Aposto que você já ouviu falar que são nos tempos de crise que se formam mais empreendedores, né? Afinal, se virar é preciso! Mas empreender geralmente é muito mais desafiador do que parece, pois exige preparo e conhecimento de diversas áreas.

Por isso, para dar uma ajuda nessa hora, separamos algumas instituições que oferecem cursos e graduações de Empreendedorismo e Gestão. Mas primeiro, vamos entender um pouco mais do assunto.

O que é empreendedorismo?

Houve um tempo em que a palavra “empreendedorismo” não fazia parte oficial da Língua Portuguesa. No entanto, há empreendedores há séculos, contribuindo com mudanças importantes na humanidade e o termo é cada vez mais usado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras.

Isso não significa que um empreendedor seja, necessariamente, um empresário e vice-versa.

Mas afinal, o que é empreendedorismo? É a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo.

Dito isso, é mais do que certa a importância do empreendedor dentro do mercado de trabalho.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

Existem vários tipos de empreendedorismo. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Empreendedorismo de pequenas empresas: envolve a criação e gestão de uma empresa de pequeno porte.
  2. Empreendedorismo de inovação: envolve a criação de uma nova tecnologia ou produto que possa revolucionar um mercado ou setor.
  3. Empreendedorismo social: envolve a criação de negócios com o objetivo de gerar impacto social positivo, como melhorar a qualidade de vida das pessoas ou resolver problemas ambientais.
  4. Empreendedorismo corporativo: envolve a criação de novos negócios dentro de uma grande empresa ou organização.
  5. Empreendedorismo de crescimento: envolve a criação e gestão de uma empresa com o objetivo de expandir rapidamente, muitas vezes através de fusões e aquisições.

Esses são apenas alguns exemplos, e é importante notar que muitos empreendedores combinam diferentes tipos de empreendedorismo em seus negócios.

Como estudar empreendedorismo?

Várias faculdades têm disciplinas sobre empreendedorismo em muitos dos cursos que são ofertados, inclusive naqueles voltados para o setor de saúde e de exatas. Isso porque entender sobre esse tema é fundamental para quem deseja se dar bem no mercado de trabalho.

O empreendedorismo é tão importante que já tem até mesmo uma graduação destinada a formar empreendedores.

Cursos livres em Empreendedorismo

Existem diversos cursos online e gratuitos de Empreendedorismo com certificação. São cursos rápidos, que podem ser concluídos em poucas horas, dias ou conforme sua disposição. Perfeitos para quem quer começar um negócio ou turbinar o currículo.

Estes cursos, em sua maioria, abrangem o empreendedorismo num geral ou em nichos específicos, sendo Negócios o mais comum.

CTA cursos livres com bolsa de estudos é no amigo edu

Graduação em Empreendedorismo

O curso superior em Empreendedorismo é oferecido na modalidade tecnológica. A duração do curso é de dois anos e pode ser feito apenas na modalidade a distância, o que facilita para aqueles que não possuem tempo para assistir aulas todos os dias.

A graduação em Empreendedorismo é uma excelente escolha para quem deseja ter uma boa formação e ingressar imediatamente no mercado de trabalho. A grade do curso superior tecnológico em Empreendedorismo varia de acordo com a instituição. Mas, basicamente, as disciplinas envolvem temas como Negócios, Marketing, Finanças e Recursos Humanos.

Algumas disciplinas que é possível encontrar são:

  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica de negócio
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Gestão da Inovação nas organizações
  • Projeto Interdisciplinar – Proposta de Inovação nas organizações
  • Gestão de Marketing
  • Projeto Interdisciplinar – Ambiente competitivo
  • Gestão do Conhecimento
  • Modelos inovadores em negócios
  • Intraempreendedorismo e Liderança
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Plano de Negócios
  • Planejamento Logístico
  • Fontes de financiamentos
  • Projeto Multidisciplinar – Ambiente Estratégico
  • Economia
  • Língua Portuguesa
  • Princípios da Administração e Marketing
  • Probabilidade e Estatística
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicada aos negócios

A forma de ingresso na faculdade de Empreendedorismo depende da instituição que oferta o curso. Então, você pode ingressar no curso por meio de vestibular agendado, vestibular tradicional ou pela nota do Enem. Os critérios são escolhidos pelas próprias faculdades.

Embora seja um curso novo, algumas faculdades já possuem em suas grades a graduação em Empreendedorismo:

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu

Cursos de Empreendedorismo gratuitos

Existem diversos cursos de menor duração com foco no empreendedorismo. Aqui vamos listar alguns que recomendamos.

Cursos de Empreendedorismo online

Com o crescimento do ensino a distância, o catálogo de cursos online seguiu a mesma onda, então separamos algumas instituições que disponibilizam conteúdo de qualidade em cursos online.    

Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas. São aqueles empreendedores que tem faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Assim, o Sebrae promove programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Além de estar presente em todos os estados do Brasil, o Sebrae também oferece cursos e serviços online. São cursos de gestão, vendas, marketing e até alguns mais específicos como boas práticas nos serviços de alimentação. Tudo isso, é claro, gratuito.

Endeavor

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que está presente há 20 anos no Brasil. Eles apoiam empreendedores para acelerar o crescimento de suas empresas e formar uma nova geração de exemplos para o país. Assim, criaram um ambiente de confiança e vulnerabilidade, que acolhe a diversidade e que valoriza sempre o respeito e confiança mútua.

O objetivo da Endeavor é criar soluções para grandes problemas, botar a mão na massa com alta capacidade de execução e subir a barra sempre. Por lá você encontra 18 cursos online e gratuitos para empreendedores que querem crescer mais errando menos.

FGV

Sim, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma das faculdades mais reconhecidas do Brasil também oferece alguns cursos online! São aulas gratuitas em diversas áreas de conhecimento, com diversas cargas horárias. Dessa forma, os alunos têm acesso a questões objetivas e automáticas ao final do curso, uma espécie de prova final. Depois de feito o teste (e tirar pelo menos nota 7!), você recebe um certificado de participação. ?

USP

A USP (Universidade de São Paulo), conta com um portal chamado e-Aulas, que oferece videoaulas para a comunidade em geral. Existem conteúdos para todos os níveis de ensino: ensino médio, cultura e extensão, graduação e pós-graduação. São diversos conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. E tem muita coisa que você pode aproveitar na sua jornada como empreendedor!

Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também oferece diversos cursos gratuitos, tanto presenciais quanto a distância. A disponibilidade de curso vai depender de estado para estado, mas a oferta é grande.

O diferencial aqui é a possibilidade de fazer cursos para se profissionalizar em algum serviço que você mesmo quer oferecer. Geralmente esses cursos são presenciais, e os de gestão online.

iPed

O iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) é um dos maiores sistemas de educação do Brasil. Possui mais de 6 milhões de alunos e está presente em mais de 60 países.

O instituto também oferece o curso de Empreendedorismo online e disponibiliza os melhores recursos para você estudar, aprender e se atualizar para o mercado de trabalho.

Cursos de Empreendedorismo presencial

Para quem prefere estudar presencialmente também existe essa opção de cursos gratuitos, basta ver a disponibilidade em sua região. Aqui temos algumas sugestões:

Em suma, existem muitos cursos de empreendedorismo presenciais disponíveis em diversas instituições, como universidades, escolas de negócios, aceleradoras e incubadoras de negócios. Esses cursos podem variar em duração, custo e conteúdo, dependendo da instituição e dos objetivos do curso.

É importante pesquisar e comparar diferentes cursos para encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades e objetivos.

Lembrando que, com o Amigo Edu, você pode encontrar bolsas de estudos para cursos livres e cursos superiores com até 80% de desconto. Comece a estudar empreendedorismo agora, pagando menos na mensalidade!

CTA estude com bolsa de estudos e participe do clube de benefícios do amigo edu

14 comentários em “Quais são os tipos de Empreendedorismo e como se especializar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *