Já imaginou estudar em uma das melhores instituições de ensino superior privado do país? E o melhor: com bolsa de estudos?

Em 2018, o Centro Universitário IBMR recebeu nota máxima (5) no Conceito Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e hoje é considerado referência em ensino de qualidade no estado do Rio de Janeiro.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a universidade, continue acompanhando esse conteúdo. Aqui reunimos as principais informações para ingressar no IBMR!

Como ingressar no IBMR?   

Fundado em 1969 no Rio de Janeiro, o IBMR passou a integrar a Laureate – rede internacional que reúne as universidades renomadas do país e que tem como objetivo expandir o acesso ao ensino superior de qualidade pelo mundo. Com mais de duas décadas de tradição, a faculdade investe em metodologia inovadora que alia teoria e prática a fim de formar profissionais capacitados para atender as demandas e exigências do mercado de trabalho.

Atualmente, o IBMR oferece mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, além de cursos de extensão nas modalidades presencial, semipresencial e EaD (ensino à distância).

Mais de 100 mestres e doutores compõem o quadro de docentes do IBMR, que hoje conta com mais de 150 unidades espalhadas pelo país e uma marca que ultrapassa 10.000 estudantes já matriculados e formados.

Mas afinal, como estudar no IBMR? A seguir, você confere todas as formas de ingresso!

Nota do Enem  

Você sabia que com a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é possível garantir o diploma no ensino superior no IBMR? E o melhor: com a sua pontuação você consegue até 70% de desconto na mensalidade.

Sobretudo, para participar é necessário que o estudante tenha realizado a prova nos últimos dez anos e tenha garantido uma boa pontuação. Para se inscrever, basta acessar o site do IBMR, preencher os campos solicitados e agendar a matrícula online com todos os documentos, bem como o Boletim de Desempenho do Enem, RG e o Comprovante de conclusão do ensino médio.

Entrada Simplificada 

Processo que, como o próprio já diz, simplifica as etapas do seu ingresso no IBMR.

A Entrada Simplificada consiste em uma carta apresentação, escrita pelo próprio interessado, onde ele deve contar um pouco sobre a sua história, a área que deseja estudar e as suas expectativas de carreira.

Vale lembrar que esse processo é destinado apenas para os cursos de graduação. O texto será avaliado pela equipe responsável do IBMR e, em poucos dias, o estudante já tem a resposta que chega por e-mail ou pela Área do Candidato. A inscrição é feita pelo próprio site da instituição.

Transferência externa  

Transferência externa ou transferência de faculdade é a modalidade de ingresso destinada aos estudantes que desejam trocar de IES (instituição de ensino superior). No IBMR é possível aproveitar até 100% das disciplinas cursadas na outra universidade, e, além disso, garantir condições especiais até o fim do curso.

Para esse processo seletivo, o aluno deve se inscrever pelo site oficial, escolher o curso que deseja estudar, enviar a documentação para análise, acompanhar o processo, pagar o boleto e fazer a sua matrícula. É muito simples e rápido!

Segunda graduação  

Deseja ampliar o seu leque de oportunidades no mercado de trabalho com uma nova formação? No IBMR é possível fazer uma segunda graduação com aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente.

O processo para essa modalidade funciona da mesma forma que a transferência, desde a inscrição até o envio da documentação solicitada pela universidade.

Financiamento estudantil  

Outra maneira de conseguir ingressar no IBMR é por meio do financiamento estudantil, que funciona basicamente como um crédito universitário ofertado por instituições financeiras públicas e privadas aos estudantes que desejam conquistar o diploma de ensino superior, mas possuem dificuldade financeira para arcar com os custos mensais de sua formação.

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal junto ao MEC cujo objetivo é facilitar o acesso de jovens às universidades por meio do empréstimo estudantil.

Mas, para garantir uma vaga na faculdade com o Fies, é necessário que o candidato participe de um processo seletivo e se encaixe em alguns requisitos exigidos pelo programa, que são:

  • Ter participado do Enem a partir de 2010 com média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.
  • Ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Vale lembrar que o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer época do ano, de acordo com a sua necessidade socioeconômica, e só começa a pagar a faculdade após a formação.

Pravaler

O Pravaler é uma das instituições financeiras que oferecem financiamento estudantil privado, a diferença é que para solicitar o benefício, não é necessário que o interessado tenha participado do Enem e nem cumpra requisitos de renda familiar. Basta fazer uma simulação e pronto, simples, rápido, fácil e sem burocracia!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Como conseguir bolsa no IBMR?   

Se o seu objetivo é conseguir uma bolsa de estudos para graduação, você está no lugar certo!

No IBMR é possível estudar pagando pouco ou quase nada, e hoje existem duas maneiras de conseguir o benefício: por meio de programas governamentais e plataformas de bolsas.

O Prouni (Programa Universidade para Todos), por exemplo, é um programa do governo federal junto com o MEC que oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes que participaram do Enem e tiveram um bom desempenho.

Para conquistar uma vaga, além de ter tirado uma boa nota no exame, o aluno deve cumprir algumas exigências estabelecidas pelo Prouni, como:

  • Ter participado da última edição do Enem e ter garantido uma pontuação superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salários-mínimos (para bolsas integrais).
  • Ter renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários-mínimos (para bolsas parciais).

O Prouni abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no começo e outra no meio (entre junho e julho).

Caso esse processo seletivo não tenha dado certo, você pode recorrer ao Amigo Edu, plataforma que oferece bolsas de estudos de até 80% de desconto na mensalidade até o final do curso.

E você? Está esperando o que para começar a sua graduação dos sonhos? Procure a sua bolsa e comece já a estudar!

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

5 comentários em “Como conseguir uma bolsa de estudos no IBMR?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *