Sabemos que a maneira mais tradicional e conhecida para entrar em uma faculdade é através do vestibular. No entanto, apesar de ser uma das formas mais utilizadas pelas instituições de ensino superior no Brasil, você sabia que existe a possibilidade de ingressar em uma faculdade sem precisar fazê-lo? 

Para te ajudar a entender melhor como funciona, continue a leitura!

É preciso fazer vestibular para entrar na faculdade?

Ingressar em uma faculdade é um grande sonho para milhões de brasileiros que possuem o desejo de melhorar de vida através dos estudos. Durante muito tempo, somente acessava o ensino superior quem podia pagar por ele. E por esse motivo, cursar uma faculdade não estava entre as opções de escolha. Além do fator financeiro, por muitas décadas, uma das únicas formas de se ingressar no ensino superior era pelo vestibular.

Com o passar dos anos, esse cenário foi se modificando até chegar ao que conhecemos hoje. Agora, existem outras maneiras que tornam possível entrar em uma instituição de ensino superior e cursar a tão sonhada faculdade.

Resumidamente, o vestibular é uma prova e funciona como um processo seletivo para as instituições de ensino superior poderem selecionar os seus estudantes. No formato presencial, os estudantes vão até a instituição realizar a prova; no formato digital, o vestibular é feito online; e no formato agendado, o processo é como ocorre no presencial, mas a data pode ser agendada pelo candidato.

Apesar do acesso ao ensino superior, em sua maioria, ser por meio do vestibular, saiba que nem todas as universidades exigem essa prova.

Atualmente, existem outros tipos de processos seletivos adotados pelas instituições de ensino superior. Para saber mais, continue lendo esse artigo!

Quem não passa no vestibular pode fazer faculdade?

Sim! Hoje em dia existem outras maneiras de fazer uma faculdade. O vestibular deixou de ser a única forma de ingresso ao ensino superior, apesar de ainda ser a mais conhecida.

Listamos algumas das maneiras de se fazer uma graduação que não seja através do vestibular. Confira!

Entrada simplificada

Uma das maneiras de ingressar no ensino superior é através da entrada simplificada. Esse tipo de processo, como o próprio nome já informa, é mais simples que o processo tradicional.

Por meio da entrada simplificada, os estudantes devem apresentar uma carta de apresentação para a instituição de ensino, informando a modalidade e o curso desejados. Após esse envio, a universidade realiza a avaliação. 

É importante destacar que qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio e tiver em mãos um certificado de conclusão de curso pode se inscrever nas faculdades que oferecem a entrada simplificada como uma opção de ingresso.

Transferência de faculdade

Outra forma de ingressar no ensino superior é através da transferência de faculdade. Esse tipo de processo seletivo, também conhecido como transferência externa, possui diferentes critérios de seleção, que são formulados conforme cada instituição. 

Em resumo, a universidade abre vagas, especificamente, para os alunos que desejam trocar de instituição. Essa é uma boa alternativa para quem não quer prestar vestibular de novo, mas que não está satisfeito onde está estudando.

Mas, atenção: esse formato não permite que o aluno troque de curso, somente de faculdade. É necessário que o aluno fique atento aos processos de divulgação da instituição que deseja estudar para não perder o prazo de inscrição.

Segunda graduação

Os estudantes que já realizaram a primeira graduação não precisam realizar outro vestibular. Para quem deseja realizar uma segunda graduação, basta procurar a instituição que deseja estudar e informá-los sobre o desejo de obter um segundo diploma.

Após esse contato, a universidade explicará como funciona essa modalidade de ingresso. Em algumas, somente é necessário apresentar os documentos e realizar matrícula, enquanto em outras existe um processo seletivo específico.  

Carta de apresentação

Outra opção para ingressar na faculdade sem vestibular, é fazer uma carta de apresentação e levar na universidade do seu interesse como parte do processo seletivo. Este documento é mais comum no exterior, mas pode ser solicitado por algumas faculdades brasileiras.

A carta de apresentação é um complemento para que a instituição conheça um pouco mais do candidato e pode ser um diferencial na disputa pelas vagas.

Nota do Encceja

As instituições aceitam a nota do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) como uma das formas de ingresso. No entanto, é preciso se atentar às pontuações estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação): 100 pontos na prova fechada e 5 pontos na redação. 

Quais faculdades não exigem vestibular? 

A seguir, listamos algumas instituições que não exigem vestibular como única forma de ingresso.

Cruzeiro do Sul Virtual

A Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual possui algumas formas de ingressar. Dentre elas, estão: prova online, prova agendada, ingresso via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ingresso via ENCCEJA, segunda graduação e transferência externa.

Anhanguera Educacional

A Anhanguera Educacional possui as seguintes formas de ingresso: vestibular tradicional, vestibular online, ingresso com a nota do Enem, solicitação de Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), para quem quer segunda graduação; e transferência externa.

Uniasselvi

A Uniasselvi possui as seguintes maneiras de ingresso: processo seletivo tradicional, podendo ser redação ou vestibular; transferência; segunda graduação; nota do Enem e ENCCEJA.

Estácio de Sá  

A Estácio de Sá possui as seguintes modalidades para ingresso: vestibular tradicional, prova agendada, nota do Enem, transferência externa, segunda graduação e reabertura de matrícula para aqueles que não conseguiram concluir a graduação, tendo que suspendê-la.

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

9.606 comentários em “Descubra como ingressar na faculdade sem vestibular

  1. Wow, that’s what I was exploring for, what a stuff!present here at this web site, thanks admin of this web site.Pretty element of content. I just stumbled upon your website annd in accession capital to say that I get in fact enjoyyed account your blog posts.Any way I will be subscribing to your feeds or even I achievement you get admision to constantly fast.Deporte homepage bombeo muscular para hombres

  2. Wow, This post is interesting and such a good information. It was pleasure to read it. “강남오피” I am also giving the good information about sports betting Great post. I was checking continuously this blog and I am impressed!