Chegou o seu tão esperado momento de entrar na faculdade e… veio a pandemia. E agora?

Os estudantes mais afetados são aqueles que optam pela modalidade de estudo presencial.

Afinal, fica a dúvida: entro na faculdade neste semestre, mesmo com aulas remotas? Ou espero o próximo semestre e vou direto para o presencial? E como estão funcionando as matrículas e as aulas nesse período?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que já estamos há um ano com a pandemia. Ou seja, neste tempo as faculdades já conseguiram evoluir muito na adaptação das aulas presenciais para remotas. Não é mais algo repentino como aconteceu no primeiro semestre de 2020.

Por isso, preparamos esse post para tirar todas as suas dúvidas e te deixar mais tranquilo(a) para tomar essa decisão. Vem conferir!

Matrículas

A matrícula da faculdade durante o período de pandemia estão sendo feitas 100% online. Ou seja, a faculdade diz quais documentos são necessários para a matrícula e você envia tudo pela plataforma da instituição, por um e-mail ou ainda para um atendente. Depois disso, tudo é resolvido rapidinho através de comunicações online.

Aulas presenciais

Enquanto as aulas presenciais não podem acontecer devido ao distanciamento social, as aulas dessa modalidade de ensino passaram a ser remotas. Mas é igual ao EaD? Não! Diferente do EaD, as aulas remotas são ao vivo, no mesmo horário que você estaria presencialmente na faculdade. Alunos e professores entram em videoconferência e a aula segue normalmente, com explicações, espaço para tirar dúvidas e interatividade.

Valores

Essa parte não tem como não gostar: por conta da pandemia, os valores das faculdades estão bem mais acessíveis que o normal. Lembra daquela história que a gente via no início do ano passado, dos alunos negociando desconto com a faculdade? Pois é, quem começa a estudar agora nem precisa ter esse trabalho porque as próprias instituições de ensino já estão ofertando os cursos com valores menores para quem iniciar agora.

faculdade 2021

Agora, se você deixar para começar a estudar só no segundo semestre de 2021, você vai…

Ter mais concorrência

Muita gente está deixando para começar a estudar na metade de 2021 ou mesmo só em 2022. E o que isso significa? Que se você também for uma dessas pessoas que vai esperar, vai encontrar uma concorrência muito maior e corre o risco de ficar sem a tão sonhada vaga na universidade.

Ficar 6 meses parado

Me responde uma coisa: é melhor aprender de forma remota agora ou ficar 6 meses sem aprender nada? Acho que o melhor é sempre aprender, né. Por isso, não vale a pena esperar. Até porque, todo início de faculdade é mais teórico mesmo, sem aulas práticas. Ou seja, você não estaria sendo prejudicado por não poder usar a estrutura da faculdade, uma vez que sua grade curricular normalmente não teria esse tipo de matéria logo de cara.

Ter valores mais altos

Até lá todos nós esperamos que a maioria da população já tenha sido vacinada e a gente possa voltar a vida normal, não é mesmo? E no caso das faculdades, voltar ao normal significa voltar com as aulas presenciais, com os gastos com a estrutura física, como energia, água, manutenção… Todos esses são itens que, na medida do possível, as instituições tentaram abater das mensalidades de quem está começando agora. Mas com a volta das aulas presenciais, todos esses custos também voltam e são revertidos no valor da mensalidade.

Por todos esses itens, a resposta é: SIM, vale a pena se matricular neste semestre!

As universidades ainda estão aceitando matrículas e você vai conseguir acompanhar todo o conteúdo, sem ser prejudicado.

Vale lembrar que tudo isso é o padrão da maioria das universidades, podendo haver uma ou outra exceção. Mas para você não ficar com essa dúvida, pode chamar um de nossos consultores do Amigo Edu no WhatsApp que eles te passam todas as informações detalhadas da faculdade e do curso de seu interesse.  Além de tirarem suas dúvidas, eles conseguem te oferecer uma bolsa de estudo de até 80% para começar a estudar agora.

Então bora começar a estudar? Faculdade com ou sem pandemia é sempre um ótimo investimento para a sua vida!