Depois de aprender a teoria na sala de aula e praticar nos laboratórios da faculdade, chegou o momento de levar seu aprendizado para a vida real: fazer um estágio. Essa é uma etapa importante – e obrigatória – para quem quer atuar com Enfermagem.

Com o estágio em Enfermagem, é possível obter uma familiaridade maior com o dia a dia dos profissionais de Enfermagem, além de começar a estabelecer um olhar mais sensível sobre os pacientes.

Mas como funciona e como encontrar vagas de Estágio em Enfermagem? É o que vamos contar a seguir. Continue a leitura!

Como funciona o estágio para Enfermagem?

O estágio em Enfermagem é obrigatório para quem quer atuar na área e está realizando um técnico em Enfermagem ou uma graduação. No dia a dia, estagiários em Enfermagem podem realizar procedimentos simples nos pacientes, desde que estejam sob a supervisão de um professor ou de um profissional já graduado na área.

Entre as atividades realizadas por estagiários em Enfermagem, podemos mencionar aferição de pressão, punção venosa, banho de leito, aplicação de vacinas, encaminhamento de pacientes para exames, verificação de documentos e outras burocracias administrativas de Enfermagem, entre outras tarefas.

Os direitos e deveres dos estagiários em Enfermagem podem ser encontrados na Lei do Estágio, que garante, por exemplo, que a carga horária máxima de estágio deve ser de seis horas diárias e trinta semanais.

A seguir temos algumas das principais áreas em que você pode conseguir estágio:

  • Cirúrgica e pós-cirúrgica;
  • Geriátrica;
  • Pediátrica;
  • Obstétrica;
  • Psiquiátrica;
  • Enfermagem do trabalho;
  • Pesquisa clínica;
  • Resgate;
  • Home care;
  • Gestão hospitalar.

Ao final do estágio, os alunos vão ter uma bagagem de experiência e de desenvolvimento de várias competências, tais como empatia aos pacientes, capacidade de trabalhar em grupo, proatividade para assumir a resolução de problemas, entre outros.

Estágio técnico em Enfermagem

O estágio técnico em Enfermagem é obrigatório para que os alunos possam obter o seu título. Além de cumprir uma demanda do curso, o estágio também pode ser uma inserção importante no mercado de trabalho, já que acrescenta experiência ao currículo do aluno e, ao mesmo tempo, pode abrir portas para redes de contatos que possam, no futuro, ser facilitadoras para a conquista do primeiro emprego.

Em relação a forma como aparece na grade curricular no curso técnico em Enfermagem, isso pode variar de acordo com a instituição. Em alguns cursos, o estágio curricular obrigatório aparece distribuído em encontros no decorrer dos semestres. Em outros, o estágio pode aparecer concentrado em apenas um semestre, e, em muitos casos, a própria instituição de ensino pode realizar o encaminhamento do aluno para as empresas que estão oferecendo o estágio.

Estágio obrigatório em Enfermagem

Na faculdade de Enfermagem, o estágio é obrigatório para a obtenção do diploma. Geralmente acontece a partir do quarto ano do curso, ou seja, bem no final da formação. A carga horária é bem reduzida, podendo ser de um a dois turnos por semana.

O estágio em Enfermagem também é o momento em que os alunos podem ter acesso a áreas diversas e entender qual campo de atuação os atraem mais, algo importante para direcionar os estudos e a carreira depois da formatura.

Qual o salário de um estagiário em Enfermagem?

O salário de um estagiário em Enfermagem pode variar de acordo com a empresa em que ele vai trabalhar e da carga horária do estágio, já que não há nenhuma regulamentação que estipule um valor exato. Também é preciso ressaltar que é muito comum, nos estágios de cursos da área da saúde, experiências não remuneradas – e muitos estágios em Enfermagem também são um exemplo disso. 

O salário médio oferecido pelas empresas é de R$ 949,00, mas que pode variar de acordo com a região e local de trabalho.

Como conseguir estágio na área de Enfermagem?

Conseguir estágio na área de Enfermagem pode parecer uma missão quase impossível para quem está começando e ainda não tem nenhuma experiência profissional. Mas, algumas dicas podem ajudar na conquista do primeiro estágio. Vamos conhecê-las?

Crie um bom currículo e deixe-o atualizado

Elaborar um bom currículo pode ser uma tarefa desafiadora: o que colocar? E se eu não tenho experiências profissionais?

Inclua todas as atividades extracurriculares que você já fez: participação em congressos, cursos, trabalhos voluntários. Para o currículo, tudo pode contar se as atividades e sua formação contam para o leitor quem é você e quais são suas principais qualidades.

É importante manter o currículo atualizado, para evitar que algo importante fique de fora.

crie seu currículo digital grátis

Procure em sites de vagas de emprego

É necessário ter muita determinação para conquistar uma vaga de estágio em Enfermagem. A boa notícias é que hoje há muitos sites que facilitam na busca e oferecem um compilado de anúncios de trabalho. Ao mesmo tempo, ter acesso aos anúncios pode ser uma forma de conhecer quais são as principais empresas que estão oferecendo vagas. Não deixe de consultá-los.

Veja as vagas divulgadas no curso ou na faculdade

Os murais da faculdade também podem ser uma excelente fonte de informação. Aproveite o intervalo das aulas para conferir se há anúncios de vagas nos murais.

Você também pode acompanhar as redes sociais da faculdade ou do seu curso técnico, já que muitas instituições costumam receber anúncios de vagas de empresas para que possam divulgar entre seus alunos. Conferir a caixa de entrada do seu e-mail também é importante, já que a faculdade ou o curso pode preferir divulgar as vagas que recebe por ali.

CTA estude enfermagem com bolsa de estudo no amigo edu

8.150 comentários em “Estágio em Enfermagem: saiba como funciona e como encontrar vagas

  1. Makat çatlağı ameliyatlarında, iç makat kasının kesildiği lateral internal sfinkterotomi (LİS girişimi) ve anal dilatasyon (makatı açarak genişletme) sonrasında, erken dönemde (ilk
    bir ay) ortalama % 3 oranında gaz ve dışkı
    kaçırma komplikasyonu gözlenirken, uzun dönemde bu oran % 6 düzeyine çıkmaktadır.
    Buna karşın, lateral internal sfinkterotomi (kas kesme) girişimi sonrasında uzun dönem incelemelerde % 20’nin üzerinde gaz ve dışkı kaçırma olduğunu.