é necessário atender aos critérios de renda familiar e ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, não pode ter zerado a redação e precisa ter atingido uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimento.

Veja também: Como funciona o Prouni

Na etapa seguinte, o Sistema do Prouni (SisProuni) faz a classificação de acordo com a nota obtida no Enem do ano anterior e as opções escolhidas pelos estudantes. A nota que o Prouni considera é a média das notas das provas de redação e conhecimentos gerais, ou seja, a soma das duas notas divididas por dois.

A terceira etapa é a checagem das informações preenchidas durante as inscrições e é quando o estudante comparece na instituição de ensino escolhida com os documentos que comprovem que os dados fornecidos são verdadeiros.

Por fim, é a seleção feita pelas universidades, que podem encaminhar os candidatos a um processo seletivo próprio. Caso sejam aprovados, serão inseridos no programa.

O bolsista do Prouni deverá, durante o curso, apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo do curso. Se o aproveitamento foi inferior ao mínimo, o coordenador do programa poderá entrar em contato com o responsável pela disciplina onde houve a reprovação e autorizar a continuidade da bolsa.

Essa autorização, porém, pode ser solicitada apenas uma vez e caso o aluno apresente novamente um desempenho abaixo da média exigida, ele perderá o benefício.

Tipos de bolsas do Prouni

Os interessados no Prouni podem concorrer a dois tipos de bolsas de estudos: a integral, com 100% de desconto na mensalidade; e a parcial, que oferece 50% de desconto nos encargos pagos à universidade.

Para obter as bolsas, o estudante escolhe a modalidade de desconto conforme sua renda familiar e outros critérios socioeconômicos considerados pelo programa. É possível optar por cinco instituições particulares de ensino superior, cursos, turnos e habilitações disponíveis no programa.

Bolsa do Prouni parcial (50%)

Para concorrer a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Bolsa do Prouni integral (100%)

A bolsa integral isenta os estudantes de pagamento de mensalidades. Um dos principais requisitos para a bolsa de estudos de 100% do Prouni é a renda familiar. O estudante deve comprovar renda mínima de um salário mínimo e meio por pessoa, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do programa, é necessário preencher aos requisitos do Prouni para conseguir uma das bolsas oferecidas. Confira se você está apto para fazer a inscrição:

  • Ter participado do Enem no ano anterior ao processo seletivo do Prouni e obter a nota mínima de 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado na redação;
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio para concorrer a bolsa integral (100%);
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsa parcial (50%).

Além disso, deve satisfazer a uma das condições abaixo:

  • Não apresentar diploma do ensino superior;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor ativo da rede pública de ensino, integrando o quadro de professores da escola, e concorrer a vaga no curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesse caso, não é considerada a renda familiar per capita.

Como se inscrever no Prouni?

As inscrições do Prouni costumam iniciar em fevereiro. Para te ajudar nesse processo tão importante, fizemos esse passo a passo para você não se perder. Acompanhe!

Antes de qualquer coisa é necessário ter em mãos os dados de acesso do Prouni, que são os mesmos do Enem.

  1. Acesse o site do Prouni e, em seguida, vá até “Fazer inscrição”. Nessa etapa, você vai precisar informar seu número de inscrição e a senha utilizada no Enem para acessar a área logada do site.
  2. Escolha, entre os cursos oferecidos, duas opções em ordem de preferência. A primeira opção escolhida será prioritária e caso o aluno não seja selecionado na primeira, passa a concorrer com a segunda. É possível alterar suas escolhas durante o período de inscrição.
  3. Ao finalizar o processo no site, os participantes deverão aguardar a divulgação da lista de selecionados. Nesse caso, o Prouni deverá entrar em contato para esclarecer quais serão os próximos passos.

Lembre-se: durante a inscrição é possível alterar as opções, mas será considerada válida a última inscrição confirmada. Caso não seja selecionado, ainda é possível entrar na lista de espera do Prouni e ter uma nova chance de entrar em um dos cursos escolhidos.

Como usar a nota do Enem para entrar no Prouni?

Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas, além de nota na redação maior do que zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

A nota do Enem é usada como critério na distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são concedidas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

Como funciona a nota de corte do Prouni?

A nota de corte do Prouni é informada a partir do segundo dia de inscrição, em que consegue fazer uma média das notas dos candidatos em relação a cada curso. Dessa forma, disponibiliza a menor nota possível para conseguir a vaga escolhida.

Você pode consultar as notas de corte diariamente durante as inscrições e avaliar se tem chances ou não de conseguir a bolsa para o curso escolhido – caso não tenha atingido a nota mínima, pode mudar de opção até o fim do período de inscrição.

É importante lembrar que você só poderá se inscrever no programa caso tenha média mínima no Enem de 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação.

Quais são os documentos necessários para se inscrever no Prouni?

Assim como em todo programa do governo federal, para garantir sua bolsa no Prouni é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem todas as informações passadas na hora da inscrição. Veja a lista:

1. Identificação do candidato e dos membros do grupo familiar

  • Carteira de Identidade fornecida por órgãos de segurança pública das unidades da federação; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade; ou
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (páginas com foto e dados pessoais).

2. Comprovantes de residência

  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).

3. Comprovantes de rendimentos

  • Holerite; ou
  • Contracheque.

4. Histórico Escolar do ensino médio

  • Caso você tenha sido bolsista em escola particular no ensino médio, inclua declaração da escola atestando que estudou na condição de bolsista.

5. Boletim do Enem

Lista de espera do Prouni

Os alunos que não foram classificados em nenhuma das chamadas ainda têm chance de receber sua bolsa de estudos. Se esse for o seu caso, após o período de convocação dos dois primeiros grupos, não deixe de manifestar o interesse em permanecer na lista de espera do Prouni nas instituições de ensino em que se inscreveu, já que elas deverão chamar novos estudantes para ocupar as vagas eventualmente não preenchidas.

O desempate entre os candidatos com a mesma média das notas ocorre de acordo com estes critérios, em ordem de importância:

  • Quem foi melhor na redação.
  • Quem foi melhor na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Quem foi melhor na prova de Matemática e suas Tecnologias.
  • Quem foi melhor na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Quem foi melhor na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cursos oferecidos pelo Prouni

O Prouni contempla os mais diversos cursos de graduação. Veja a seguir os principais:

Com uma lista extensa, os interessados em iniciar seu curso superior, podem optar por aquele que mais se encaixa com seu perfil profissional. Consulte o site do Prouni para ter acesso a todos os cursos ofertados.

Veja também: Entenda as diferenças entre bacharelado e licenciatura!

Quais são os cursos mais concorridos do Prouni?

No programa há cursos mais e menos procurados, e é essa procura que define a nota de corte de cada graduação.

Confira os cursos mais concorridos do Prouni:

  • Medicina: entre 710 e 815 pontos
  • Direito: entre 660 e 703 pontos
  • Biomedicina: entre 640 e 715 pontos
  • Engenharia Elétrica: entre 625 e 760 pontos
  • Ciências Biológicas: entre 625 e 730 pontos
  • Administração: entre 610 e 680 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 610 e 730 pontos
  • Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos
  • Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos
  • Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos
  • Educação Física: entre 595 e 610 pontos
  • Farmácia: entre 565 e 765 ponto

Quais são os cursos menos concorridos do Prouni?

Confira a lista dos cursos menos concorridos do Prouni:

  • Fisioterapia: entre 560 e 755 pontos
  • Enfermagem: entre 565 e 710 pontos
  • Agronomia: entre 540 e 650 pontos
  • Pedagogia: entre 480 e 655 pontos
  • Psicologia: entre 470 e 735 pontos
  • Nutrição: entre 460 e 715 pontos
  • Ciências Contábeis: entre 460 e 640 pontos
  • Jornalismo: entre 455 e 725 pontos
  • Marketing: entre 455 e 700 pontos
  • Logística: entre 455 e 660 pontos
  • Comércio Exterior: entre 450 e 705 pontos

Universidades que participam do Prouni

A lista exata de faculdades que participam do Prouni só é divulgada quando as inscrições são abertas a cada semestre, porque tudo depende da disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. Embora algumas delas ofereçam bolsa de estudos para graduação todos os anos, é preciso ficar atento aos editais no site do Prouni, onde as listas são atualizadas.

Se você já tem em mente o curso que deseja fazer em determinada faculdade e sabe que ela participa do programa, busque no site oficial e veja se a universidade fará parte do Prouni no ano que você deseja e a coloque como uma de suas opções assim que as inscrições forem iniciadas.

Separamos algumas universidades que sempre têm vagas pelo Prouni:

  • Universidade Cruzeiro do Sul
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade São Judas Tadeu
  • Universidade Estácio de Sá
  • Universidade Paulista (UNIP)

Não perca nenhum prazo e já pesquise por cursos e faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), como as que apresentamos. E, também, fique de olho no edital do Prouni 2023!

Qual o calendário do Prouni 2023?

Em dezembro de 2022 o MEC divulgou o novo calendário do Prouni 2023. É muito importante que você fique atento as novas datas. Confira as novas datas:

Os estudantes poderão se inscrever entre 28 de fevereiro e 3 de março. A primeira lista de aprovados será divulgada entre os dias 7 e 16; a segunda chamada será entre os dias 21 e 30 de março.

Ainda não saiu o edital, prometido pelo MEC para janeiro. Também não foi informado o total de bolsas para o primeiro semestre letivo de 2023.

Vale lembrar que a maioria das faculdades privadas estão com o calendário regularizado. Diferentemente de boa parte das universidades públicas que estão com os semestres letivos atrasados em relação ao ano civil.

Quais as diferenças entre Sisu, Prouni e Fies?

Apesar de seguir o mesmo padrão do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni é um programa completamente diferente. Isso porque o Sisu faz o processo de seleção de estudantes para vagas em cursos de graduação em universidades públicas. Ele se baseia apenas na nota do Enem, não levando em consideração outros critérios usados pelo Prouni, como a renda familiar, por exemplo.

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é mais um programa do governo bastante diferente do Prouni, embora também tenha o objetivo de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda a cursos de nível superior.

Ao invés de oferecer bolsa de estudos, o Fies oferece diferentes modalidades de financiamento estudantil para que os estudantes tenham condições de cursar a graduação em faculdades particulares. Ao final do curso, o beneficiário precisa devolver o dinheiro emprestado por meio do pagamento de parcelas mensais.

O Prouni é um programa totalmente gratuito e, sendo assim, o estudante não paga para se inscrever e não precisa devolver nenhuma quantia de dinheiro para o governo após concluir o curso.

Para quem não fez o Enem, mas deseja estudar pagando menos, é possível contar com as bolsas de estudos do Amigo Edu, que chegam até a 80% de descontos!

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

45 comentários em “Guia completo Prouni: tudo o que você precisa saber!

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. There are many versions of the game of roulette. In fact, besides the traditional Random Number Generator game, you can also experience online live roulette. What makes a live roulette casino great? It provides you with versions of the game that are played in the company of a real dealer. While there are some small limitations (compared to a commercial casino), the experience is much more convenient since it’s on-demand and you can play at any time of the day and night in the company of a real person. You get to enjoy some massive bonuses and immerse yourself into dozens of possible live roulette choices as well. There are different types of bonuses available to roulette players in many casinos. Unfortunately, a good number of these bonuses are available to blackjack, slots and other high-risk games. If your focus is on roulette games, you should look for a bonus offer that allows you to bet on various roulette variants. Some of such bonuses include the following.
    http://www.convertech21.co.kr/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=42513
    You wont find the PokerStars real money app download in the Google Play Store, only the PokerStars Lite app. To download the real money version of the PokerStars Android app, you need to get it directly from their website (pokerstars not pokerstars.eu or pokerstars.es). The reason that is not listed at the Play Store is that Google does not allow foreign gambling apps in another country. PokerStars is a licensed safe online poker site based in the UK. Yes. Unlike some other prize apps, you’ll be able to earn actual cash with Solitaire Cash, which you can redeem via PayPal once you’ve reached the $5 minimum. To start, look at profit motive of your online poker company, much like a police homicide detective would. In other words, how is the online poker site you are using GETTING PAID? Is it a percentage of the pot, per game, or even both? If the company makes a percentage, you better believe the software is rigged to give you the wrong cards at the right times (right time for them).

  5. This might seem like an obvious suggestion, but it’s really important to thoroughly read the essay prompt and instructions given. Make sure that you’re familiar with the eligibility of the scholarship, what you need to do to submit your application, the deadline and any other essay rules and guidelines specifically given. This might include things like word count and the prompt, which then play an important part in planning your essay. A scholarship essay needs to be thought out well before you get to writing it. It is always beneficial to make a draft and outline of the essay following the prompt provided. Every essay needs to be written differently with a fresh view to captivate the readers. Set a schedule for yourself to ensure a smooth and effective writing process. Make a plan for tackling each section of your essay response. Before beginning the writing process, outline the key points you want to include in your essay. Your outline will help you stay focused and organized and give you a clear understanding of the structure and flow of your response. When considering the tone and style of your writing, remember that scholarship essay questions usually call for a formal or serious tone, but crafting your response in a unique and attention-grabbing way can help you stand out from other applicants.
    https://push2bookmark.com/story15177826/seo-content-writing-company
    Your essay’s conclusion has the opportunity to leave a lasting impression. Emphasize how the scholarship would help you, and thank the organization for the chance to be a member and the opportunity to be considered for a scholarship.  It’s easy to feel overwhelmed when you’re staring at a blank word document while feeling the pressure of a looming deadline. The best way to tackle writing a scholarship essay is to break up your writing process into multiple parts: Reading winning scholarship essay examples, especially scholarship essay examples about yourself, can help you begin the scholarship essay process. By reviewing essay examples, you can learn how to craft a strong essay. You’ll also get a better sense of what scholarship committees look for when they review applications.

  6. I do not know whether it’s just me or if everybody else experiencing issues with your website.
    It appears like some of the written text within your
    content are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is happening to them too?
    This could be a issue with my internet browser because I’ve
    had this happen before. Thank you

  7. First of all I want to say awesome blog!
    I had a quick question that I’d like to ask if you do
    not mind. I was curious to find out how you center
    yourself and clear your head prior to writing. I’ve had a difficult
    time clearing my mind in getting my ideas out
    there. I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally
    wasted simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints?

    Appreciate it!

  8. Hi I am so delighted I found your site, I really found you by
    error, while I was searching on Digg for something else, Anyways I am here now and would
    just like to say thanks for a remarkable post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I
    don’t have time to read it all at the moment but I have saved
    it and also included your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read a lot more, Please do keep up the fantastic b.

  9. Good day! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform
    are you using for this website? I’m getting fed
    up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m
    looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of
    a good platform.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *