A graduação de Psicologia está entre as mais caras do Brasil, com uma média nacional da mensalidade girando em torno de R$ 1099. Isso faz com que muitos busquem saber como conseguir uma bolsa de estudo para Psicologia.

A boa notícia é que existem diversas opções para conseguir ingressar nesse curso com um valor especial. Esse é o caso do Prouni, plataformas de bolsas e até mesmo usando a nota do Enem.

Abordaremos estas e outras alternativas a seguir. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a bolsa de estudo para Psicologia.

Como conseguir bolsa de estudo de Psicologia? 

Se você quer estudar Psicologia com uma bolsa de estudos as opções são: Prouni, usar a nota do Enem, participar de vestibulares e concursos de bolsas e plataforma de bolsas de estudos.

Saiba mais sobre essas opções logo abaixo.

Prouni para Psicologia

Uma das mais conhecidas formas de conseguir uma bolsa de estudo para o curso de Psicologia e outras graduações é através do Prouni (Programa Universidade para Todos). Pertencente ao governo federal, este é um processo seletivo que reúne diversas universidades privadas do país e contempla os estudantes selecionados com uma bolsa de estudos de 50% ou 100%.

Mas como funciona o Prouni? Quando as inscrições estiverem abertas (duas vezes por ano), o candidato deve se inscrever pelo site usando a sua nota da última edição do Enem e informar dados de renda, escolaridade, entre outros.

O próprio sistema faz a seleção dos convocados, sendo aqueles que conseguiram a maior nota do Prouni conforme a quantidade de bolsas disponíveis para determinada combinação de curso + instituição + turno.

A nota do último selecionado é chamada de nota de corte. Ela serve como base para candidatos de próximas edições do Prouni saberem quantos pontos é necessário obter no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir a bolsa.

No caso da nota de corte do Prouni para Psicologia, a média nacional em 2021 foi de 606 pontos. Já a maior, 686 pontos na PUC São Paulo, enquanto a menor, 468 pontos.

Essa nota varia de acordo com a instituição de ensino, localização do país e até mesmo turno. Outro importante fator que faz com que a bolsa seja mais ou menos concorrida é a porcentagem de desconto: 50% ou 100%.

Na grande maioria, a bolsa de estudos integral para faculdade de Psicologia é mais concorrida, podendo ter uma nota de corte maior que a parcial.

Nota do Enem para Psicologia

Como falamos, a nota do Enem pode ser usada para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni, mas existem outras opções.

Diversas faculdades aceitam a nota para substituir o vestibular para ingressar em um curso de graduação. Como exemplo podemos citar o Centro Educacional Anhanguera, a Universidade Estácio de Sá, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Universidade Anhembi Morumbi.

Além de poder concorrer a uma vaga, a maioria também oferece descontos especiais conforme o desempenho obtido no exame. Legal, não é mesmo?

Outra forma de usar a nota do Enem é para conseguir a chance de estudar em uma faculdade fora do país! Várias universidades internacionais públicas e privadas, com ensino de qualidade, oferecem bolsa de estudo gratuita para cursar Psicologia no exterior.

E, por fim, você também pode ingressar em uma instituição pública com a nota do Enem pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Não é exatamente uma bolsa de estudos, já que o ensino é gratuito. Mas ainda é uma boa opção para ingressar na graduação de Psicologia.

Desempenho no vestibular de Psicologia

Assim como o desempenho na prova do Enem pode valer desconto na graduação, o desempenho obtido nos vestibulares próprios da faculdade também pode.

Quando for se inscrever para um vestibular de Psicologia, confira se há essa opção. Assim, além de conseguir uma vaga, ainda pode conseguir uma bolsa de estudos.

Plataformas de bolsas de estudos 

Já ouviu falar em plataforma de bolsas de estudos? O Amigo Edu é um exemplo! Em nosso site você pode conseguir sua bolsa de estudo para cursar Psicologia em mais de 300 faculdades parceiras de todo o país e na modalidade que preferir: presencial, EAD ou semipresencial.

Os descontos são de até 80% e você não precisa ter feito o Enem. Acesse já o site e encontre a melhor opção para você começar psicologia pagando pouco por mês.

CTA encontre sua bolsa de estudos no amigo edu

Tipos de bolsa de estudo para Psicologia

A bolsa de estudos para Psicologia pode ser conquistada para diferentes tipos de diploma universitário, ou seja, graduação e pós-graduação.

Como são diferentes tipos de diplomas, as bolsas para esses cursos superiores possuem suas particularidades e é isso que detalharemos melhor a seguir. Acompanhe!

Bolsa de estudo para graduação em Psicologia

Para quem ainda está iniciando seus estudos em Psicologia, a graduação é o primeiro passo. Esta opção está disponível apenas no formato bacharelado e pode ser cursado na modalidade presencial ou semipresencial, não sendo autorizado pelo MEC no formato EAD.

Quem for concorrer a uma bolsa de estudos para graduação em Psicologia precisa escolher por qual meio deseja obter sua bolsa. Ou seja, pelo Prouni, usando a nota do Enem, por plataformas de bolsa (como o Amigo Edu) ou então participando de vestibulares que também oferecem descontos por desempenho.

Uma forma interessante para alunos já matriculados em Psicologia conseguirem desconto na mensalidade é participando de iniciação científica, monitoria ou estágio na faculdade. No caso dessa última opção, é muito comum que as faculdades ofereçam atendimento de saúde à comunidade por valores mais acessíveis e até mesmo gratuitos.

Este é o caso dos atendimentos psicológicos, em que os estudantes de Psicologia podem colocar em prática seus conhecimentos teóricos, acompanhados de um professor do curso.

Assim, além de estagiar e ganhar experiência, também podem receber um incentivo financeiro da instituição de ensino. Cada uma delas conta com seu próprio regulamento, procure a secretaria ou saiba mais pelo site da sua faculdade.

Veja também: Saiba quais são as melhores faculdades de Psicologia!

Bolsa de estudo para pós-graduação em Psicologia

Para quem já tem uma carreira em Psicologia e quer aprofundar e atualizar seus conhecimentos, além de se aprimorar e se especializar, a pós-graduação na área é ideal para isso. Mas, uma pós-graduação pode custar caro. Por isso vamos te apresentar algumas opções de bolsa de estudos para pós-graduação.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Psicologia

A especialização e MBA (Master Business of Administrativo) são pós-graduações do tipo lato sensu, isto é, o foco é o mercado de trabalho. Neste caso, o estudante vai se especializar em uma área específica da Psicologia, já que durante a graduação o ensino é mais generalista.

Para quem quer fazer especialização ou MBA, algumas opções bem procuradas e requisitadas no mercado de trabalho são:

  • Psicanálise;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicopedagogia;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia Criminal;
  • Psicoterapia.

Em relação à bolsa de estudos para especialização em Psicologia ou então MBA você pode conseguir pela própria faculdade, que pode ter uma política de bolsas e descontos. Então, vale a pena consultar a faculdade antes de fazer a sua matrícula.

Outra opção é fazer sua pós-graduação na mesma instituição que fez a sua graduação em Psicologia, já que é muito comum os descontos para ex alunos.

E, por fim, o Amigo Edu, que também oferece bolsa de estudos para pós-graduação em Psicologia. Os descontos podem chegar a até 80%!

CTA faça pós-graduação com bolsa de estudos de até 80% de desconto com o Amigo Edu

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Psicologia

O mestrado e doutorado também são pós-graduações, porém do tipo stricto sensu. Isso significa que o foco é o ensino acadêmico e de pesquisa.

Os programas de mestrado e doutorado exigem que o aluno apresente uma dissertação ou então defenda uma tese de um tema relacionado à área específica de seus estudos. Sendo assim, é ideal para quem quer seguir com uma carreira acadêmica, se tornar pesquisador ou então professor universitário no campo da Psicologia.

São várias as universidades públicas que oferecem programas de mestrado e doutorado. Cada uma delas conta com suas próprias regras e exigências de inscrição.

Além do ensino público, você pode se tornar mestre ou doutor em Psicologia em instituições de ensino privadas. Mas, como a pós-graduação pode ultrapassar os R$ 1000, tentar uma bolsa de estudos é uma excelente forma de conseguir o título universitário sem dificuldades para pagar.

Pergunte ao setor responsável pelas bolsas na instituição do seu interesse como conseguir um desconto para o seu mestrado ou doutorado.

Você também pode conseguir descontos de até 80% pelo Amigo Edu, para pós-graduação stricto ou lato sensu em todo o país.

9.267 comentários em “Bolsa de estudo para Psicologia: como conseguir?

  1. UFABET สมัครง่าย เว็บตรงยูฟ่าออนไลน์ เว็บคาสิโนออนไลน์ บาคาร่าสด แทงบอล สล็อตพีจี ครบวงจรที่เดียว ฝาก-ถอนออโต้ 30วินาที UFA – ยูฟ่า อันดับ1 ufabetstar365

  2. UFA7-11 UFABET เว็บไซต์พนันออนไลน์ คาสิโนออนไลน์ ที่สมบูรณ์แบบที่สุด มีความ มั่นคง และ บริการเยี่ยม ที่สุด ยูฟ่าเบท ยังคงครอบเป็นอันดับ 1

  3. ufavip666 เว็บบาคาร่าออนไลน์รวมทุกค่ายพนันชื่อดัง เล่นเซ็กซี่บาคาร่า ufavip666 ฟรีเครดิต ได้เงินจริง เว็บรวมคาสิโนออนไลน์ทุกค่าย มีสูตรบาคาร่าให้ทดลองใช้ฟรี

  4. Somebody essentially lend a hand to make seriously articles I might state. This is the first time I frequented your web page and so far? I surprised with the analysis you made to make this actual submit amazing. Wonderful task!
    Fantastic website.온라인카지노
    A lot of useful info here. I am sending it to a few buddies ans also sharing in delicious. And obviously, thank you for your effort!

  5. I have not checked in here for some time since I thought it was getting boring, but the last few posts are great quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂