Escolher um curso superior é uma das decisões mais importantes que uma pessoa toma ao longo da sua vida. Isso porque serão em média 4 anos de aprendizado e uma vida inteira dedicada a futura carreira. Já fizemos um post que ajuda a considerar alguns fatores no momento dessa escolha. Mas não podemos deixar de considerar outro fator muito importante: o retorno financeiro. Por isso separamos os 15 cursos que, atualmente, oferecem os melhores salários.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro de 2020. Abaixo listamos os cursos e os cargos que atualmente oferecem a melhor média salarial, de acordo com a pesquisa.

Confira os 15 cursos com melhores salários em 2020:

1. Administração

Os cursos relacionados as áreas administrativas e de finanças geralmente são responsáveis por cargos de direção geral em grandes empresas. Administração é provavelmente um dos cursos mais flexíveis em nível de atuação que existe. Isso porque ele abrange disciplinas desde finanças, recursos humanos e marketing. Essa graduação prepara o profissional para um mercado dinâmico e sempre com foco em geração de resultados. Justamente por oferecer esse leque de opções de carreira, o curso está quase sempre na lista das graduações com maior admissão.

Cargos e Salários:

Diretor de produtos bancários35.977,42
Diretor de riscos de mercado32.143,46
Diretor de mercado de capitais32.084,33

2. Gestão de Recursos humanos

Gestão de Recursos Humanos é uma área de extrema importância na empresa, uma vez que esse profissional será o responsável por gestão de pessoal, contratações, demissões, etc. Seu objetivo é gerenciar as relações humanas e com isso, tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Esse profissional pode atuar tanto no Departamento Pessoal quanto no de Recursos Humanos.

Cargos e Salários:

Diretor de capital humano25.700,83

3. Engenharia de Minas

As Engenharias estão sempre nessas estatísticas. O Engenheiro de Minas trabalha na da pesquisa, prospecção, extração, estimando o tamanho e qualidade das reservas de minério.  Esse profissional deve sempre considerar o impacto do meio ambiente em seus projetos. O engenheiro de minas pode trabalhar em mineradoras, pedreiras e empreiteiras, entre outros.

Cargos e Salários:

Engenheiro de minas (projeto)21.175,78

4. Comercio exterior

O curso de Comércio Exterior ensina o aluno a lidar com a compra e a venda de produtos e serviços vindos de outros países. Para isso, o profissional tem que acompanhar o mercado internacional e entender suas características referente a economia, legislação, etc. Ele identifica oportunidades de exportação e importação, definindo sua logística. Esse profissional pode atuar em empresas importadoras ou de logística, instituições financeiras, agências governamentais, operadoras de câmbio e de seguro, ou qualquer outra empresa que tenha esse trabalho de importação ou exportação.

Cargos e Salários:

Diretor de câmbio e comércio exterior21.115,83

5. Marketing

O curso de Marketing ensina a traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto, tornando-os mais competitivos. Além disso, com o avanço digital, o marketing se torna cada vez mais importante para aumentar as vendas, medir a satisfação do consumidor e fortalecer a marca. O profissional pode atuar em departamentos de Marketing de empresas, agências de comunicação. Sua função é detectar e aproveitar as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente.

Cargos e Salários:

Diretor de marketing19.017,23

6. Medicina

Um dos cursos mais disputados em todas as faculdades, a medicina forma profissionais da saúde com foco no tratamento dos pacientes. Ele é apto a diagnosticar, acompanhar e prescrever o melhor tratamento para a doença. O médico pode atuar em hospitais, clínicas e postos de saúde. Esse é um dos cursos que também traz mais segurança no sentido de carreira, uma vez que toda a sociedade sempre precisa de um médico.

Cargos e Salários:

Diretor clínico14.974,88

7. Ciências Náuticas

O curso de Ciências Náuticas tem como objetivo formar oficiais da marinha. É um curso bem específico e encontrado em poucos lugares, até pela estrutura demandada. O profissional, após esse curso, está apto para trabalhar em diversas funções da marinha brasileira.

Cargos e Salários:

Capitão de manobra da marinha mercante12.516,56

8. Gestão de Tecnologia da Informação

A área de tecnologia da informação tem vários cursos de graduação possíveis, cada um focado em uma especificidade de atuação. Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em Tecnologia da Informação. Esse último é mais focado na gestão dos recursos e possibilidades da área de tecnologia, com muito conteúdo sobre tipos de sistemas, modelos de negócios, gestão estratégica, tipos de bancos de dados e linguagens.

Cargos e Salários:

Gerente de desenvolvimento de sistemas12.366,70

9. Geofísica

O curso de geofísica ensina sobre a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da terra e todos os seus fenômenos.  O Geofísico pode atuar em pesquisa, na construção civil, nos processos de mineração, com petróleo na busca de novas fontes e acompanhamento da sua extração, além de outras partes específicas da geofísica como a ambiental, a forense e a fundamental.

Cargos e Salários:

Geofísico11.543,22

10. Engenheiro Civil

O curso de Engenharia Civil é um dos cursos mais tradicionais das engenharias. Ele prepara profissionais para planejar, gerenciar e executar obras e serviços de várias áreas relacionadas a construção civil. O profissional é capaz de analisar os condicionantes do terreno, especificar as redes de instalações, garantir a segurança da construção e gerenciar a equipe da obra. Depois de formado, é possível atuar em construção civil e urbana, rodovias e transportes, saneamento, estruturas e fundações e solo e geotecnia, entre outros.


Cargos e Salários:

Engenheiro civil (obras sanitárias)11.540,62

11. Física

O curso de Física é dedicado a estudar a natureza, seus fenômenos e aspectos mais gerais, entender o funcionamento do universo, seus fenômenos e comportamentos. Apesar de umas das carreiras mais comuns desse profissional ser o ensino e pesquisa, o físico também pode se especializar em áreas como física nuclear, biológica, ambiental, médica, ou mesmo instrumentação, acústica e ótica.

Cargos e Salários:

Físico (nuclear e reatores)11.287,91

12. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é prepara o aluno para projetar e desenvolver equipamentos componentes de computadores. É aquela parte palpável do desenvolvimento, como processadores, CPUs, ou até mesmo periféricos como teclados e mouses. O Engenheiro de Computação também é a pessoa responsável pelo suporte e gerenciamento das redes de computadores das empresas.

Cargos e Salários:

Engenheiro de comutação11.065,60

13. Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda faz parte do tripé dos cursos de Comunicação Social, que também engloba Jornalismo e Relações Públicas. O publicitário aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de outras ações para garantir a imagem da marca no mercado. O profissional pode atuar em agências de marketing, comunicação ou publicidade, na produção de eventos ou mesmo no departamento de marketing e comunicação das empresas.

Cargos e Salários:

Diretor de criação10.759,26

14. Engenharia Aeronáutica

O curso de Engenheira Aeronáutica prepara o aluno para trabalhar com aeronaves, desde o projeto, passando pela fabricação, até a manutenção delas. Esse profissional pode atuar em empresas que desenvolvem peças de reposição para a manutenção das aeronaves, na Força Aérea Brasileira, ou atuar em obras e serviços relacionados com a infraestrutura aeronáutica ou aeroespacial, como construção de aeroportos e gerenciamento de tráfego aéreo.

Cargos e Salários:

Engenheiro aeronáutico 10.143,00

15. Geologia

O curso de Geologia prepara profissionais para atuar em processos naturais de erosão e desertificação, além da possibilidade de realização de estudos sobre fósseis e minerais. Um geofísico pode atuar como engenheiro geológico, geólogo ambiental, forense, de petróleo ou até mesmo paleontólogo, por exemplo.

Cargos e Salários:

Geólogo10.029,45

Agora que você já sabe quais são os cursos com melhores salários, pode também conferir outras dicas no Blog do Amigo. Se você já sabe qual curso fazer, basta pesquisar sua bolsa de estudos no Amigo Edu. Vale lembrar que essa tabela é bem dinâmica e os cursos e cargos podem mudar de um ano para outro. Por isso, é sempre importante estudar sobre o futuro da profissão.