Na hora de elaborar um bom currículo, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, como podemos atrair a atenção dos recrutadores revelando tão pouco sobre você e suas experiências? Seja para fazer o seu primeiro currículo ou apenas atualizá-lo buscando por novas oportunidades, vem conferir as nossas dicas de como elaborar um bom currículo!

A importância de elaborar um bom currículo

Primeiramente, é essencial saber como elaborar um currículo. Lembre-se de que ele é a primeira impressão causada, podendo ser visto também como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. E, convenhamos, a primeira impressão conta muito, não é mesmo? Por isso, algumas pessoas acham válido até mesmo enviar, junto ao currículo, uma carta de apresentação como complemento, desde que seja breve. 

Embora possa parecer algo de outro mundo, elaborar um bom currículo não é assim um bicho de sete cabeças. Listamos nove dicas valiosas para ter um currículo que destaque suas habilidades e abra as portas para diversos processos seletivos. 

Como elaborar um bom currículo?

É fato que cada vez mais o mercado de trabalho conta com pessoas capacitadas para ocupar os diversos cargos disponíveis. Podemos notar isso em uma simples busca pelo LinkedIn, onde a mesma vaga pode ser disputada por até mais de quatro mil pessoas! 

Aí está a importância de entender como elaborar um bom currículo: em uma página, você tem que se destacar e chamar a atenção daquele recrutador ou contratante de alguma maneira. 

Leia também: Conheça 12 profissões que podem ser extintas no futuro do trabalho!

Por isso, ter um currículo bem elaborado precisa fisgar a atenção do recrutador e destacar seus pontos fortes. A boa notícia é que é possível fazer isso mesmo se você tem pouca ou nenhuma experiência.  Confira as nossas dicas a seguir! 

Escolha um design para o currículo

Na hora de escolher o design para um currículo bem elaborado, há a opção básica – em um documento de Word, por exemplo – ou designs mais elaborados, como aqueles que a plataforma Canva oferece.

Na opção mais básica, não há espaço para erros, já que elas são mais tradicionais. Basta você adicionar as informações, de maneira objetiva, em um documento. Mas lembre-se de organizar bem as informações, separadas por dados pessoais, contatos, atividades acadêmicas e experiência, se você tiver (vamos detalhar mais sobre este tópico daqui a pouquinho). 

Porém, há quem prefira um design mais elaborado, aquele que chama atenção pela distribuição dos espaços, das informações e, em alguns casos, até da distribuição de elementos visuais para dar “vida” ao currículo.

Nesse último caso, vale destacar que, mesmo em um design mais elaborado, menos é mais. Por isso, se você deseja ter esse tipo de design para o seu currículo, escolha ou adapte um com poucos elementos visuais e mantenha um padrão em relação a fonte e cor escolhida, por exemplo.

Falando sobre fontes, vale ressaltar que as mais escolhidas são as mais básicas, como Arial ou Times New Roman. 

crie seu currículo digital grátis

Seja objetivo nas palavras

Na criação do seu  currículo, lembre-se sempre dessa palavra: objetividade. Isso porque, aqui, o famoso “encher linguiça” pode te prejudicar

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você faça um currículo com todas as informações importantes, inclusive com todas as suas experiências, mas de forma sucinta. 

Ao se deparar com uma vaga que seja do seu interesse, você poderá optar por enviar o currículo que contém todas essas informações ou adaptar um novo currículo no qual você vai priorizar as informações que se referem àquela área que está concorrendo.

Seja qual for sua escolha o que importa é a objetividade e clareza. Por isso, não é válido elaborar um currículo com várias páginas se aquelas informações não interessam ao contratante. 

Para elaborar um currículo profissional, desenvolva um documento de uma página (duas devem ser o máximo e apenas em caso de profissionais sênior, ou seja, com mais experiência). E lembre-se: MUITA atenção ao português! Nessa hora, não cabe nenhum erro relacionado à gramática ou digitação.

Por isso, após finalizar o seu currículo, retorne ao topo e leia novamente com atenção ou até peça para alguém revisar para você

Inclua seus dados pessoais

Os primeiros dados que devem constar no seu currículo são os pessoais: nome completo, estado civil, idade, telefone/celular, e-mail e link da sua rede social do LinkedIn. Dessa maneira, fica fácil para o contratante visualizar e, se quiser, entrar em contato com você por um desses canais.

Informe seu objetivo profissional

Além disso, outro dado muito importante que deve constar logo no início do seu currículo é o objetivo profissional. Aqui, você não precisa se prolongar: uma descrição objetiva e simples de até duas frases já é o suficiente. 

Lembre-se: não utilize esse espaço para fazer uma autoavaliação, e sim revelar um pouco das suas aspirações profissionais. 

Liste suas experiências profissionais

Após o objetivo, o ideal é que  as informações referentes às experiências profissionais venham em seguida. Para elaborar um currículo profissional, escreva somente o essencial sobre suas experiências relacionadas ao trabalho, como:

  • Nome da empresa e breve descrição, se preferir;
  • Cargo;
  • Período de trabalho;
  • Resumo das atividades que foram realizadas.

Aqui, é interessante que as suas ocupações ao longo do tempo estejam em ordem cronológica inversa, ou seja, da empresa mais recente (que deve estar sempre em destaque) à mais antiga. Se você tiver sido efetivado ou promovido em alguma das empresas anteriores, também é válido incluir essa informação, já que aponta para o seu crescimento dentro de uma instituição.

Cite sua formação acadêmica

Para elaborar um currículo profissional, também é necessário incluir informações sobre a sua formação acadêmica. Aqui, cabem cursos universitários como graduação e pós-graduação

Para isso, basta escrever o nome do curso, instituição, local/campus, informar o período – caso ainda esteja cursando – e em que ano terminou ou previsão de conclusão. A regra é a mesma da experiência profissional: parta do mais atual para o mais antigo.

Além disso, também há a opção de incluir informações sobre cursos livres – referentes à  sua área de atuação – ou sobre cursos de idioma (seguido do nível de fluência). Há casos também em que é mais válido separar um tópico somente para esses cursos adicionais, como veremos a seguir.

Adicione experiências e cursos extracurriculares

Como dissemos, você não precisa obrigatoriamente adicionar essas informações no tópico de formação acadêmica. Em alguns casos, entretanto, vale adicionar mais um tópico somente para cursos ou experiências adicionais ao documento.

Aqui, você poderá escrever sobre cursos adicionais (como, Excel, Word, etc.) ou até mesmo aplicativos relacionados à sua área: se você trabalha na área de comunicação, por exemplo, e tiver realizado cursos de Photoshop, InDesign, poderá adicionar essas informações nesse espaço.

Também vale destacar mais um tópico com experiências adicionais: se você já realizou um intercâmbio para estudar, é aqui que deverá adicionar essa informação.

Liste suas habilidades e competências

Algumas qualidades e competências podem ser citadas em seu currículo, mas há aqueles que optem por pular esse tópico. No caso daqueles que gostam e fazem questão que esse tópico esteja presente na hora de elaborar um currículo profissional, é importante ser breve. 

É nesse momento que você poderá citar sobre o seu bom gerenciamento de tempo, criatividade, boa comunicação e proatividade, por exemplo. 

Afinal, devo ou não inserir uma foto no currículo?

Uma dúvida muito recorrente ao elaborar um currículo profissional é sobre a foto pessoal. Afinal, devo ou não anexar uma foto? Na maioria das opiniões, a foto não deve estar no currículo ao menos que seja exigida pela empresa.

Nesse caso, opte por uma foto simples, com boa iluminação e, de preferência, com fundo neutro. 

É necessário incluir pretensão salarial no currículo?

Uma informação que não deve constar em seu currículo é sobre sua pretensão salarial ou sobre qual era o seu salário no último emprego. Em uma entrevista de emprego, isso pode virar pauta, mas esse assunto surgirá no momento certo. Por isso, não deve constar em seu currículo. 

Imagine a seguinte situação: você está concorrendo a uma vaga que não teve o salário mencionado. Eles acessam o seu currículo e se deparam com a informação de que a pretensão salarial que você deseja é menor do que o salário para a vaga que você está disputando. 

Nesse caso, pode ser que eles te descartem somente por essa informação, sem ter a chance de provar que é um bom candidato e merece receber uma remuneração diferenciada.

cadastre seu currículo e receba propostas de emprego no whatsapp

28.236 comentários em “8 passos de como elaborar um bom currículo

  1. pharmacie boulogne billancourt silly therapies comportementales et cognitives en anglais pharmacie angers lafayette , pharmacie de garde montpellier pharmacie de la poste argenteuil numero . generique medicament pharmacie de garde aujourd’hui noumea pharmacie de garde zone agoe pharmacie de garde marseille 14eme .
    therapie cognitivo comportementale montreal pharmacie argenteuil guetta pharmacie verdun argenteuil , therapies naturelles pharmacie aix en provence livraison , pharmacie lafayette montauban cas cliniques en therapies comportementales et cognitives jerГґme palazzolo pharmacie de garde aujourd’hui versailles Acheter Cetirizine en Suisse, Vente Cetirizine sans ordonnance Equivalent Cetirizine sans ordonnance Acheter Cetirizine en Suisse Equivalent Cetirizine sans ordonnance. pharmacie journo brest pharmacie illkirch

  2. I at the end of the day confidence that your insomnia is a tough nut to crack cbd gummies already and not a characteristic of something more serious. I know that melatonin works considerable but I can also differentiate you that crammed spectrum cbd gummies peg away simply as famously and you can’t sober-sided enlarge on an addiction unequal to in the turns out that with melatonin that’s a charming righteous advantage. But I’m undeviating that these gummies commitment actually inform appropriate you.